domingo, março 01, 2009

II - Etapa 333

SE É QUE ESTOU A PERCEBER
ESTAMOS PERANTE ALGO... ABOMINÁVEL!


Parto do princípio que a maioria dos meus leitores - se calhar estou redondamente enganado - está familiarizada com a obra do austríaco Franz Kafka, obviamente com um livro a que deu o nome de O Processo.

Conta a história de um homem que um dia, cedo pela manhã, é preso acusado de um crime que ninguém chega a saber qual é...

Kafkiano passou a ser sinónimo de inexplicadas manigâncias que sempre tramam alguém, sem que nunca se saiba exactamente porquê.

Já leram aqui atrás que ontem, quando soube do castigo aplicado ao João Cabreira, tinha, de facto, pouca informação. Que hoje recuperei porque toda a gente falou disso,.

Mas estou longe de ter ficado esclarecido...

Vamos lá por partes, a ver se não me embrulho nos raciocínios.

UM DOS MELHORES LAD

Um dos melhores... ok, cinjamos-nos ao que é do conhecimento público: um dos muito poucos Laboratórios anti-Doping da Europa, reconhecido com a chancela da Agência Mundial anti-Dopagem (AMA), analisa uma amostra recolhida e não encontra nada!

A amostra está, aparentemente, limpa...

1.ª pergunta: porquê enviar essa amostra para um outro LAD, no caso o de Madrid?
Mas foi o que aconteceu.

Facto: em Madrid também não conseguem encontrar nada por onde pegar.

2.ª pergunta: porquê a insistência que culminou com o envio da mesma amostra para Colónia, na Alemanha?

Facto: Em Colónia também, na análise normal e, julgo eu, habitual, também não foi detectado nada.

Contudo, e isto foi escrito, logo, é do domínio público, em Colónia o LAD local resolveu ADICIONAR à amostra em causa, uns 'pinguitos' de EPO!!!

3.ª pergunta: porquê?

Grande dúvida: os Laboratórios PODEM ADICIONAR o que lhes aprouver às amostras?

Se sim, quem garante a quem que os resultados dos controlos não são manipulados nos LAD? Peço desculpa... a minha dúvida é sustentável.

Uma amostra que NÃO DAVA NADA acaba por sustentar a suspensão de um atleta depois de lhe ter sido... adicionada EPO.

Mal comparado é assim como se a GNR me convidasse - o que não foi o caso, uma vez que o atleta em causa não foi tido nem achado em todo este kafkiano processo - a beber uns copos e logo a seguir me fizesse o teste do balão!

Até onde é que isto é legal?
Porque estamos a falar de um Homem. De uma pessoa. De um ser humano.

Não se pode brincar assim com a carreira de um atleta.

Nunca os meios justificaram os fins.

A não ser em sociedades em que os Direitos de cada um não passam de letra morta...
Já chegámos aí?

DITEM-ME OS REGULAMENTOS

Mas neste caso que envolve o João Cabreira há outros aspectos... tenebrosos.

Que artigo, nos regulamentos, legitimou o facto de, não estando impedido de participar numa corrida não pudesse ter envergado a Camisola de Campeão Nacional?

Dizem-me e eu aceito...

Calo-me.

Mas eu digo que não existe.
Mais... não passou ainda meia dúzia de anos desde que um outro Corredor pode luzir a Camisola de Campeão Nacional, mesmo depois de a primeira análise a que fora sujeito ter dado positivo.

Continuou Campeão Nacional, e a correr com o respectivo símbolo, até a contra-análise ter confirmado a primeira.
Foi em vésperas de uma Volta a Portugal que começou em Idanha-a-Nova... e mais não digo.

Porque é que, podendo correr a Volta ao Algarve, o João não pode vestir a Camisola de Campeão?


Já sabiam que oito dias depois iria acontecer o que aconteceu?
Pia decisão...

Eu até aceitaria, se o argumento fosse o de não manchar a reputação da Corrida algarvia.
Mas se já sabiam... teriam que ter impedido o Corredor de correr.
Não de não usar a Camisola que conquistou de forma limpa.
Foi sujeito a controlo e este nada revelou.

PERSEGUIÇÃO...

Não é preciso, e já ontem o tinha deixado mais ou menos claro, insistir que o João Cabreira está a ser vítima do ressabiamento de quem não gosta de perder.

Cometeram um erro primário, aqui há uns meses atrás, e isso custou-lhes a digerir.

A partir desse momento, o João passou a ser um alvo a abater.

É que não vale a pena tentarem negar isto, de tão evidente que é.

Mas, e como diz o poema de Manuel Alegre, "mesmo na noite mais triste, em tempo de servidão, há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não..."

Assumo-me como esse 'alguém'.

Porque é que o João Cabreira TINHA que ser apanhado?
Porque ganhou um processo ao Conselho de Justiça da FPC?

Porque, ao contrário da maioria, tem tomates para enfrentar as diatribes da FPC?
Ou há alguém a quem interessa mostrar resultados?

Mesmo que forçados?
(Há subsídios governamentais que dependem disto...)

E, na família do Ciclismo, nomeadamente na FPC, há quem se apreste a estes... favores?

É claro que favores com favores se pagam.
Que favores há em dívida?

Desculpem-me, numa situação como esta permito-me todas as interrogações.

POR FIM...

Ainda há uma hipótese que justifique toda esta fantochada.
A verdade é que, desde 19 de Maio do ano passado até hoje, ainda ninguém sabe o que é que a PJ apreendeu na rusga que fez, em concreto, à equipa da Póvoa.

