terça-feira, abril 21, 2009

II - Etapa 384

COMO DIZEM OS ESPANHÓIS...
'NOS QUEDAMOS ENCANTADOS POR LO SABER'

Que eu tenha dado por isso, apenas o Record questionou a FPC sobre a eventualidade de a Volta a Portugal correr o risco de não se realizar este ano. Coisa que, muito sinceramente, nunca me passou pela cabeça. Primeiro, porque sempre o disse - e escrevi - e não tenho motivo para alterar a minha opinião, acredito no Senhor João Lagos.

Foi ele mesmo quem confessou, por acaso a A BOLA, que, e cito de memória, 'se há alguém que tenha conseguido escapar à crise conjuntural pela qual passamos, eu não sou um deles, vivo problemas'.

É de Homem. Aliás, não sinto qualquer necessidade de esconder a minha admiração por ele.

Hoje foi distribuído um comunicado que, até porque não está assinado, não se percebe bem de onde vem.

No primeiro parágrafo pode ler-se 'a UVP-Federação Portuguesa de Ciclismo e a PAD/João Lagos Sports vêm esclarecer?...'

No terceiro e último... 'Também não se poderá estranhar - e até é de louvar - que uma instituição como a UVP-Federação Portuguesa de Ciclismo procure ter sempre Planos B [sic]...'
Será um auto-elogio?
A assinatura do Comunicado ter-nos-ia esclarecido.
Assim...

Pela minha parte - e a minha opinião vale o que vale - nunca duvidei que a Volta a Portugal saísse para a estrada. Já fico de pé atrás com aquela parte do 'a possibilidade de não ser organizada nos mesmos moldes de anos anteriores', o que significará?

Mas fico, enquanto adepto confesso, satisfeito por ler: 'estando assim garantida a normal organização de todas essas provas [as que fazem parte do pacote que envolve a concessão da Volta a Portugal a terceiros, porque ordinariamente caberia à FPC organizá-la]... na actual temporada de 2009'.
Depois... ficamos sem saber.

Mas fico contente na mesma.
Só que a matutar numa coisa...
Que bom seria a FPC ter previsto um Plano B, não só para as corridas da PAD/João Lagos Sports, mas para todas as que os vários organizadores estão a ter enormes dificuldades em trazer para a estrada este ano...

1 comentário:

Unknown disse...

Para já fico satisfeito que os interesses da modalidade estejam a ser salvaguardados e que se acautelem problemas que podem ditar a morte lenta da modalidade em Portugal.

Penso que este ano, será um ano crucial para o futuro do ciclismo e das várias entidades envolvidas na organização da modalidade.

Na minha opinião era importante existir uma reflexão entre os vários agentes que tutelam ou que têm responsabilidades na modalidade devendo existir um debate em torno dos seguintes temas:

- A diminuição de dias de competição, das várias categorias.

- A organização e sustentabilidade do Ciclismo Profissional.

- A conjectura económica e que efeitos colaterais para as equipas e organizadores.

- A organização e sustentabilidade do Ciclismo Jovem.

- Responsabilidades e Obrigações da entidade detentora dos direitos de Organização da Volta a Portugal.

- A diminuição de Equipas Profissionais.

- Os contratos de trabalho (salários precários) dos Ciclistas Profissionais.

- A calendarização irregular (Vazios no calendário de provas)

- A preferência das Equipas Profissionais pelo calendário Internacional em detrimento de provas isoladas do Calendário Nacional.

- O papel das Associações de Classe na discussão dos problemas da modalidade.

Carlos Nogueira