terça-feira, março 04, 2008

1104.ª etapa

ARRANQUE DA TAÇA DE PORTUGAL
E DO TROFÉU "DHX"/VODAFONE/2008

O centro histórico da Guarda irá conhecer uma enorme animação ao longo do dia 15 de Março (sábado), com a realização da primeira edição do Downhill Urbano da Guarda, numa organização da geapro e do Clube Escape Livre, com o apoio da Câmara Municipal da Guarda, da Agência para a Promoção da Guarda e do Prime (Programa de Incentivos à Modernização da Economia).

Esta prova marca o início da Taça de Portugal de Downhill Urbano, da responsabilidade da União Velocipédica Portuguesa-Federação Portuguesa de Ciclismo, que este ano conta com um total de seis provas, e ainda do Troféu DHX/Vodafone 2008, uma iniciativa da geapro inscrita no calendário nacional, e que engloba um conjunto de mais seis provas – dois downtown e quatro downhill.

Para o vereador do Desporto e Tempos Livres da CM da Guarda, Vítor Santos, esta primeira edição do Downhill Urbano da Guarda “constituiu para Autarquia mais um grande desafio. A Cidade da Guarda vai ser palco, pela primeira vez, de uma prova deste género e esperamos que, tanto os atletas como o público, usufruam desta prova o melhor possível ao longo do dia.”

O percurso, com 1.112 metros de extensão, atravessa o verdadeiro coração histórico da Guarda: com partida da Torre de Menagem, passa pelo interior da Escola Santa Clara, que os participantes contornam para depois saltarem directamente para as traseiras da Sé.

O traçado prossegue pela Rua D. Miguel Alarcão, chegando à Praça Velha, onde estará instalado um primeiro obstáculo artificial, prometendo ser um local de grande espectáculo para o público, devido à alta velocidade com que os concorrentes irão cruzar aquele local de referência da Guarda.

O ataque às estreitas escadarias da Rua Dr. Bernardino Xavier Freire promete ser um dos desafios técnicos mais difíceis para os pilotos, que prosseguem pela Rua D. Dinis, tendo nova escadaria na entrada na Rua da Glória. Ao fundo desta artéria viram à esquerda para a Rua S. Vicente, passando pelo arco, virando depois à direita, rodando pelo passeio da Rua Paiva Couceiro.

Mal entram na Avenida dos Bombeiros Voluntários Egitanienses, os concorrentes viram à esquerda para as escadas que dão acesso ao Parque. Uma vez aí descem três níveis até saírem pelas escadarias em direcção à Avenida Monsenhor Mendes do Carmo, e depois de saltarem mais um obstáculo artificial, atingem a meta colocada praticamente em frente ao Hotel Vanguarda.

O programa da competição prevê a abertura da pista pelas 8.30 horas do dia 15 de Março para reconhecimento sem bicicleta, estando a primeira sessão de treinos agendada para as 9.00 horas. A segunda sessão terá lugar pelas 11.15 horas.

A primeira manga de prova tem o início marcado para as 13.30 horas e a segunda para as 16.00 horas, sendo apenas contabilizada a melhor descida para efeitos de classificação final. A competição deverá estar concluída pelas 18.00 horas.


Texto (editado) da VIVEX

Sem comentários: