terça-feira, março 10, 2009

II - Etapa 341

TAÇA DE PORTUGAL DE ELITES
E CIRCUITO 'MASTERS' NO MINHO

Durante dois dias (21 e 22 de Março) Vieira do Minho vai ser a "capital" do ciclismo português com a realização da Clássica de Vieira do Minho, primeira prova da Taça de Portugal de Elites, e do Circuito local, competição reservada ao escalão de "masters" e pontuável para o Circuito dos Campeões, iniciativa da responsabilidade da School Eventos.

Durante o fim-de-semana de 21 e 22 de Março todas as atenções estarão concentradas neste concelho do Minho que recebe a visita dos melhores ciclistas nacionais da actualidade, em representação das seis equipas profissionais, integrando ainda o pelotão duas formações espanholas.

Para Albino Carneiro, presidente da Câmara Municipal, será a oportunidade para Vieira do Minho receber a visita de uma prova e de uma modalidade que na memória de todos está presente pelos "relatos emocionantes de outros tempos".

"Quando nos foi lançado o desafio para acolher estas iniciativas sentimos que era uma oportunidade que não podia ser desperdiçada até porque sabemos o carinho que a modalidade tem junto de população. Por outro lado permite-nos chamar a atenção para um concelho e uma região que, apesar de tudo, continua muito distante dos centros de decisão. Estou certo que vai ser uma jornada desportiva de alto gabarito e 'apenas' o primeiro passo de uma cooperação futura que antevejo mutuamente proveitosa".

Pelo mesmo diapasão afinou Pedro Soares, em representação da School Eventos, para quem "a Clássica de Vieira do Minho reúne todas as condições para se afirmar como uma das melhores provas a ter lugar este ano em Portugal".

Entre os ciclistas presentes (Cândido Barbosa, Nuno Ribeiro e César Quitério) coube ao paredense ser o porta-voz da satisfação pela oportunidade de "competir a sério" que a Clássica de Vieira do Minho proporciona ao pelotão português.

"Março é um mês onde o vazio competitivo é enorme e esta prova, que encerra um grau de dificuldade apreciável, surge como uma boa oportunidade para se avaliar o momento de forma das equipas. Depois combina na perfeição a comunhão com a natureza num ambiente excepcional. Penso que vai ser um programa bastante interessante e que tem todas as condições para trazer de volta o ciclismo de alta competição a uma região da qual tem andado um pouco arredia" - vincou.

Com a coordenação técnica confiada a José Azevedo e Orlando Rodrigues, coube ao ex-ciclista revelar os aspectos mais importantes das duas jornadas.

Assim, no dia 22 (domingo) as Elites terão pela frente um traçado com 130 quilómetros, repartidos pelos concelhos de Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso.

Disputada num trajecto em circuito (duas voltas) terminará com uma volta final mais curta mas para a qual estão reservadas as maiores adversidades.

As condições naturais da região propiciam um percurso de altos e baixos com as maiores dificuldades localizadas em Cerdeirinhas (PM3) e uma inédita mas dura escalada da Serra da Cabreira, a apenas nove quilómetros da chegada e que se encarregará de fazer a selecção final. Pelo meio haverá ainda lugar para duas Metas Volantes, ambas em Póvoa de Lanhoso.

Ao jeito de aperitivo, na véspera (dia 21), terá lugar a primeira prova do Circuito Masters instituído pela School Eventos. Com uma extensão mais reduzida (74,5 km) será disputada sobre um circuito de 10 quilómetros cumprido integralmente em Vieira do Minho.

Em qualquer dos dias a partida está marcada para as 11 horas.
.

Texto (editado) da responsabilidade da School Eventos;
foto do convite descaradamente piratado do site SuperCiclismo - se me quiseres processar, Maria João, tens que ir para a fila :-) -
porque eu não fui convidado para nada! ;-)

2 comentários:

Maria João Gouveia disse...

ai ai arriscas-te a pagar o café na Travessa da Queimada ;)

mzmadeira disse...

Culpado me confesso! Cumprirei a "pena" logo, logo... na próxima semana. Antes havemos de falar. Lembras-te do livro? Quando quiseres...