Porquê?
Tão lestos que foram em mostrar os ben-u-ron e as seringas para administração dos complementos vitamínicos...

Elementar...

Porque não tinham nada mais.
E o 'povão' engole o que lhe é dado!

Mas...
... admitamos que sim, que conseguiram mais algumas coisas.

Em termos estritamente judiciais, não podiam ter apanhado nada porque não havia legislação na qual sustentar fosse o que fosse.

Agora... e é só um imaginemos, que na panóplia de produtos que nunca estiveram fora da Lei - ou esta teria sido accionada - encontraram o tal pó que mascara...

Como podem, num regime de Direito, fugir à ilegalidade de a agência nacional anti-doping ter tido acesso a dados que, por si só, jamais conseguiria ter se não tivesse iso à boleia da PJ?

É, é evidente, um caso para ser esgrimido pelos advogados.

E o do João não terá grandes dificuldades em fazer valer a nulidade daquela 'rusga'...

Não interessa aqui mais nada para além do que o que a Lei dita.
Quem quiser, ou pensar que pode ir além da Lei... nem me arranca uma gargalhada.

Agora que estão a atentar contra o Ciclismo, disso não me sobram dúvidas.

Em nome do quê é que eu já não sei...

6 comentários:

José Nunes disse...

"a protease é uma enzima que destrói proteínas, pelo que torna indectável a presença de EPO na urina" diz o Senhor Luís Horta. Penso que o João Cabreira é o primeiro desportista na história do ciclismo a ser suspenso por NÃO ter acusado EPO, mas por se supor que tomou EPO.
Dentro desta lógica a FPC deveria suspender todos os ciclistas profissionais que não acusem nada nos controlos anti-dopping pois é bem possível que tenham tomado EPO.
Enfim... isto é tudo absolutamente inacreditável. Chegou-se a um ponto em que as pessoas já não medem os meios para atingir os seus fim e com isso destruir a vida profissional e familiar de vários desportistas. Ao invés, Médicos e Dirigentes somam condecorações mediáticas (e talvez euros nos seus ordenados).
Força João, espero poder ver-te, em breve, a brilhar na estrada.

cristina neves disse...

olá Madeira,

sabes que digo amigo, de que vale estes homens andarem a pedalar horas e horas em cima de uma bicicleta?
Estarem aos quinze dias fora de casa? muitos com filhos acabados de nascer...e sabem-no pelo telefone...sim porque não existe dinheiro para ir ver a mulher e o filho um instantinho de avião tipo jogador da selecção!!!o dinheiro dos ciclistas dá para pagar as prestações da casa e pouco mais...

Mas mesmo assim, FPC, jornalistazinhos de meia tijela, que vivem do ciclismo, senão o nome deles nunca aparecia a assinar um artigo, continuam a bater no alvo mais fraco...
o que pedala, o que tem que mostrar algo senão no ano a seguir é encostado às boxes e tem uma familia para sustentar e uma casa para pagar.

E como nem todos têem a sorte de terem papás que lhes limpam as costas ao primeiro tropeçam, e neste momento pedir ao "totta" não vale de nada!!!! dizem é mais um para o desemprego...
pois, mas não sabem que os ciclistas nem no fundo desemprego podem se inscrever, sabiam disso? Claro que desculpem a minha ousadia mas "PIMENTA NO CÚ DOS OUTROS, PARA NÓS É REFRESCO" não é verdade?
Até ao dia que poder bater à nossa porta...aí é o ai Jesus...mas alguns até deviam provar um bocadinho dessa pimenta, para tentarem tirar algo proveitoso da vida.
cumprimentos
cristina neves

ps- posso dizer-vos que onde o meu mano estiver, as lagrimas dele escorrem pela cara abaixo, a ver a modalidade que tanto amou, estar a ser levada á ruina total.

Luís Silva disse...

A grande vantagem deste blog é que todas as pessoas podem exprimir as suas ideias e debaterem pontos de vista diferentes. Apesar de nunca ter praticado ciclismo ou ter estado ligado à modalidade, considero que perante os últimos dados apresentados publicamente da suspensão do ciclista torna-se continuar a apostar no argumento de preseguição. Os dados ciêntificos são extremamente valorizados perante qualquer organismo de Justiça - tribunal ou conselho de disciplina - sendo levado a admirir que fiquei extremamente desiludido, mas não surpreendido, por um ciclista ser apanhado com um desmascarante de um produto anti-doping.
Relativamente ao facto da urina ter estado em Lisboa, Madrir e Alemanha. Acho muito bem, porque se existiam suspeitas e estava a decorrer um processo, efectuou-se todas as diligências necessárias para se descobrir a verdade.
Agora, não sei que resposta o ciclista vai tomar, mas julgo que esta técnica serve de alerta para todos os ciclistas que recorrem a doping e espero que o ano de 2009 não fique marcado por mais nenhum episódio deste género.
Sei que este blog é um claro defensor da equipa da Povoa, mas entendo que se a ciência provar que havia doping, os responsáveis devem ser penalizados, mesmo que tenham sido a melhor equipa de ciclismo em portugal, após a Sicasal-Acral.
Acho que o ciclismo português tem potencial para evoluir, porque é um desporto popular, que consegue encontrar jovens talentos todas as décadas, destacando, neste momento o promissor Tiago Machado.

cristina neves disse...

desculpe Zé!!!

nunca foi minha intenção prejudicá-lo.

cumprimentos

mzmadeira disse...

Que nada, Cristina... Olha o meu ar de preocupado!!! :-)
Mas é preciso estar com um olho no burro e outro no cigano... Eu sei que tu percebes.

cristina neves disse...

oh...se percebo!!!