sábado, junho 13, 2009

II - Etapa 445

QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA
C O E R Ê N C I A ?

Sem mais comentários, vou directo ao assunto:

1. Em Agosto de 2007, concretamente no dia 1, e conforme poderão verificar na 734.ª etapa, aqui no Veloluso, que então escrevi, poderão ler isto:

(…/…) o Joaquim Gomes (…) já o disse. Há regulamentos; há quem tenha por obrigação fazer aplicar esses regulamentos e, se não há consequências… sobra o quê?

A Organização da Volta a Portugal, seja por iniciativa do Joaquim Gomes, seja porque a directiva vem de bem mais acima… descarta-se, e muito bem, do papel de juíz.

Mas voltando ao Joaquim Gomes…
Conheço o Joaquim há 17 anos! É uma pessoa acima de qualquer suspeita e a sua posição quanto a estes casos, só podia ser esta:
“Quem, regulamentarmente, podia castigar estes corredores, não o fez. Porque haveria a PAD/Lagos Sports fazê-lo?”

E correram a Volta as equipas da Saunier Duval, da Fuerteventura-Canárias e da Barloword que tinham corredores na famigerada lista da Operatión Puerto.

2. O ano passado, tivemos no pelotão, por exemplo, a mesma Saunier Duval, rebaptizada de Scott-American Beef depois de, no decurso do Tour, nomeadamente aquele que vinha a ser a sua grande figura, Ricardo Riccò, ter sido apanhado num controlo anti-doping com um positivo confirmado pela contra-análise.

Ao mesmo tempo, sem que NENHUM POSITIVO se lhe pudesse apontar, a Organização da Volta decidiu – ou foi instada a isso? – não aceitar a equipa da LA-MSS-PCC, esgrimindo argumentos que, até hoje, e começo a perder a noção dos meses que já passaram, ainda não foram provados.

3. Hoje sou surpreendido com duas novidades na mesma notícia. A Organização da Vuelta (que já é da ASO) não aceitou o pedido de participação, nem da russa Katiusha – que praticamente está de fora, também, do Tour por problemas relacionados com alegadas practicas proibidas e a ASO, neste aspecto, é mais virginal que um Convento de Irmãs Carmelitas Descalças – nem da Fuji-Servetto que não é mais do que a terceira designação em menos de 12 meses da… Saunier Duval.

A outra novidade é que a formação de Santander parece já estar segura va Volta a Portugal e que a sua exclusão do Tour abre as portas à Katiusha para correr também a nossa Volta.

Ainda em relação à Volta a Portugal do ano passado… ainda guardo na caixa de mensagens do meu telemóvel aquilo que o Joaquim Gomes, a 29 de Julho (duas semanas antes do início da corrida) pelas 22:30.18 me enviou…
Compreendi-o.

Mas agora vejo-me obrigado a voltar a terreiro.

Eu demito-me, já!, desse papel.
Mas haja alguém que tente definir a palavra… coerência.

10 comentários:

afonsazevedo disse...

Boa Noite, eu acho mesmo que o problema é sermos portugueses e acima de tudo uma equipa Portuguesa. Tentam(ram),fazer de nós os "Maus" do ciclismo Portugues.
A Pad foi certamente pressionada para não convidar a LA MSS por quem? pela federação?

Haja coerência! Sejam Justos.
Já estou farto das injustiças pelos que nos fizeram.

Abraço
Afonso Azevedo

cristina neves disse...

meu menino grande, como sabes que com muito carinho gosto de te chamar...o que foi justo no decorrer do último ano para vocês? acabam de perder um "elemento" que hoje cada vez mais me apercebo que não passava apenas e só disso (desculpem o chefe, e colegas de equipa), por parte dos patrocinadores, LA (Sr.Luis Almeida), MSS, até hoje, até hoje desde o dia que faleceu o meu irmão, nunca lhe metemos os olhos em cima, custa ouvir? estou a ser "grossa"? não apenas a constatar os factos,nunca houve um telefonema, um perguntar apenas e só se seria necessário alguma coisa, se estava tudo em "ordem", nada, sim eu sei homens ocupados...eu também o sou no entanto não faz de mim menos humana. Pois é Afonso, vocês a partir do momento em que deixam de dar "sumo", não são mais do que seres "normais" esquecidos que alguma vez deram o litro por um nome, por um patrocinador, pelo ciclismo nacional, E ESTÃO VIVOS, FARÁ OS MORTOS !!!! A ESSES ESQUECE QUE ELES EXISTEM SIMPLESMENTE PORQUE LEMBRA MUITA gentinha, QUE FEZ MUITA CAGADA E METEU MUITA ÁGUA...
Estamos sempre aqui com vocês, nunca ninguém vai conseguir ser como vocês,GRANDES EM TUDO, isso incomodava muita gentinha, às equipas que restam e aos ciclistas dessas equipas (aos nossos amigos que ainda aí temos e que são muitissimo bons), lutam uns pelos outros, não só como equipa dentro das corridas, mas principalmente cá fora, quando o espectaculo acaba e guardam os cenários, vocês passam a ser apenas como os vòssos ex-colegas da ex-LA MSS, uns cidadãos comuns esquecidos na modalidade que tanto voz fez suar...bjs

cristina neves disse...

eu já fui apelidada de "Sra Cabreira" :-), sou muito amiga do amigo do meu irmão, sigam o exemplo dele, porque quem no meio do pelotão, pensa que "é bem feita, ele tinha a mania", eu digo-vos...queriam vocês chegar-lhe aos calcanhares, só pela força de vontade e caracter de enfrentar tudo e todos, mesmo meia dúzia de "coleguinhas" metidos a tias que não fazem mal a uma mosca a rezar todos os dias para que o cnad não lhes bata à porta...
Ao Afonso, Pedro, Tiago, João, Rogerio, Claudio, chefe, staff, principalmente estes durante um ano constantemente ser "comidos" pelas beatas do ciclismo nacional, UM GRANDE BEIJO DESTA VOSSA FÃ SEMPRE E PARA SEMPRE

mzmadeira disse...

Cara Cristina,

lúcida, objectiva, acutilante, "venenosa" quanto baste na defesa dos mais fracos.

Sabendo (quase) todos nós que de cada uma das tuas palavras escore um fio de sangue, se sente uma dor de uma ferida que jamais será sarada.

Observador à distância, vou, de cada vez que o achar pertinente, lembrando a atrocidade que foi cometida. Sei que, sempre que falar disso estou a magoar alguém. Todos os injustiçados. Não é o facto de eu o lembrar que os magoa, é o, passado todo este tempo, não ter ainda sido produzida uma acusação formal.

Se-lo-á alguma vez?
Mas quem lhes restituirá este ano de sorrisos ausentes?

Que força, invisível e incompreensível, mandará nos Homens que deveriam estar a lutar pela verdade? Que Imprensa temos, que se apressa a publicar "comunicados oficiais" e que, sabendo, como eu sei, no que tudo isto vai dar... se demite de defender quem, mais tarde ou mais cedo, vai ser declarado inocente?

Que deve a Comunicação Social à FPC? Quem tem tido, e usando que argumentos, poder para a calar? Porquê?

Se já todos sabemos que de todo o processo vão sair três condenados. Dois por provado ilicito, o terceiro por mera associação.

Se todos sabemos que, infelizmente, os dois primeiros "não contam" e o terceiro verá a pena deduzina no ano que está quase a cumprir de suspensão...

E os outros?
Os outros sobre quem não vai ser possível constituir acusação?

Estiveram suspensos por... nada. Olha que pena. Desculpem lá rapazes.

Alguns deles foram obrigados a por um ponto final na carreira. Repito... que pena.

E a Comunicação Social calada. Não sei por que pior motivo. Porque não quer saber, ou porque, sabendo cala a verdade? A troco do quê?

Sei que de cada vez que ouso produzir opinião sobre este assunto, arrisco o pescoço. Mas, tal como escreveu José Carlos Ary dos Santos - com a necessária adaptação - "serei tudo o que quiserem... jornalista castrado, NÃO!"

Ninguém pode estar um ano suspenso sem uma acusação concreta. Faltam duas semanas para que isso aconteça em relação ao pessoal do PCC.

Mesmo que leve dois, cinco, dez anos a ser resolvido em tribunal... espero poder asistir à insolvência da FPC por não ter dinheiro para pagar as respectivas indemnizações. Não seria bom, porque significaria que os lesados ficariam sem indemnizações. Pior, porque o seu actual responsável, à altura já estará a gozar de dourada reforma.

E que tal avançar já com um pedido de penhora de todos os subsidios e receitas a haver, desde AGORA, pela FPC de forma a garantir o pagamento das indemnizações que vai ter que pagar a quem, de forma tão leviana lesou?

Que se penhore, desde já, toda e qualquer verba que entre na conta da FPC.

Vamos juntar as nossas forças na defesa dos nosos amigos que foram, despudoradamente sacrificados. Escolhidos para serem sacrificados.

Porque se naquele dia 19 de Maio de 2008 a operaão - ainda que ilegal - do CNAD juntamente com a PJ tivesse sido feita junto das DEZ equipas do pelotão nacional... (e as sub-23 que não se julguém fora disto...)

... Pois! Não tinhamos há quase um ano Ciclismo "profissional".

Pedro Cardoso disse...

Bom dia,
Curioso, tambem guardo vários SMS enviados pelo Joaquim Gomes. Um deles em especial, dia 29-07-2008, pelas 20h57m estava eu a sair do hospital com o meu filho. "Parece-me que ainda não entenderam que são...........Só vos peço bom senso."
Engraçado, não é Joaquim?!

Abraço,
Pedro Cardoso

cristina neves disse...

o que é preciso para serem penhorados todos os bens da federação, os que estão e os que virão...digam eu assino logo, logo por baixo.

Falou-se do passaporte biologico para o futebol...ufa falem baixinho para ninguem ouvir...senão cortam-nos o pescoço, até agora, nada, porquê? porque quem lá está, são tachistas inteligentes, claro não vão acabar com o que lhes dá o "rendimento"...aprendam com eles, srs dirigentes do ciclismo...brrrrrrrr

cristina neves disse...

Zé,
obrigada pelas palavras, tomo-as como um elogio vindo de uma pessoa também ela lúcida, e sem medo dos "cachorrinhos" que tem sempre agarrados à perna sempre que diz algo que alguém não gosta.

Deixa lá amigo, vamos todos para aí para o alentejo merendar debaixo de um chaparro, existe melhor vida que essa, beijo enorme

mzmadeira disse...

Cristina,

todos vocês têm advogados.
Quando o MP ordenar o arquivamento do processo judicial, independentemente do que for "inventado" e possa vir a dar em processos disciplinares, enquanto cidadãos todos os que se sentiram [foram-no] prejudicados, no seu bom nome, no desenrolar das suas carreiras - e algumas foram mesmo abruptamente terminadas - podem e devem avançar com processos com vista ao ressarciamento, tanto moral, como material dos prejuízos que serão calculados por quem percebe disso.

A partir desse momento, e para salvaguardar o pagamento das indemnizações pedidas e não se chegar a um ponto em que a outra parte alegue não ter como pagar, poderão pedir desde logo, e como garantia, a penhora de bens e ou receitas que possam garantir o pagamento das indemnizações.

Claro que será o fim da "Utilidade Pública" - que já perdeu, por alqum tempo - da FPC, logo fecha-se a torneira do dinheiro que vai para os seus cofres directamente dos impostos pagos por todos nós. E ficará ainda mais difícil o acesso às indemnizações...

O que todos os injustiçados têm que fazer é manterem-se unidos e, tal como o huno Átila bradava de cada vez que avançava vindo da Ásia Central, conquistando reinos e impérios - não é preciso gritarem, basta pensarem - "Que os deuses dêem vida e saúde aos meus inimigos para que possam testemunhar as minhas vitórias".

cristina neves disse...

tenho a certeza que os meus amigos já estaram a ser bem ilucidados quanto a isso, estão em muito boas mãos, não tenho duvidas disso, :-)

beijo

aamorim disse...

Bom dia.
Tudo isto de que se fala já foi avançado pelo Madeira e por mim mesmo. É óbvio que há-de chegar a hora das justas indemnizações. Embora não haja indemnização que compense uma vida e o bom nome destruídos. Agora parece óbvio que muita gente está ansiosa para que acabe o "seu último" mandato (que estão a cumprir por especial favor e a pedido) para desaparecerem e deixarem a batata quente para quem tiver coragem para "pegar no barco".
É pena que para vaidade e interesse de alguns, tantas pessoas estejam nesta triste situação e mais grave, estão a acabar com o ciclismo em Portugal.
Quando "este assunto" começar a atingir todos os outros intervenientes (atletas, técnicos, dirigentes...) aí vai tudo berrar e espernear, poderá é ser tarde demais...
Voltamos sempre à velha história dos filhos e enteados, dos genros e compadres, dos interesses e amizades...
Cumprimentos a todos.
Abraço Madeira.