domingo, março 30, 2008

II - Etapa 9

GARRA DE VÍTOR RODRIGUES
VINGA EM ST.ª QUITÉRIA

Vitor Rodrigues garantiu este domingo, pelo segundo ano consecutivo, a vitória no Grande Prémio de Portugal. O corredor da Selecção A de Portugal foi segundo classificado no Monte de St.ª Quitéria, em Felgueiras, gastando mais 11 segundos que o vencedor da etapa, o estónio Rein Taaramae do Centro Mundial de Ciclismo.

O anterior líder da competição, o francês Antony Roux, que tinha apenas três segundos de vantagem sobre Vítor Rodrigues no início dos 139,2 km da última etapa fez o sexto lugar, gastou mais 48 segundos e baixou ao segundo posto da classificação geral final. Rein Taaramae terminou a competição no terceiro lugar.

Vitor Rodrigues entrou para esta terceira e última etapa determinado em recuperar a camisola amarela que perdera no dia anterior e, nem mesmo um furo nos últimos quilómetros, o impediu de sentir as emoções do triunfo.


“Na fase final da etapa estava um pouco dependente do ciclista que vinha fugido na frente [Rein Taaramae], que também estava a 1 minuto e 30 do camisola amarela [Antony Roux]. Tentei gerir o esforço porque ele estava bastante bem e tentei controlar o tempo do líder, que estava atrás de mim. Ao chegar a St.ª Quitéria não pensei em ganhar a etapa, pensei sim em vencer o Grande Prémio de Portugal que era o mais importante,” declarou o português Campeão Nacional Sub 23.

Este último dia de competição era, já à partida em Felgueiras, considerado bastante exigente devido ao percurso ondulado por quatro prémios de montanha destacando-se a passagem pelo Alto do Viso, contagem de primeira categoria que podia ter feito estrago nas pretensões nacionais porque o corredor estónio mostrou-se bastante forte.
Foi também nesta dificuldade que o camisola amarela começou a perder terreno.

Na subida final para o alto de St.ª Quitéria, Rodrigues conseguiu encurtar a distância para o fugitivo. As condições meteorológicas adversas com alguma chuva e vento também não facilitaram o trabalho dos corredores que no fim foram brindados com sol e com uma multidão entusiasmada e esperançada na vitória portuguesa.

Por equipas, a Rússia destronou neste último dia a selecção francesa.
Na classificação da montanha, Simon Geschke foi o melhor neste 2.º Grande Prémio de Portugal e levou para a Alemanha a camisola verde. A camisola branca, da classificação por pontos, foi para Rein Taaramae que em três etapas ganhou duas enquanto a camisola laranja da juventude foi ganha pelo dinamarquês Rasmus Guldhammer.

(Texto e foto CiclismoPAD)

Sem comentários: