terça-feira, junho 30, 2009

II - Etapa 469

HÁ MOTIVOS PARA PREOCUPAÇÕES
(e a sensação é a de que tudo está

armadilhado e isso magoa)

É a principal arma de quem sabe que é detentor do poder - seja em que área for -, embora algumas vezes se irrite com factos com os quais não é capaz de lidar, porque são factos, não desmentíveis, não manipulávéis...
Mas como podem, têm (quase sempre) trunfos guardados para, se isso for necessário, tentar, pelo menos tentar, virar o jogo a seu favor.

Digo pelo menos tentar porque, na verdade, poucas vezes o têm que fazer por falta de oposição, de quem consiga o contraditório.

Nos últimos tempos, e isso é constatável, têm-se precavido. Sabem que, a qualquer momento podem ser contestados e, como disse, guardam trunfos. Na manga. Como todos os batoteiros.


No passado dia 27 de Junho, quando, e todos os que seguem o processo o sabiam, publiquei aqui esta imagem:


Foi o único artigo que li - que que não quer dizer que outros OCS o não tenham feito, dos que li, este foi o único - e que marcava a data do final das suspensões preventivas de Corredores, técnico, massagistas, presidente do Clube e médico do PCC.
Não escrevi, na altura, que o artigo estva perfeito... Fiquei-me pelo facto de ter sido o único artigo que nos recordou o acontecimento.

Na altura não o escrevi, mas, confesso agora, fiquei preocupado com algumas passagens.
Por exemplo, cito as declarações do presidente da FPC:
«É um processo enorme, com diversos volumes, que terminou à [sic] - devia der... há - cerca de mês e meio e que deverá ser, assim espero, alvo de apreciação pelo Conselho de Disciplina até ao final do próximo mês [Julho]. O CD tem por hábito ser rápido nas suas decisões e estou em crer que até ao termo de Julho a sua decisão será conhecida, não obstante eventuais recursos poeteriores

Antes disto, e saído da pena do autor do artigo - sem que o sustente em factos de direito - lê-se, a abrir a peça, e volto a citar:
«Quando as justiças não se encontram - penal e desportiva - surgem desfechos incomuns como os de hoje [26 de Junho, data da publicação do artigo em causa], os protagonistas do "caso LA-MSS", corredores e dirigentes, completaram o prazo máximo de um ano de suspensão preventiva imposto pela FPC e podem regressar à competição.»

Comecemos por aqui de modo a que os adeptos percebam o que, de facto, se passou. Se está a passar...
- A FPC não impôs um ano de suspensão a ninguém;
É um caso de conhecer os Regulamentos.
Os factos nos quais os presumíveis implicados - e recordo que na Língua Portuguesa, esta palavra tem dois significados, o primeiro arrola-os como DE FACTO protagonistas provados; o segundo significa que, mesmo sem nada provado contra eles são IMPLICADOS por simples suspeita de terceiros - poderiam vir a ser castigados enquadravam-se num castigo disciplinar de DOIS anos sendo que os Regulamentos têm claro que uma suspensão preventiva NÃO PODE IR ALÉM DE METADE DO TEMPO da eventual concretização do castigo.

A FPC não impôs uma suspensão de um ano... Previa que, até hoje, tivesse conseguido o castigo máximo de DOIS ANOS a todos os que arrolou como... "culpados".

Passou um ano, tal não aconteceu... a suspensão preventiva deixa de ter efeito, para além de, como escrevi na altura, ter ROUBADO uma ano de vida a todos os envolvidos.

Segunda falha no texto original.
Não há, de forma alguma há qualquer ligação entre justiça penal e desportiva.
Logo, o atraso da primeira não justifica o da segunda.
Que fique claro.

E o motivo da minha preocupação...
O senhor presidente da FPC fala em, cito: «Não obstante eventuais recursos posteriores».

Descodifiquemos tudo isto.
A Justiça Desportiva teve mais do que tempo para decidir.
De forma não admissível, esticou todos os prazos à espera de uma decisão Judicial, pese embora dela poucos proveitos pudesse vir a tirar. Mas serviu de argumento para prolongar o martírio destes homens impedidos de exercer a sua profissão.

Depois, adivinha-se o arquivamento do processo cível.
Por falta de enquadramento legal.
Há quantos meses eu escrevi aqui isto?
Porque ninguém se interessou em seguir a pista?

A seguir, porque não será mais sustentável segurar a decisão desportiva, os resultados serão os mesmo mas, seja a FPC, seja qualquer outro organismo empenhado neste caso... pode recorrer.
O que significará que a via sacra daqueles homens será prolongada.

Mais... dois deles, pelo menos dois, têm já equipa para poderem correr a Volta a Portugal.
Só que, com a FPC a arrastar a divulgação das suas decisões até final deste mês... quando elas vierem a público virão coladas com os já anunciados recursos, o que não irá dar tempo a que os Corredores possam recorrer desses recursos a tempo e participar na Volta.

Esta história mete nojo.
É uma perseguição pessoal e não tem nada a ver com prosaicas lutas anti-doping.
Tal como à mulher de César não se pedia que fosse séria, mas que parecesse que o fosse, os verdadeiros protagonistas de todo este processo - que não são os implicados, mas os implicadores - já podiam ter encenado uma acção semelhante, visando qualquer outra equipa, mesmo avisando com 15 dias de antecedência para haver tempo de resguardar as tais caixas de medicamentos sem nome e máquinas de medição do hematócrito.

O povão até tinha "engolido" a história da "vontade da defesa da verdade desportiva".
Nem nisso conseguiram ser inteligentes.

E volto um pouco atrás...
É o mal dos "governos absolutistas".
Não sentem necessidade de parecer sérios...

3 comentários:

aamorim disse...

É claro que as práticas "manhosas" não vão acabar. Aquilo já é uma forma de vida, já está entranhado. Habituaram-se e agora já não conseguem viver e agir de outra maneira. E depois tem de manter os hábitos para "segurarem o rebanho" que os seguem...
Pela minha parte dá muitas vezes vontade de desistir, de deixar de ligar a este desporto! Mas, depois vêm as provas, digo sempre que não vou mas acabo sempre a assistir ao vivo, não resisto ao apelo "daqueles guerreiros".
Ainda no passado fim de semana isso aconteceu, na Vila da Feira. E grito e apoio todos aqueles que conheço e não só - Gritei palavras de incentivo aos Brunos, ao Tiago, ao Sérgio, ao José, ao Rui, ao António, ao Cândido, etc. etc. etc., independentemente da camisola que envergam. Que vença sempre o melhor.
Mas, volta sempre o desencanto... As mesmas conversas, as mesmas falsas amizades, a hipocrisia do costume, enfim, os maus hábitos que já se apoderaram de toda a comitiva. Tudo é falado em surdina, conversas de orelha, sempre todos a espreitar por cima do ombro...
Houvesse mais união dos intervenientes (atletas, técnicos, directores, OCS...) e tudo poderia e deveria ser diferente.
Porque será que todos se acomodam no seu cantinho? Será que não percebem que a cada dia que passa a modalidade afunda-se? Valerá a pena enterrar a cabeça no buraco como a avestruz?
Custa ver todos aqueles miúdos (cadetes, júniores, ...) a esforçarem-se e a sonharem com um futuro na modalidade que lhes será negado. Alimentam o sonho e a esperança, restar-lhes-á a desilusão. A não ser que isto leve uma grande volta, desapareçam os "dirigentes profissionais" que só se importam consigo e com as suas mordomias, e a modalidade volte a ser alimentada e conduzida pelos carolas que gostam do ciclismo.
Espero ver isso em breve, antes que seja tarde demais...
E mantenho a esperança que isso aconteça.
Eu vou continuar a manifestar a minha revolta, recusando-me a aceitar aquilo que parece já ser uma causa perdida... A verdade neste desporto, que há muito não existe - Nos dirigentes, nos técnicos, até nos atletas. Os exemplos são demasiados, eu infelizmente conheço alguns. Preferia não ter conhecimento de tantos factos...
Mas, sejamos verdadeiros, muitos, a maioria, só se consegue manter neste pântano. Já são profissionais da arte! A esses, tudo isto convém.
Talvez fosse tudo mais fácil se fosse apenas adepto da internet, dos blogues, da TV, se não tivesse tantos amigos naquele meio! E se tivesse estômago para aguentar o que a maioria aguenta, de ânimo leve e um sorriso nos lábios. EU NÃO CONSIGO.
Abraço sincero para todos os actuais Campeões e um em especial para um grande Campeão, como atleta e como Homem - O João Cabreira, que não merece tudo aquilo que lhe estão a fazer (Federação, CNAD, dirigentes, técnicos, atletas, enfim, todos aqueles que ele já teve como "amigos" e que agora lhe viram a cara. Eu já assisti a "mudanças de passeio" para evitar o embaraço do frente a frente (por exemplo, em Nogueira do Cravo), e essas cobardias devem magoar muito!
Obrigado Madeira, pela tua postura, pela tua frontalidade, pelo teu "abrigo" para os meus desabafos!!! Felizmente não tens "notas editoriais" neste blogue e os meus comentários vão passando o crivo apertado da censura... Perceberás do que falo!

mzmadeira disse...

Claro que percebo, eu se, para manter este Blog necessitasse de 50,00 € por mês da FPC, limpava o cú à nota...

... serei tudo o que quiserem, Jornalista hipotecado... Não!

cristina neves disse...

Sr.Amorim, os que "mudam o passeio", não são mais do que "homenzinhos", cobardes, medrosos, coisa que os meus "manos" não o são...em Nogueira do Cravo, são REIS, para a minha familia e para os amigos do meu mano o Bruno, estes HOMENS, SERÃO SEMPRE TRATADOS COMO REIS QUER EM NOSSA CASA, COMO NA CASA DOS NOSSOS AMIGOS, e quando os apresento( são testemunhos eles próprios ), falo com muito orgulho, estes são os amigos do meu mano, que corriam com ele na LA MSS, com muito orgulho...e sei que eles também o têm, o resto, já não importa!!! Quanto ao João, vai-te a eles nininho...estamos todos sem excepção contigo,

cristina neves