domingo, abril 26, 2009

II - Etapa 390

MAS ACONTECEU...

O I Memorial Bruno Neves era uma prova Oficial, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Ciclismo e devidamente inscrita no Calendário.

Disputou-se hoje.

Nem uma linha, em nenhum jornal, a dar conta disso.
Já não questiono nada.
Apenas registo.

É forte - e a utilização do presente do indicativo é propositada - o que me liga ao Bruno.

Tenho (ainda tenho) - e hoje tive o grato prazer de perceber que tenho mesmo - muitos amigos no pelotão, mas aquele recíproco sentimento de que o que nos unia ia muito para além de uma simples simpatia, entre mim, e o Bruno Neves senti-o hoje.

Quem me conhece sabe que não sou crente, sabe que não sou de 'palpitações'... algo de especial nos ligou desde o início, era ele ainda um jovem sub-23 na equipa de Vila do Conde e eu um quase veterano no pelotão dos Jornalistas de Ciclismo, 'raça' em completa vias de extinção.

E, corrida após corrida, dia após dia dentro da mesma corrida, apertava-se - foi apertando-se - o 'laço' que nos ligava, não como Corredor/jornalista, mas como amigos. Tenho outros, vários outros, com os quais esta relação sobressaiu.

Que bom foi abraçar-te hoje Pedro; que bom foi abraçar-te hoje João; que bom foi abraçar-vos hoje Afonso, Rogério, Tiago... que bom foi abraçar-te hoje Manel... que bom foi abraçar-te hoje Bruno...

Hoje disputou-se, entre Oliveira de Azeméis e Nogueira do Cravo a primeira edição do Memorial Bruno Neves. Foi ganho, cumpridos os mais de 150 km, por um jovem a quem auguro um futuro seguro e sustentado, Edgar Pinto (na foto), da Liberty Seguros, de Américo Silva.



Mas o dia foi indelevelmente marcado por outras sensações.

O carinho do acolhimento por parte da Cristina Neves, o suporte da Patrícia. A força daquele aperto de mão do Senhor Neves... as lágrimas que a Dona Lina deixou escapar no meu ombro quando nos encontrámos... o indescrítivel sentimento de (perdoem-me a ousadia) me sentir quase membro da família. Aceito ser...

Não sou religiosamente crente. Em nada. Assumidamente agnóstico. Irredutivelmente agnóstico.
Definitivamente auto-excluído de quaisquer intenções de 'não acredito, mas, porém, contudo...'
Não acredito mesmo.

Por isso me sinto confuso. Me senti desarmado, na altura, e me sinto confuso agora...

Na habitual cerimónia do pódio (será que vai sair em algum lado?), quando olhei o cartaz com a foto do Bruno... tive a certeza que ele me estava a olhar. E o seu sorriso, o mesmo de sempre, interpretei-o como de agrado por eu estar ali. Tenho a certeza de que, esteja o Bruno onde estiver... naqueles momentos, o olhar - e o sorriso - fixado há já algum tempo por uma fotografia, estavam vivos. E me fitavam. Senti o Bruno feliz por eu estar ali.

TINHA de estar, meu amigo. Ou que raio de amigo seria eu....

Um grande, grande beijinho para a Dona Lina - o Bruno está em paz -, mais outro para a Cristina, mais um para a Patrícia... um forte e apertado abraço ao Senhor Neves.

Contem comigo para o que for preciso.
...
Serei tudo o que os que me desdenham quiserem - não lhes dou mais importância do aquela que têm... NENHUMA - mas também aqui estou para agradecer a quem o merece.

Obrigado Maria João... por tudo.

6 comentários:

afonsazevedo disse...

Boa Noite Sr Madeira, hj foi sem dúvida um dia especial, intenso de emoções, foi a primeira vez que fui ver uma prova de profissionais desde que a federação me PROIBIU estupidamente e injustamente de correr.
Já agora hj tive o prazer de conhecer pessoalmente 2 pessoas... o Sr Madeira, e o Sr Herminio Loureiro. E houve um Deles que depois de apresentado me questionou? "Mas porque não estão a participar na prova?"... desejo a este Senhor muito Boa Sorte para o trabalho que está a realizar na Liga.
Mas isso é outra conversa.

Queria deixar um abraço especial as pessoas que organizaram a prova (Paulo Silva, José Augusto, Pedro Costa, ect. etc.), um Obrigado à FAMILIA NEVES pelo carinho, pessoas Fantásticas cm vocês já são poucas, mas posso-me gabar que as tenho como amigas.

Onde quer que o Bruno esteja, uma coisa tenho a certeza, ficou como o sempre conheci... a Sorrir.

Abraço
Afonso Azevedo

cristina neves disse...

Obrigada Madeira,
adorei que estivesses aqui.

Da parte do meu pai, mãe, irmã um forte abraço e até um dia destes...

BlueDragon disse...

Infelizmente não consegui estar presente. De qualquer forma sei que foi um dia especial em homenagem a um HOMEM excepcional.
A toda a família Neves e também aos verdadeiros amigos um grande abraço e muito obrigado por não deixarem que nada se esqueça.

Bruno,
Continua a sorrir e a iluminar-nos com a tua grandeza. Nunca serás esquecido.

Abraço a todos.

BlueDragon disse...

Afonso,

Questão interessante te colocou esse senhor. A mesma que eu própria me coloco todos os dias e para a qual só encontro uma resposta: VERGONHOSO, IMPENSÁVEL, INACEITÁVEL...

Sonho com o dia de te voltar a ver na estrada em grandes provas. Quem sabe... Perante tudo isto que vos está a acontecer uma coisa é certa: não há impossíveis...

És das melhores pessoas que conheço e não mereçes esta injustiça. Tudo de bom para ti. Estou aqui para tudo o que precisares.

Bjs

aamorim disse...

Boa tarde,

Também consegui, depois de grande correria, estar presente nesta sentida homenagem ao Bruno.
E aproveitei para rever amigos, e finalmente conhecer um deles pessoalmente.
Infelizmente não pude ficar, por razões pessoais, o tempo que gostaria e deveria. Mas foi o suficiente para também viver as emoções de todos os presentes, que fizeram questão de estar presentes nesta singela homenagem ao Bruno.
Para a sua família e para os seus antigos companheiros um forte abraço de amizade.
António Amorim

aamorim disse...

Afonso,

Pena que essa pergunta não tenha sido feita por uma outra pessoa que deveria ter estado presente, mas julgo que não esteve: O Sr. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, dr. Laurentino Dias.
É o responsável máximo de uma entidade que também tutela a FPC e o CNAD. E ele talvez tivesse alguma resposta para te dar!...
Mas, a atitude do dr. Herminio Loureiro é louvável, espero apenas que possa ter algum significado e possa contribuir de alguma forma para "ajudar" a desatar o grande nó cego que é todo este processo.
Abraço