terça-feira, março 04, 2008

1103.ª etapa

VOLTA AO CONCELHO DE ALBUFEIRA
HOMENAGEIA JOSÉ MARTINS


Corre-se no próximo fim-de-semana, dias 8 e 9, a 2.ª Edição da Volta ao Concelho de Albufeira/Troféu José Martins, prova que serve de homenagem ao conhecido ciclista, natural de Paderne (Albufeira) vencedor de duas Voltas a Portugal.

Nas estradas do concelho de Albufeira vão estar 120 ciclistas em representação de 14 equipas.

A 2.ª Volta ao Concelho de Albufeira foi apresentada à Comunicação Social e é composta por três etapas. A primeira tem lugar no sábado de manhã numa extensão de 88,6 quilómetros com partida marcada para as 10.00 horas da manhã, junto à Câmara Municipal de Albufeira, e chegada à Freguesia de Olhos d'Àgua, cerca do meio-dia.

Na parte da tarde (16.20 horas) junto ao Estádio João Campos, em Paderne, dá-se a partida para a segunda etapa que termina na Guia, pelas 18.10 horas, depois de cumpridos os 73,3 quilómetros.

No domingo tem lugar a terceira e ultima etapa que ligará a Guia (partida às 10.00 horas) a Albufeira (chegada prevista para as 12.25 horas), numa extensão de 108,5 quilómetros.

Em conferência de imprensa o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Jorge Silva, afirmou que “o ciclismo é uma modalidade que devemos apoiar, pela espectacularidade que proporciona e porque pretende também honrar o ilustre José Martins”.

Na Volta a Portugal, José Martins para além das duas vitórias (1946, pelo Iluminante; 1947, pelo SL Benfica), obteve um 2.º lugar (1941, pelo Iluminante), dois quartos (1948 e 1950, pelo SL Benfica) e um sétimo lugar (1949, pelo SL Benfica).

O ano passado este Troféu juntou centenas de atletas, dos quais se viriam a destacar, no prémio individual Bruno Neves, prémio de montanha Pedro Cardoso, metas volantes César Quitério, prémio por pontos Bruno Neves e a equipa vencedora foi a Barbot-Halcon.

(notícia repescada daqui)
(foto de José Martins, do livro
"História da Volta", de Guita Júnior)

Sem comentários: