quinta-feira, abril 16, 2009

II - Etapa 379

ELES VÃO ACABAR COM O CICLISMO!

Não é novidade que sinto uma profunda admiração pelo trabalho dos cartoonistas.
Não é por acaso que quase todos os jornais têm o seu, embora uns se destaquem mais que outros.

Num único 'quadrado' ou numa 'tira' é raríssimo que, sempre com um sentido mordazmente crítico, um cartoon não 'faça notícia'.

Sou adepto confesso do Augusto Cid, como do Bandeira ou do António. Como do Luís Afonso e do Carlos Laranjeira, para falar dos portugueses. Depois do já falecido Sam, acho que actualmente o Cid é o melhor cartoonjornalista da nossa praça.

Como também sou leitor de publicações estrangeiras tenho vários outros ídolos.
E não me envergonho de confessar a minha 'inveja' por eles, em traços mais ou menos simplificados conseguem fazer passar uma mensagem que eu, enquanto jornalista, acho jamais ser capaz de fazer, nem que tenha uma página de jornal inteira só para isso.

Diz-se que uma imagem vale por mil palavras. Um (bom) cartoon vale muito mais.

O Etayo, cartoonista do Meta2000, é excepcional.
Quantas 'laudas' não seriam necessárias para, por palavras, 'dizer' o que ele, semanalmente, diz no seu 'boneco'?
E sou tão seu admirador que já aqui lhe dediquei uma Etapa inteira.
Reproduzindo 'bonecos' seus.

O desta semana é soberbo. Até porque lhe junta a notícia. Não se esquiva a isso, sendo que a notícia pode ser arrasadora para a sua visão do caso. É desta coragem que também gosto.

Mas lá está... - independentemente da notícia escrita, real e que acolherá reacções pró e contra, é inevitável, principalmente quanto à dimensão do castigo que, quanto a este ninguém será neutro - a NOTÍCIA que, por mais que tentem convencer-nos do contrário, estou em crer que se confirmará, dentro de muito pouco tempo: estão a matar o Ciclismo.

Por cá também.
A PAD está em processo de insolvência e a FPC já está a preparar-se para a substituir na organização da Volta a Portugal. As outras corridas devem cair.

Ao contrário do que se quis fazer parecer, o ataque 'sniper' - perfeitamente direccionado e com alvo identificado - que destruiu a formação do Póvoa Cycling Clube, foi muito mais do que isso. E um dia destes a notícia terá que ser reescrita. Foi um atentado bombista que abalou toda a modalidade. Um terramoto. E o que não colapsou no primeiro abalo há-de vir abaixo nas inevitáveis réplicas.

Não termino com um... RIP, em relação ao Ciclismo em geral, porque há - e eu já delas aqui escrevi - maneira de recuperar a modalidade, enquanto espectáculo. Em relação ao português... infelizmente estou muito menos optimista.

Ah!... o cartoon do Etayo...


* RIP (rest in peace), quer dizer: Descansa em Paz, o que se diz normalmente a quem acabou de morrer.

Sem comentários: