domingo, abril 12, 2009

II - Etapa 377

NÃO É UMA NOTÍCIA... É UM ECO

O VeloLuso não dá notícias, mas reservo-me o direito de fazer de caixa de ressonância se leio alguma interessante.

Aqui, antes de prosseguir, quero deixar uma palavra de incentivo, juntamente com os meus parabéns, quer à Imprensa Regional, quer - já vão perceber porquê - às Associações de Ciclismo. É nelas [associações] que tem que se plantar novas 'Árvores' que, no futuro, nos garantam bons 'Frutos'.
O Ciclismo luso está muito carente disso.

Algumas - não posso dizer todas porque, na realidade, não sei o que cada uma anda a fazer... vou sabendo, como é o caso que adiante exporei - já aqui destaquei. Casos da Associação de Ciclismo do Porto e da Associação de Ciclismo do Minho.
São dois exemplos.
Aos quais há a acrescer mais este...

O crédito vai todo para o Jornal Reconquista, de Castelo Branco, e espero que não se importem que aqui reproduza o trabalho assinado pelo camarada Artur Jorge...




A boa agenda do ciclismo
A Associação de Ciclismo da Beira Interior alargou o número de propostas competitivas para esta época. A primeira corrida (estrada) é já dia 25.
Uma maratona de bicicletas todo-o-terreno e um campeonato de resistência com quatro provas (Fundão, Guarda, Silvares e Castelo Branco) constituem as principais novidades do calendário de provas da Associação de Ciclismo da Beira Interior (ACBI) para a nova temporada.

A associação que superintende ao nível federado as várias disciplinas ciclísticas nos distritos de Castelo Branco e Guarda, presidida por Agnelo Quelhas, vai abrir o conjunto de organizações já este mês, dia 25, com a prova da Taça de Portugal de cadetes na cidade albicastrense, realizada em circuito urbano. Ainda no âmbito das provas de estrada, a ACBI vai organizar uma prova da Taça de Portugal de juniores, em Penha Garcia, a 17 de Maio, evento que terá a parceria do Grupo Desportivo daquela localidade raiana. E também o já tradicional GP da Lardosa (Agosto), aqui em conjunto com a Comissão de Festas de Santo António. É uma prova para ciclistas juniores.

O BTT é uma das apostas
A modalidade chama muitos praticantes e, depois de uma experiência que não despertou grande entusiasmo, a Associação abalança-se num campeonato de resistência, “com distâncias mais longas e prémios monetários atractivos”. O quadro competitivo inicia-se a 23 de Maio no Fundão e conclui-se a 6 de Setembro em Castelo Branco, com a prova urbana que na edição de estreia (em 2008) atingiu um nível bastante interessante (lembram-se da descida da Caleja Nova?).

Maratona
Um dos maiores desafios chegará em Outubro: a primeira maratona de BTT organizada pela ACBI. Uma prova fora de estrada, com uma distância compreendida entre os 80 e os 100 quilómetros, e que terá partida e chegada em Castelo Branco.

“Estamos a tentar estabelecer uma parceria com o Tejo Internacional. Com a marca deles podemos atrair participantes e, por sua vez, o evento não deixará de constituir um veículo de promoção da região”, adiantam os directores da Associação de Ciclismo da Beira Interior.
Em agenda encontram-se ainda duas provas da Taça de Portugal de BMX, em Junho (6 e 7) na pista da Associação do Bairro do Valongo. A ACBI manterá ainda “apoio às provas e passeios no âmbito do ciclismo para todos”.

A equipa directiva da Associação regista ainda o facto de contarmos presentemente com um lote de excelentes praticantes, nas várias disciplinas: “eventualmente constituirá algum reflexo do trabalho de dinamização que tem sido levado a cabo”.

E à conversa vêm os nomes de Carlos Baltazar (estrada), Manuel Mendes e João Fidalgo (BMX), David Rodrigues, Alexandre Guilhoto, António Catarino e a equipa das Bicicletas Santiago/Mérida (BTT).

Para saberem mais, aqui fica... http://www.ac-beirainterior.net/

Sem comentários: