quinta-feira, março 12, 2009

Neutralização

“LER PARA TER PEDALADA”
Parceria AC Minho/Plano Nacional de Leitura

Numa parceria inédita que alia o desporto e a cultura, a Associação de Ciclismo do Minho (ACM) e o Plano Nacional de Leitura (PNL) estabeleceram uma colaboração que visa divulgar os objectivos e chamar a atenção dos vários sectores da sociedade civil para a missão do PNL.

O PNL promove o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como o alargamento e aprofundamento dos hábitos de leitura.

No âmbito da colaboração entre as duas entidades, o PNL associa-se às actividades da ACM ao longo de toda a época desportiva, nomeadamente nas cerca de cem provas de ciclismo (Estrada e BTT) e na página da associação na internet.

Serão difundidas imagens que celebram o prazer de ler e convidam os cidadãos a associarem as práticas de leitura às práticas desportivas.

“Ler para ter pedalada ! Se é verdade que o desporto tem associada a imagem da destreza física, dos corpos definidos e saudáveis, não é menos verdade que a cultura, com a promoção do pensamento, agiliza a musculatura cerebral promovendo clareza e limpidez do conhecimento, afinal, o maior bem que uma sociedade saudável pode ter. Esta é uma busca simples, um objectivo realizável individualmente e ao alcance de todos”, explicam os responsáveis da associação.



"Congratulamo-nos com esta iniciativa e desejamos também o maior sucesso para as provas desportivas", contrapõe Isabel Alçada, Comissária do PNL.

Procurando elevar os níveis de literacia dos portugueses, o PNL tem vindo a envolver progressivamente autarquias e a suscitar apoios de fundações, de associações e empresas.
“Enquanto Instituição de Utilidade Pública, a ACM também tem responsabilidades e, nesse contexto, achamos importante colaborar com o PNL numa simbiose perfeita que alia o desporto e a cultura para se promover uma sociedade, simultaneamente, mais saudável, mais conhecedora e mais esclarecida”, dizem os responsáveis p'la ACM.
No âmbito da parceria agora estabelecida será colocado um painel promocional do PNL junto à meta ou no percurso de todas provas de ciclismo a organizar pela ACM e está a ser equacionada a realização de outras acções promocionais, nomeadamente, exposições, distribuição de materiais e encontros com escritores nos locais das provas.

Por outro lado, no site da ACM (www.acm.pt) será exibido um banner do PNL com ligação directa ao sítio www.planonacionaldeleitura.gov.pt.


A ACM está, entretanto, a procurar reunir apoios que possibilitem a oferta de livros aos atletas melhor classificados, de todos os escalões etários, nas cerimónias protocolares das competições desportivas.

Texto (editado) da responsabilidade da ACM
...

Ora aqui está algo que, confesso, me surpreendeu. Pela positiva, claro.

Os mais velhos e, infelizmente, eu ainda não caibo nesse grupo [apenas por não o ter vivido porque, em termos de História do Ciclismo em Portugal sobrevoam-me ideias mil, estou a tentar agarrar uma, pelo menos...] poderão ainda contar como era quando se sprintava por um... presunto.

Agora, e entendo a notícia supra como extraordinária pensando, para já, nos escalões etários mais baixos, incentivar no jovem atleta, primeiro o gosto, na esperança de o levar à apetência pela leitura é assim... uma espécie de 'Ovo de Colombo'.

Não bato palmas - entendam a metáfora - porque não tenho mãos que cheguem.

Como escrevi aqui, no VeloLuso, há alguns meses, concretamente aquando das eleições das novas direcções, quer da ACM, quer da Associação de Ciclismo do Porto, QUERO acreditar numa nova geração de dirigentes no Ciclismo português.

Neste caso concreto, a direcção da ACM poderia ter feito uma parceria com uma qualquer entidade bancária ficando beneficiária de cartões de crédito sem limite de plafond.
Não! Fê-lo com uma instituição cujo objectivo, para além de lúdico é educacional.

Que hei-de eu dizer mais?
Tiro-vos o meu chapéu...

E continuem a procurar associar a nossa modalidade preferida a algo que não tenha a ver com... fármacos.
Não vão conseguir espaço na CS, mas devem sentir-se bem convosco próprios.
E há alguma coisa que pague isso?

Parabéns à ACM.

Sem comentários: