quinta-feira, abril 23, 2009

II - Etapa 386

TAÇA DE PORTUGAL DE ELITES
CORRE-SE EM VILA DO CONDE

Terra de ciclismo e de ciclistas - José Azevedo é um dos seus dilectos filhos - Vila do Conde acolhe, este fim-de-semana, a 3.ª etapa da Taça de Portugal de Elites e a 2.ª etapa do Circuito dos Campeões - Masters, provas apresentadas em cerimónia que contou com a presença do presidente da edilidade, Mário Almeida.

A Casa da Juventude de Vila do Conde foi o cenário escolhido para a apresentação pública da I Clássica de Vila do Conde, prova pontuável para a Taça de Portugal de Elites, e do Circuito de Vila do Conde, prova integrada no Circuito dos Campeões - Masters.

Dois eventos de ciclismo a ter lugar este fim-de-semana (sábado e domingo, respectivamente) e que trarão inusitada animação às ruas do concelho.

No acto público participou o presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Mário Almeida, para quem "o importante é vincar esta especial apetência do concelho para a prática daquela que considero a segunda maior modalidade desportiva nacional. Aqui nasceu o primeiro campeão nacional ao qual sucederiam tantos outros e não deixa de ser curioso que José Azevedo [hoje ligado à organização destas provas] também seja natural e residente em Vila do Conde, ele que também é um grande campeão".

Sobre a prova, o autarca formulou votos de maior sucesso, vincando que "queremos recolocar Vila do Conde no lugar que é seu por direito próprio e se temos vindo a apoiar as formações de ciclismo juvenil, também é importante que os jovens possam ver de bem perto os seus ídolos e estas provas servem essa estratégia na perfeição".


Já Pedro Soares, em representação da School Eventos [entidade promotora] aproveitou para enaltecer a forma "decidida como a autarquia acolheu a nossa proposta permitindo que todas as dificuldades fossem prontamente superadas. Se o ciclismo vive de carolice e coragem, o exemplo de Vila do Conde ultrapassou largamente tudo quanto é possível imaginar".

A José Azevedo coube a tarefe de apresentar as principais características dos traçados escolhidos, integralmente cumpridos em Vila do Conde embora com quilometragens diferentes (130 km para Elites e 52 quilómetros para os Masters).

Sábado, dia reservado às Elites, cumprir-se-á um primeiro circuito de três voltas grandes percorrendo todo o concelho para acabar num circuito mais pequeno, sobre o antigo traçado da prova automóvel.

Motivo de especial interesse as contagens de prémio da Montanha (de terceira categoria) e as Metas Volantes.

No domingo, os Masters darão vinte voltas ao antigo circuito automóvel.

"Trata-se de provas um pouco diferentes do habitual, um pouco mais rápidas, mas nem por isso menos selectivas, nas quais quisemos privilegiar o contacto com o muito público que esperamos venha a estar presente. Julgamos que é uma boa forma de proporcionar espectáculo e de retribuir o carinho e a disponibilidade patenteados pela autarquia" - vincou José Azevedo.

Em representação da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira enalteceu o arrojo dos promotores e da autarquia ao meterem ombros à organização destes eventos desportivos: "Em tempos de crise não podemos deixar de salientar que o ciclismo precisa de quem o dinamize e de quem o apoie e exemplos como os de Vila do Conde e da School Eventos são credores de toda a nossa confiança, admiração e apoio".

Nos dois dias as partidas estão agendadas para as 11 horas na Avenida Brasil, em Vila do Conde, com chegadas ao mesmo local.

Na prova da Taça de Portugal alinharão onze formações: Liberty Seguros, Madeinox-Boavista, Fercase-Paredes Rota dos Móveis, Barbot-Siper, Loulé-Aquashow, Palmeiras Resort-Tavira (elites) e Aluvia, E. Leclerc-S. João de Vêr, Mortágua, Crédito Agrícola-Pombal e Artesania Lugo (sub-23).

Sem comentários: