segunda-feira, outubro 27, 2008

II - Etapa 271

INDEFINIÇÕES

Há aqui algumas semanas atrás escrvi, está escrito, que para a próxima temporada o nosso pelotão não teria mais do que quatro equipas Continentais.

A Liberty Seguros, e apesar de tudo, mantém-se segura e é, dentro daquilo que sabemos, a que mais se reforça, ainda que seja com sangue - vade retro - novo.

A Barbot-Siper-Gaia, tornou-se nos últimos anos numa segundo Boavista. Aproveita o que houver - fala-se que o alentejano Bruno Pires poderá ser reforço (eu acho que não) - de forma a não deixar de existir. É isto uma crítica? Sim e não...


Claro que aplaudo a persistências de alguns, como aplaudo a confiança que conseguem junto dos seus patrocinadores, mas custa-me saber que há equipas que só existem para que os directores-desportivos não fiquem sem emprego mas, ao mesmo tempo, tenho que reconhecer que, garantindo o seu emprego, garante o de mais uma dúzia de pessoas.

Aplaudamo-las, pois.

Ainda estou a tentar perceber o que vai acontecer com o Tavira. A Palmeiras Resort terminava o contrato. A equipa ganhou a Volta, o sponsor mostrou-se disposto a continuar mas ainda não tem seguro o David Blanco. Ao mesmo tempo, reforça-se com... dois directores novos técnicos... e provavelmente corredores com o estofo e ambição de um... Cândido Barbosa? Tudo isto para uma equipa Continental? Para correr uma vez por mês? E qual dos directores vai mandar?
Sem sombra de especulação, muito menos seja o que fôr mais do que isso, mantenham o doutor Benjamim Carvalho!

Três equipas...

O Boavista vai continuar.
Quatro equipas...

Neste meio tempo surge a notícia de que o Cartaxo vai avançar com uma mova equipa... Não há, ainda, muitas novidades... esperemos que sim...

E eu falho por uma.
Eu escrevi que não íamos ter mais do que quatro equipas profissionais e teremos... cinco.

O CC Loulé dificilmente continuará... ou vai continuar a inscrever corredores a ganharem 1000 euros, o mínimo admitido pelo estatuto de equipa Continetal, e a pagar 300, ou 350...

Sem que a Federação Portuguesa de Ciclismo se importe o mínimo.
Nem a Associação Portuguesa de Corredores Profissionais.

O Paredes perdeu o patrocónio da Rota dos Móveis.
Conseguirá reaparecer?
Se sim, será dentro dos mesmos parâmetros do CC Loulé.

O Benfica...
... o Benfica é um caso de estudo.

O problema é que quem tem aparecido à frente do projecto é cábula.
O Benfica é viável. Como o seria o Sporting e o FC Porto.

Encontrem profissionais de marketing para liderar os projectos... Isso do coração é coisa que já não existe... Até nos casamentos já não é precisdo o acordo das duas parte.... se uma se queisr divorciar, divorcia-se.

E temos o Cycling Clube da Póvoa.

Arrasado pela Federação Portuguea de Ciclismo. Provavelmente, o projecto melhor alicerçado de todos os quantos engrossam o pelotão nacional, morreu.
Acabe lá como acabar o processo em curso? Pelo menos esse objecto... conseguiram-no.

Entretanto teremos... quatro... cinco equipas.
Não merecemos mais? Eu acho que não....

4 comentários:

monteirolms disse...

Caro Madeira,
Não posso concordar com o que diz da equipa Barbot-Siper-Gaia.
Antes de mais, o director da equipa como deveria saber está bem estabelecido no mundo do ciclismo, por isso, o ciclismo é ao mesmo tempo para ele uma paixão e uma oportunidade de negócio.
A equipa existiu sempre com um controlo de custos bem apertado e bem controlado e por isso tem estado sempre no nosso pelotão.
É um projecto seguro, enquanto o patrocinador principal queira como é lógico.
Quem dera a muitas equipas ter a organização desta equipa.
Recorde-lhe que em Portugal, foi a primeira equipa a organizar um passeio de apresentação da mesma, pelo menos num passado recente.
Antes que pergunte o que sei, digo-lhe que fiz parte da mesma e pude verificar pessoalmente esta política e este método de trabalho.
Cumprimentos,
Luís Monteiro

Luís Silva disse...

Apesar do seu último comentário ser uma péssima notícia para o ciclismo nacional, não posso deixar de admitir, como amante da modalidade, tratar-se de uma notícia importante no panorama desportivo nacional.
A comunicação social atribui pouco espaço a notícias sobre ciclismo e os blogs ou sites da internet, apenas se limitam a falar em certezas absolutas.
Deste modo, dou-lhe os meus sinceros parabéns pelo notícia introduzida e espero que seja a primeira de muitas sobre o mercado de transferências e situação das equipas para a próxima temporada.

monteirolms disse...

Caro Madeira,
Não posso deixar de aplaudir a sua correcção ao texto.
De qualquer forma, com a introdução da moderação dos comentários, permite que possa receber os comentários e publicá-los ou não, conforme o seu interesse.
Deixa de existir a dita transparência que preconiza no seu blog.
Na minha opinião pessoal, deveria deixar o comentário ficar registado e depois retirá-lo e informar o porquê.
Atentamente,
Luís Monteiro

Anónimo disse...

É triste ver que um clube como o CCLoulé não vai poder continuar a apostar no ciclismo profissional. um modesto clube mas que as empresas e a propria camara teimam em não reconhecer o valor. enfim... no comments.