domingo, abril 19, 2009

Nota

(COMPLETO) DESALENTO!...

Antes de mais nada, quero agradecer ao José Luís Ribeiro e ao Paulo Sousa que enriqueceram este espaço com as suas oportunas e pertinentes observações... obrigado a ambos.

O que está escrito, está escrito. Afinal não foi a Federação Portuguesa de Ciclismo a opor-se à participação do Manel Zeferino. Equívoco meu.

Mas tem esta Nota, como leva no título, o propósito de vincar o meu desalento.

O VeloLuso é um espaço pessoal, que já não sei se serve, ou não, o Ciclismo.
E não sei porque, como seu titular, o uso para desabafar.

Há coisas que - e façam o favor de reconhecer que não sou completamente parvo - me custa entender. Há situações que me deixam indignado. E venho aqui e deixo os meus desabafos.

19 de Maio de 2008 foi já há tanto tempo... Há 11 meses.
Até hoje, nada nem ninguém, deixou escapar para o domínio público o porquê dos castigos aos homens do Póvoa Cycling Clube.

Quase UM ano, e a FPC tem suspensos - e a mim escapasse-me em que base o pode fazer (falamos da 'coisa' desportiva) - uma série de Homens, ainda por cima meus Amigos, sem uma acusação, de foro desportivo, formal.

Se há... se hipoteticamente houver, alguma coisa que se enquadre num 'caso de polícia', enquanto a polícia responsável não avançar com dados claros e inequívocos - isto naquilo que seria um processo Estado/Cidadão - e enquanto os tribunais não decidirem quem tem razão, em termos desportivos não vejo, não vejo, como a FPC sustenta as suspensões.

Daí, os meus protestos...
E nem sequer ainda falei do caso do Pedro Cardoso que, convidado por uma empresa organizadora de eventos para dar a cara por uma iniciativa de propaganda e apoio à modalidade foi impedido de o fazer...
Porquê?

Isto são desabafos.
Porque me dói cá bem fundo a forma como estas pessoas estão a ser tratadas.
Mesmo que não fossem meus amigos, eu irritar-me-ia.
E desabafaria aqui.

Porque este é o meu espaço.

Há 11 meses que estamos às escuras...
E nestes 11 meses aconteceram coisas que me revoltam.
Por exemplo, accionada a garantia bancária junto da UCI, todos os corredores espanhóis da equipa já receberam os três meses de salários em atraso.
Os que estão suspensos pela FPC não!

O que me causa uma profunda desilusão, e daí o desalento, é o facto de ninguém mexer um dedo em defesa destes Homens.

Sou directo, claro e honesto: tem, em termos desportivos - algum caso de positivo, por exemplo (eu sei que há dois casos de apreensão de produtos proibidos) - a FPC móbil para manter os outros suspensos?

Há a outra faceta.
A PJ apreendeu, listou, fez analisar uma série de produtos.
Mas atenção... ISTO É UM CASO DE POLÍCIA.
E a legislação portuguesa nem sequer previa a posteriormente introduzida alínea de eventual crime contra a saúde pública.

E com isto volto ao mesmo.
Àquilo que, teimosamente, mais ninguém parece ter interesse em divulgar.

A FPC e o CNAD, à luz da legislação vigente à altura, NÃO PODERIAM ter acesso à informação recolhida pela PJ.

Deixem-me D E S A B A F A R !....

Deixem-me questionar o porquê o Manel Zeferino não pode entrar num passeio onde entrou quem não tem qualquer espécie de licença!...
Onde eu entraria se... soubesse andar de bicicleta!

Não confundam os meus desabafos com as minhas opiniões.
Estas são sempre sustentadas...

Como se diz no meu Alentejo... NÃO ME MOAM!...

Porra!, estou a ficar farto de ser mal compreendido.
Pior, de 'gajo porreiro' ter passado a 'besta negra'.
Só porque não aceito prepotências...
Mas podem tentar explicar-me...

10 comentários:

Maria João Gouveia disse...

E porque é que não pediram o aval à Federação Portuguesa Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta? Organizei os Passeios de Cicloturismo Etapa Volta (Mondim Basto 2001, Serra da Estrela 2002, Favaios 2003, Sintra 2004) paralelamente à realização da Volta a Portugal em Bicicleta dos profissionais e nunca tive problemas, pelo contrário, um bom apoio.

Para quem não souber, a Federação Portuguesa Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) foi fundada em Setembro de 1987, é uma pessoa colectiva de utilidade pública, sendo composta por 900 associações (e clubes) representando um total de cerca de 30.000 pessoas, dos quais cerca de 20 associados com quotas pagas.

