quinta-feira, junho 25, 2009

II - Etapa 458

TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO'2009

A 32.ª edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras/Troféu Joaquim Agostinho, que decorrerá de 8 a 12 de Julho, sendo uma prova 2.2, foi ontem apresentada.

O programa é composto por um prólogo e quatro etapas.

Dia 8 (quarta-feira) – Prólogo

17.00 h – Brejenjas (Silveira)-A-Cunhados, 9 km
Dia 9 (quinta-feira) – 1.ª Etapa

Silveira (11.45 h)-Benavente (15.50 h), 176,3 km
Dia 10 (sexta-feira) – 2.ª Etapa

Sobral Monte Agraço (11.45 h)-Carvoeira/Parque Éolico (15.20 h), 151,6 km
Dia 11 (sábado) – 3.ª Etapa

Manique Intendente (11.45 h)-Vimeiro (15.55 h), 181,4 km
Dia 12 (domingo) – 4.ª Etapa

Circuito de Torres Vedras, 12 voltas (15.30/18.05h), 98,4 km

A área de abrangência do Troféu Joaquim Agostinho é a zona Oeste, parte da Área Metropolitana de Lisboa, alarga-se ainda ao Ribatejo e distrito de Leiria num total de 616,7 km.

Este ano perfaz 25 anos que Joaquim Agostinho pretendia disputar o Grande Prémio Internacional de Torres Vedras, todavia nesse ano sofreu o trágico acidente que o vitimou.


Assim, em sua homenagem, o Prólogo desta edição do Troféu que tem o seu nome deste 1985, partirá da sua aldeia natal Brejenjas.

A 1.ª Etapa, no dia 9 de Julho, ligará a Silveira a Benavente, com um total de 176,3 km num traçado inicial com pequenas dificuldades e com os últimos 100 km planos e uma espectacular aproximação final;

No dia 10 de Julho, a partida da 2.ª Etapa será do Sobral de Monte Agraço indo terminar no Parque Éolico da Carvoeira.


As cinco metas volantes [???] (*), quatro metas de Montanha e dois pontos quentes num percurso acidentado de 151 km garantirão a emoção e espectacularidade desta etapa que seguramente deverá ser a rainha deste Troféu;

A 3.ª Etapa, no dia 11 de Julho, com partida da bonita Praça dos Imperadores de Manique de Intendente e chegada ao Monumento da Batalha do Vimeiro será a mais longa com os seus desafiantes 181,4 km, apresentando uma dificuldade média;

A 4.ª e última etapa será a da consagração que definirá qual o Vencedor Final do Troféu Joaquim Agostinho'2009. Este ano manteve-se o traçado do ano passado tendo-se deslocado a chegada para o topo da Avenida Poente mas mantendo-se a Partida junto ao Monumento a Joaquim Agostinho.


Os ciclistas percorrerão os 8,2 km do percurso 12 vezes num total de 98,4 km.

======================================================
(*) - O press-release que recebi, e transcrevo praticamente da íntegra, remete-nos para o site oficial da prova, que podem ver aqui www.trofeujoaquimagostinho.com.

Infelizmente não encontrei o Regulamento Particular da prova.
Lembro, por isso o RGTC da Federação Portuguesa de Ciclismo, decalcado do regulamento da UCI.

Título 2 - PROVAS DE CICLISMO DE ESTRADA
Capítulo VI - PROVAS POR ETAPAS (N)
Bonificações

Artigo 2.6.019
É permitido prever bonificações nas seguintes condições:
1. Grandes Voltas
sprints intermédios, máximo por etapa: 3
Bonificações máximas
sprints intermédios: 6 - 4 e 2 segundos
chegada da etapa: 20 - 12 e 8 segundos

2. Outras provas
sprints intermédios, máximo por etapa: 3
Bonificações máximas
sprints intermédios: 3 - 2 e 1 segundos
chegada da etapa: 10 - 6 e 4 segundos

Artigo 2.6.020
Só podem ser atribuídas bonificações nos sprints intermédios de etapas, caso também o sejam na chegada.

Toda a gente sabe que a soma da bonificação, para o primeiro a passar nos sprints intermédios, não pode ser superior à bonificação máxima no final da etapa.
[vide: Grandes Voltas... 3x6=18; chegada=20; outras provas... 3x3=9; chegada=10]

Tenho que confessar que, neste momento, não sei se esta corrida tem ou não bonificações. Pode não ter.
E bonificações onde?
Só nas Metas Volantes?
Ou também nos Pontos Quentes?
Só nas Metas Volantes... digo eu.
Então como é possível uma etapa ter... 5 (cinco) metas volantes?

Lembro-me, aqui há uns anos e nesta mesma corrida, que quando estava a escrever a 'Etapa do Dia', que não era mais do que a apresentação da etapa que decorreria no dia seguinte [o dia em que o jornal saía para a rua] ter detectado um erro no regulamento particular pois a jornada era dividida em duas meias-etapas e, sendo que as meias-etapas só dão 6 - 4 - 2 segundos de bonificação, estavam previstas, para a primeira meia-etapa, três metas volantes que davam... 3 - 2 e 1 segundos de bonificação, o que contrariava o regulamento que é claro: a soma do máximo das bonificações intermédias não pode ser superior à bonificação final para o vencedor da etapa.

Fico com esta dúvida.
Não vai haver bonificações nenhumas... embora, e ainda assim haja um limite máximo para sprints intermédios e a etapa em causa tem... oito (8), e estamos apenas perante uma situação... comercial, ou então não estou a ver o Colégio de Comissários a deixar passar um erro tão grosseiro como este, pese embora o facto de, só por já ser oficial, esta corrida ter tido que passar pela aprovação da Federação Portuguesa de Ciclismo...

Fico a aguardar que a minha dúvida seja esclarecida.
Porque eu sei que a esmagadora maioria dos simples adeptos não conhece os regulamentos, mas isso não legitima o seu atropelamento.

Sem comentários: