terça-feira, abril 21, 2009

II - Etapa 382

OS FINS JAMAIS JUSTIFICARAM OS MEIOS
(... e esperamos que isso nunca venha a acontecer!)

‘Operação Puerto’
Juiz recusa fornecer provas... (
aqui).

Recordo que a 'Operação Puerto' foi uma operação policial...
... que na legislação espanhola (tal como a nossa), não havia enquadramento jurídico que sustentasse o caso.
... que nenhuma entidade, no caso, a Federação Espanhola de Ciclismo, que tem o seu próprio Conselho Disciplinar, não pode - tendo falhado o seu objectivo - aproveitar-se de provas reunidas pela polícia/Ministério Público para sancionar quem quer que seja, se o próprio Magistério Público não encontra bases para avançar com acusações concretas.
... que não há grande diferença entre a 'Operação Puerto' e o 'caso PCC', a não ser a insustentável - em termos legais - 'colagem' do CNAD a uma investigação que, na sua essência, foi policial, e se não foi... passamos a outra esfera de responsabilidades, contudo, sempre com o mesmo resultado.
... que também em Portugal não havia enquadramento legal extra-desportivo, para quaisquer sanções.
... que o que o CNAD 'sabe' não podia sabê-lo.
... que, ainda que se confirmem acusações, por parte do Magistério Público, estas assentarão única e exclusivamente - se vierem a ser provadas - na introdução em território nacional de produtos não licenciados farmicamente. Isso é irrelevante em termos desportivos.

... que não nos queiram convencer que não apanharam nenhum caso de doping porque EVENTUALMENTE houve manipulação; juridicamente, isso é indefensável, desportivamente também. Ou há, ou não há... ou então assumam publicamente que... 'deve haver, generalizado, espalhado por todas as equipas' e actuem em conformidade. Se é a VERDADE QUE BUSCAM!...
... ou há moralidade, ou 'comem' todos, é um dito comum na língua portuguesa.

Se partimos de SES, todos os SES são aplicáveis.

Não, não sou a favor do 'doping', sou é frontalmente e em consciência, contra a arbritariedade, a falta de lisura, o atropelo das Leis.
Ainda há Leis neste país.

Reconheço a força dos regulamentos desportivos, mas não enterro a cabeça na areia.
Se querem culpados... apanhem-nos respeitando a letra dos regulamentos e os seus princípios. Tudo o que fôr para além disso é inaceitável.

Tal como em Espanha - e assim começou esta Etapa - por cá nenhum Juíz oferecerá de mão beijada a uma instituição que, tendo poderes oficialmente reconhecidos para actuar nesse domínio [pretensa practica ilícita envolvendo produtos dopantes] com eles nada tenha conseguido.

O que a Polícia apreendeu é da polícia e transitou para o Magistério Público.
Os tribunais terão de decidir à luz das Leis vigentes na altura do acontecimento.

Quem não fez o seu trabalho... Pois!...
E repito: claro que não sou defensor do 'doping', mas acabo com o título que dei a esta Etapa: Os Fins Jamais Justificaram Os Meios (... e esperamos que isso nunca venha a acontecer)

Post Scriptum: Em relação à Nota que antecede esta Etapa...
não quero que os meus amigos entrem em 'guerra' por coisas de 'lana caprina'... Vejam lá isso.

Sem comentários: