sábado, junho 20, 2009

II - Etapa 453

COMO ANTIGAMENTE

A Organização do Tour'09 decidiu impôr que duas das etapas a disputar - não foram ainda divulgadas quais - o serão com total e completa interdição de comunicações entre os Corredores e os seus carros de apoio, onde seguem os directores-desportivos que, hoje em dia, na maioria das provas, para além do rádio-volta têm o privilégio de seguir a corrida em directo pela televisão, sabendo da posição dos principais adversários e, a partir daí, mexer as suas próprias peças da forma que lhes der mais jeito.

Já aqui me manifestei frontalmente contra o maldito pinganillo que coarta a iniciativa do Corredor em prol da fria leitura da corrida por parte do director-desportivo.

Mas, sou franco, divido-me na opinião.

Ver Corredores a atacar porque se sentem bem, sem olhar a tácticas colectivas sempre foi a génese do espectáculo Ciclismo, sendo que, como é evidente, há Corredores e Corredores e há ataques e ataques.

Hoje em dia uma boa equipa de Ciclismo percebe-se pelo entrosamento - usando o jargão do futebol - entre os seus elementos e praticamente dispensa os "recados" soprados ao ouvido.

Para além disso, desde que a moda do pinganillo pegou - e falo só do exemplo português - 80% dos Corredores acomodou-se.

Rolam ao sabor da velocidade do pelotão, esperam pelas indicações do técnico - que em outros 70% dos casos (partindo do princípio que só há três entre dez equipas com capacidade para ganhar corridas) - nunca chegam a ser ouvidas.

Mas isto é tema para outra etapa...

Voltemos a princípio...
A Organização do Tour'09 deliberou - e a medida foi aceite pela Associação dos Corredores Profissionais - que em duas das etapas não haja contactos, a não ser boca-a-boca (como antigamente), entre os Corredores e os respectivos técnicos.

Não sei se vou poder assistir, provavelmente não... mas gostaria.
Pelo menos terei dessas etapas os ecos que a CS me proporcionarem...

1 comentário:

Feliciano da Vasa Ferreira disse...

Aplaudo essa iniciativa e será concerteza uma medida para aumentar o entusiasmo do público e por consequência do espectáculo da corrida.
Imaginem os futebolistas com auriculares...