quinta-feira, março 13, 2008

1107.ª etapa

PROVAVELMENTE O MELHOR (MAIS FORTE)
FINALIZADOR PORTUGUÊS DA ACTUALIDADE

Manuel Cardoso, o jovem de Paços de Ferreira - cidade que já teve uma equipa mo pelotão principal - que este ano representa a Liberty Seguros foi o vencedor da 1. ª etapa da Volta ao Distrito de Santarém e vestiu, pelo menos pela segunda vez - depois o ter feito no final da 2.ª etapa da Volta a Portugal de 2006 -, a ambicionada Camisola Amarela.

Cumpridas seis provas onde estiveram equipas portuguesas, Manuel Cardoso é o quinto Corredor de uma equipa lusa a ganhar - o primeiro foi Martin Garrido (Palmeiras Resort-Tavira), na Volta ao Estado de San Luís, na Argentina, que também venceu à geral, e na Volta a Valência, o Benfica não tendo ganho nenhuma etapa, viu Rubén Plaza arrebatar a geral individual final - ganhar algo, esta temporada que ainda mal saiu do adro.

E a primeira nota vai para o facto de a estrada estar a confirmar o equilíbrio que se adivinhava no pelotão nacional. Na quarta prova do calendário doméstico, António Cosme (Madeinox-Boavista), etapa e geral na Volta ao Concelho de Albufeira; Francisco José Pacheco (Barbot-Siper), duas etapas na mesma corrida e Bruno Neves, vencedor da Prova de Abertura, juntam-se a Garrido e Plaza, pelo que, neste momento, apenas a Fercase-Rota dos Móveis e o Centro de Ciclismo de Loulé ainda não provaram o doce sabor da vitória.

Àparte do que for acontecendo ao longo da temporada, este - a comparação entre os triunfos de cada uma das oito equipas nacionais - será tema de interesse constante.

Uma nota: A cidade de Guimarães e os vimaranenses em geral orgulham-se - com toda a propriedade - das equipas do Vitória Sport Clube. É notícia o facto de, como li hoje num jornal, numa cidade de 60 mil habitantes, o seu estádio de futebol, que leva mais de metade da população residente, somar enchentes; ao mesmo tempo, o moderno Multiusos da Cidade-Berço, mal grado os seus 2500 lugares, é curto para receber todos os associados do Vitória que viram a sua equipa de Voleibol atingir a final do Campeonato Nacional.
Parabéns às gentes de Guimarães.

Pena foi que tanto amor clubista não tenha chegado para manter na estrada a equipa de Ciclismo.
Pena mesmo...

2 comentários:

Luis Ribeiro disse...

Os vimaranenses não são desligados do ciclismo, o ciclismo e que vive na sua jaula, muito defendi a equipa e tentei divulgar todos os resultados junto dos vitorianos e numa sondagem feita num fórum vitoriano 80% queria a continuidade da equipa, na subida da senhora da graça na volta a Portugal não faltaram vitorianos, na subida da torre tinha uma bandeira gigante do vitoria numa barragem, o ciclismo acabou porque ninguém acredita no ciclismo profissional, apenas pois mesmo ser resultados visíveis havia sempre apoio, só falta a vontade dos que ten os meios financeiros e dirigismos.

mzmadeira disse...

Foi exactamente o que eu escrevi. Que pena, apesar de tanto amor ao clube [por parte dos seus adeptos, estava implícito], não tivesse sido possível juntar as vontades necessárias para a equipa de Ciclismo se manter no pelotão.
Estamos de acordo.