É uma Organização Não Governamental de Ambiente de âmbito nacional. É membro da ECF (European Cyclists’ Federation), onde colabora em acções para a defesa da bicicleta como forma de mobilidade sustentável; da AIT (Aliança Internacional de Turismo); e da CONBICI (Coordenadora Ibérica em Defesa da Bicicleta). Tem colaborado com a UNESCO no âmbito da bicicleta. É membro fundador e detém actualmente a presidência do Conselho Executivo da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente. É membro fundador da Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo (COPPT) e da Union Européenne de Cyclotourisme (UECT).

Podem ver o site e fiquem de "boca aberta" www.fpcub.pt. Qualquer coisa falem com o meu AMIGO e membro da direcção, o Sr. José Morais que merecia uma estátua, por tudo o que tem feito em prol do cicloturismo! Nós sabemos bem o que já passamos para conseguirmos promover o cicloturismo de boa fé, enquanto que da parte da Federação Portuguesa de Ciclismo, só recebemos "mexericos" para nos deitar abaixo...

E deixem-se de preocupar com Federações que proibem a participação em passeios de bicicleta de "elementos castigados"...o que é isso?


PS: e já agora, fechei o site da Superciclismo, vou-me dedicar à plantação de batatas ;) é o Completo Desalento!

BlueDragon disse...

Caro Madeira,

Antes de mais queria dizer que partilho e concordo com todos os seus desabafos. O Veloluso é um espaço pessoal, no qual você tem todo o direito de desabafar, e que serve muito o ciclismo pois não deixa passar as desigualdades e injustiças que estão a acabar com o ciclismo em Portugal. Bem aja por isso e por partilhar connosco as suas ideias e reflexões. Quem não gostar que faço de favor de não ler e de não comentar.

Relativamente ao caso da Equipa LA-MSS-Póvoa de Varzim, todo o processo é uma VERGONHA. Não é de compreensão para ninguém pois passaram-se 11 meses e até agora não foi atribuída nenhuma nota de culpa a ninguém. E com tudo isto destruiu-se a melhor equipa portuguesa e a vida de uma série de homens, alguns dos quais meus amigos. Por tudo isto também me revolto mas, sinto-me completamente impotente e triste pelo facto de não puder fazer nada para contrariar esta situação. O Afonso, o Pedro, o Rogério, o Tiago, o Cláudio, o Paulo, o Zeferino e também o João são grandes homens e excelentes profissionais que não merecem estas ridículas suspensões.

Meus senhores, se têm algumas provas concretas que sustentem algum tipo de acusação a estes homens apresentem-nas de uma vez ou então deixem-nos em paz. Pois, perante isto ninguém consegue seguir com a sua vida em frente, tantos são os entraves e as ridículas proibições a que estão sujeitos.

Por isso, Sr. Madeira, continue a protestar e a desabafar pois este espaço e seu e ainda há pessoas que estão consigo nesta procura de entendimento e de verdade. Por favor, continue a ajudar-nos a ver alguma luz...

Pessoalmente, todo este processo, que também me afectou por diversas razões, da qual prefiro apenas referir a AMIZADE, teve um único objectivo. Eliminar a pessoa do Director Desportivo Manuel Zeferino, tudo o resto são os danos colaterais desta guerra. Infelizmente estamos a falar de pessoas que são filhos, pais, irmãos, amigos, cidadãos e que têm direito ao princípio da presunção de inocência. Por isso, até agora e passados 11 meses, continuam INOCENTES pois até à data nada foi provado.
Por tudo isto, peço desculpa pela minha grande ingenuidade mas não tenho por hábito acusar sem provas.

Para terminar, gostaria de lançar um desafio ao Sr. Madeira, pessoa que tanto admiro pela sua fontalidade: Que tal aprender a andar de bicicleta para puder acompanhar-nos em alguns passeios...

Abraço.

Anónimo disse...

Olá Maria João,

Entendo o desalento mas não me parece que seja assim que os problemas se resolvem e muito menos "por fora".
Independentemente de méritos que possa ter (desconheço para poder formular opinião), a FPCUB é uma associação como qualquer outra, seja de bairro ou de esquina. Não é reconhecida pelo Estado como federação com o estutato de utilidade pública desportiva.
O que está a sugerir é a legalização de uma prova por uma entidade que não tem competência para o efeito.
Essas competências foram delegadas pelo Estado, em exclusivo, à Federação Portuguesa de Ciclismo.

Maria João Gouveia disse...

Olá José Luis!

A FPCUB foi reconhecida pessoa colectiva de utilidade pública a 14 de Junho 1996, nos termos do Decreto-Lei nº 460/77 de 7 Novembro, pela Presidência do Conselho de Ministros e documento assinado pelo António Guterres conforme se pode comprovar em: http://www.fpcub.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=16&Itemid=33, pelo que pode dar o aval aos passeios de cicloturismo,a toda a sua actividade como Federação e penso que é disso que estamos a falar. O passeio de que falamos "Ciclismo para Todos" destinava-se à vertente de lazer/cicloturismo, sendo que inclusivamente (tal como anunciou o cartaz da prova), podiam participar pessoas com bicicletas de BTT e Estrada.Como tal, entendo que esta Federação tem legitimidade,o que não tem são os subsidios que deveriam ter direito, tanto pelo número de associados, como pela utilidade pública que lhe foi atribuída.Quem desejar organizar um passeio de cicloturismo, pode optar por uma ou por outra Federação.

José Luis, aproveito para vos endereçar os parabens por toda a vossa actividade em prol do ciclismo.

Bjs

Anónimo disse...

Olá Maria João e obrigado :)

Estamos a falar de coisas distintas: uma é a Utilidade Pública e outra a Utilidade Pública Desportiva.
A ACM, tal como a FPCUB e inúmeras colectividades, é detentora do Estatuto de Utilidade Pública.
Coisa bem diferente é o estatuto de utilidade pública desportiva que confere a uma federação desportiva a competência para o exercício, em exclusivo, por modalidade ou conjunto de modalidades, de poderes regulamentares, disciplinares e outros de natureza pública,
bem como a titularidade dos direitos e poderes especialmente previstos na lei. É este o detido pela FPC.

Utilidade Pública Desportiva: http://www.acm.pt/pdf/documentos/LeiBasesActividadeFisicaedoDesporto.pdf

Utilidade Pública: http://www.sg.pcm.gov.pt/DL391_2007.htm

Bjs,
JLR

aamorim disse...

Calma... Isto está a complicar, está tudo nervoso e a ficar desalentado... E, não será precisamente isso o que se pretende? Quer-me parecer que sim!!!
À Maria joão Gouveia, que já tive o prazer de conhecer pessoalmente, digo-lhe que lamento, embora compreenda, o encerramento do site da Superciclismo. Sou leitor assíduo, desde o tempo da revista. Sempre que utilizo a Internet "em lazer", há alguns sites obrigatórios: Veloluso, Superciclismo e O Xiclista. Só depois passo para todos os outros.
Vou ter de alterar os meus hábitos... paciência, a vida é mesmo assim! Mas lamento a perda do site. Mas, pensando bem, nunca foi um site "importante", nunca teve direito a promoção de 1ª página no site da UVP-FPC, como acontece com outros! Os favores pagam-se com subjugação e "lealdade"! Nunca foi o vosso caso, não é?
Ao BlueDragon (contra a minha vontade porque não gosto de falar com nicknames, mas a razão merece-o), não é totalmente correcto o que afirmas, pois já existem "notas de culpa", atribuídas até a quem nunca foi suspenso (off-record, é claro, que o processo está em segredo de (in)justiça)!!! Modelo único e que serve para todos! Também conheço e tenho amizade por elementos daquela equipa, alguns apenas conheci após este "magnifico processo", que ninguém sabe se é despostivo ou judícial. E, os que conheço, são HOMENS de verdade, que continuam a não virar a cara à luta, apesar de todo o mal que lhes tem feito. Um Abraço para todos eles, bem o merecem.
Sr. José Luis Ribeiro, na verdade no meu cartão de filiado na FPCUB consta a indicação de Instituição de Utilidade Pública. Espero não estar a ser enganado... E esta Instituição bem o merece, pelo trabalho que desenvolve, ao contrário de outras.
E, já agora, o mais importante.
Madeira, não te tenho como Homem de desalentos, de desistir. Não vejo que seja possível fechares o Veloluso (eles bem o tentam...), mas caso o tentasses, iria cair-te o Carmo e a Trindade na cabeça. Somos muitos os que gostamos de ciclismo e seguimos o Veloluso. Este Blogue continua a fazer falta à modalidade. Quem mais teve a ousadia e a coragem para questionar os métodos e os processos kafkanianos da FPC/CNAD.
Pela minha parte tens e terás todo o meu apoio. E já agora, quando virás ao Norte? Já é altura de nos conhecermos pessoalmente. E os nossos amigos gostariam de rever-te.
Uma certeza ressalta à vista, mesmo na dos "mais cegos". Por este andar para "acompanharmos ao vivo a nossa modalidade", em breve teremos que ir à nossa vizinha Espanha. Porque o nosso ciclismo está moribundo. E não se vê como possa recuperar, enquanto não mudarem as pessoas e as mentalidades.
Ah, peço perdão, já me esquecia, vai tudo passar para a pista!!! Em breve seremos os campeões nessa modalidade.

Anónimo disse...

Recuso-me escrever sobre doping.
O desporto em geral e o ciclismo em particular têm temas muito mais interessantes, embora admita que este (o doping) é um dos que mata qualquer modalidade.

Regresso a este painel de comentários para esclarecer três pontos com o "aamorim".

1) Espero que não tenha lido nas minhas palavras uma crítica à atribuição do estatuto de utilidade pública à FPCUB. Não escrevi isso.

2) Espero também que não tenha pretendido colocar em causa (com a referência que fez) a justiça da atribuição do Estatuto de Utilidade Pública à Associação de Ciclismo do Minho,

3) Espero, por último, que tenha entendido a diferença entre Estatuto de Utilidade Pública e Estatuto de Utilidade Pública DESPORTIVA. A FPUC não tem, de facto, este último. Tem o primeiro, como a ACM e outras colectividades.
As listagens são, aliás, públicas como poderá verificar nos seguintes endereços:

Federações com Estatuto de Utilidade Pública DESPORTIVA: http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=54)

Entidades declaradas de Utilidade Pública: http://www.sg.pcm.gov.pt/pcups.asp

Cumprimentos,
José Luís Ribeiro

aamorim disse...

Caro José Luís Ribeiro,
Sinceramente, depreendo agora, está ligado à Associação de Ciclismo do Minho. Reconheço que o não sabia.
Daí que, ao contrário do que possa ter pensado (legitimamente), não pretendi colocar essa Associação em causa. Até porque tenho acompanhado (e as minhas desculpas por não associar o nome à entidade) o trabalho (via internet) dessa Associação, que considero louvável.
Quanto à diferença entre Utilidade Pública e Utilidade Pública Desportiva, sinceramente estou pouco ralado com isso, o importante é mesmo o trabalho realizado em prol da modalidade. No que possa ser útil, saiba que estou disponível dentro das minhas possibilidades.
Cumprimentos

António Amorim

Paulo Sousa disse...

Mas que grande confusão que para aqui vai…

…devo esclarecer que no momento em que estou a escrever estas linhas o ultimo comentário publicado é o do José Luís Ribeiro ás 11:32pm.

Mas vamos por partes.

Maria João – lamento muito sinceramente que tenhas fechado o site, contudo e como eras tu que o "sustentavas" sozinha estás no teu pleno direito, lamento não ter conseguido ajudar.

Para organizar passeios de bicicleta e de acordo com a legislação actual não é necessário o cunho de nenhuma instituição (excepto das autarquias pela utilização da via).

O José Luís Ribeiro está coberto de razão no que diz e eu não reconheço qualquer legitimidade á FPCUB, tal como o Zé Luís disse são tão simplesmente mais uma associação.

O que aconteceu no passado sábado na Póvoa de Varzim foi simplesmente uma corrida, corrida essa que esteve na iminência de ter sido oficializada via A.C.P. junto da U.V.P./F.P.C. uma vez que as associações regionais de ciclismo são por defeito equiparadas a organizadores de corridas (mas isso já todos sabem), aliás esteve anunciado no nosso site assim como também estivemos presentes na conferencia de imprensa que anunciou os eventos velocipédicos do fim-de-semana passado na Povoa de Varzim.

A Associação de Ciclismo do Porto, ao contrario de outras entidades também com responsabilidades no Ciclismo (e não me refiro ao Minho onde o trabalho lá efectuado de forma continuada serve de referencia para todas as outras associações) sabendo que havia a possibilidade de pretenderem participar cidadãos supostamente suspensos optou por não enviar o processo de licenciamento da prova para a U.V.P./F.P.C. – todos sabemos que há atletas castigados a participarem em provas velocipédicas "oficiais" por esse país fora sem ninguém se preocupar nem levantar qualquer tipo de questão.
Para se considerar prova basta que estejam prémios em disputa (nem que seja uma simples rolha de cortiça).

Em termos de segurança esta prova pode muito bem servir de exemplo a qualquer outra prova realizada por esse país fora pois não ficou a dever em nada a qualquer outra prova (mesmo à Volta a Portugal). Foram mais do que muitas as provas onde participei (como motociclista e também como comissário) em que para pelotões de 120 cadetes ou juniores eram só requisitados três elementos da GNR-BT e a esmagadora maioria dos cruzamentos nem policiados estavam.

Fico-me por aqui pois o processo deste fim-de-semana é demasiadamente complexo para ser discutido na praça pública, mas uma coisa é certa, uma vez mais quem perdeu foi o CICLISMO.

Só mais uma coisa, a FPCUB não é alternativa no Ciclismo. Quer gostemos ou não a entidade que em Portugal supervisiona a modalidade Ciclismo em todas as suas vertentes é a U.V.P./F.P.C.. Quem não concordar com a forma como está a ser gerida, em 2012 pode apresentar uma lista a votos (Maria João, este comentário não é para ti).

O actual momento que o Ciclismo nacional atravessa é demasiadamente controverso para se andar com este género de quezílias, são demasiados os erros do passado em que as consequências estão a vir agora á tona e que se não forem encarados de frente o Ciclismo vai de vez ao charco.

Subscrevo as palavras do Zé Luís em relação ao doping e quando se quiser resolver esse problema há uma forma muito simples, castiguem também o director desportivo do (s) atleta (s) que for apanhado (s) e vão ver como o problema acaba de vez – não estou a insinuar nada, antes pelo contrario, mas os directores desportivos ao saberem que podem também ser castigados vão exercer um maior controlo sobre os seus atletas.

Se numa qualquer infracção numa prova de ciclismo o director desportivo é simultaneamente castigado com o atleta porque não no doping também?

MAS CENTREMO-NOS NAQUILO QUE NOS UNE E NÃO NAQUILO QUE NOS SEPARA, POIS TODOS SOMOS POUCOS PARA O CICLISMO.

Ressalva: quem está aqui a escrever é o Paulão (Paulo Sousa) cidadão ainda de pleno gozo dos seus direitos cívicos e morais e não o vice-presidente da Associação de Ciclismo do Porto.

carneiro disse...

"a FPCUB não é alternativa no Ciclismo"

Amigos, de que "ciclismo se está a falar ?

Cicloturismo ou ciclismo mais ou menos competitivo, com provas de competição mascaradas de "passeios", mas de roda livre nos ultimos Km?

Em cicloturismo puro - sem medalhas à chega ou roda livre, ou qualquer outra forma de competição - já estive em passeios organizados pela FPCUB com mais de mil participantes. Em especial, na zona de Lisboa, é a única alternativa.
Não é legítimo, por isso, negar a relevância desta federação.

Pelo que tenho percebido, na zona norte do país é diferente. São as associações da FPC - em especial as que se pronunciaram aqui - que têm tido o mérito de organizar passeios de cicloturismo e de competições amadoras. Não me pronuncio sobre essas realidades, porque não as conheço e se estão por aqui intervenientes directos, quem sou eu para botar discurso sobre a matéria.

Mas na zona de Lisboa, meus amigos, estávamos nós bem tramados se estivéssemos à espera da U.V.P./F.P.C para se poder andar de bicicleta em conjunto com outros ciclistas. Insisto, na vertente puramente cicloturistica.

Bem sei que a FPC tem uma secção de cicloturismo. Mas eu nunca dei por ela num raio de 100 Km á volta de Lisboa. Não afirmo que não exista. Afirmo apenas que nunca dei por ela. E como faço mais de 8.000 Km por ano nesta zona, ou essa secção de ciclioturismo da FPC anda a esconder-se de mim ou sou eu que ando desencontrado.

Mas o problema deve ser meu, pois sou muito distraído.

Só mais uma coisa: quem anda de bicicleta pela saúde, pelo prazer e pela confraternização, está-se a borrifar para qual a federação que organiza, qual a federação que tem o exclusivo, qual a federação que "manda".

O que a malta quer é uma federação qualquer que organize eventos - passeios, subidas, voltas concelhos, etc. - que permita que a malta ande na estrada a praticar um desporto que adoramos.

mais outra coisa: tenho amigos que participam cá por baixo nas organizações da FPCUB e aí por cima nas organizações da U.V.P./F.P.C.. Mas não vou falar por eles.

O que a malta quer mesmo é dar ao pedal...

Cumprimentos respeitosos aos intervenientes.