segunda-feira, março 16, 2009

II - Etapa 345

BTT / DE LA PEÑA VENCE NO TURCIFAL

O espanhol Alejandro de la Peña (Extremadura-Specialized) venceu a prova mais importante do programa de corridas do primeiro evento pontuável para o Mountain X-Bike, um novo troféu da responsabilidade da geapro que procura criar um espaço próprio no sector do cross country, tal como este organizador já conseguiu em termos de downhill.

E bem se pode dizer que esta estreia da geapro como organizador de provas de cross country foi altamente positiva, não só pela adesão de participantes, que ultrapassou uma centena, como pelo excelente pista traçada, considerada pelos atletas mais referenciados da modalidade como a mais selectiva do País, com algumas subidas demolidoras, a exigir bastante da parte física, mas igualmente com muitas descidas selectivas, de grande recorte técnico.

A corrida destinada às Elites masculinos foi bastante interessante de seguir, sobretudo pelo duelo que se travou na frente, ao longo das cinco voltas a um percurso com quase sete quilómetros. Na verdade, desde os primeiros metros que o campeão nacional, Luís Pinto (Lacoviana), e o espanhol Alejandro de la Peña se distanciaram no comando da prova, com superioridade repartida. No entanto, o atleta espanhol foi mais forte na parte final, sobretudo ao longo da última volta e cortaria a meta com uma vantagem de 1.21 m sobre Luís Pinto, enquanto David Rosa (Desarfate) preencheu o último lugar do pódio, mas já a quase três minutos.

Na categoria de sub-23, o campeão nacional, Tiago Ferreira (Quintajense) fez uma corrida solitária, terminando com mais de três minutos de vantagem sobre Ricardo Vicente (Bicisintra), com Diogo Afonso (SLB/VRSA) a ser terceiro. Nos juniores, a cena foi muito semelhante, com a equipa da BTTrilhos a impor a sua lei, com Ricardo Marinheiro a fazer uma prova espectacular e a terminar com sete minutos de avanço sobre o seu colega de equipa, Pedro Lopes, com Rodrigo Gomes a entrar na terceira posição.

A corrida de Veteranos A acabou por ser a mais equilibrada, quase com chegada ao sprint, com Davide Inácio (Nucleobike) a impor-se a Hugo Moreira (Team Baeta Bianchi) por escassos quatro segundos, enquanto o individual João Silva Paulo se impôs nos Veteranos B/C.

Para terminar o sector de federados masculinos, uma referência para Fábio Tomás (Clube BTT Seia) que levou a melhor de forma clara nas duas voltas que os cadetes deram ao traçado.

A categoria de Promoção foi a mais concorrida e o individual João Massena não teve grandes problemas em impor o seu maior andamento, terminando com quase dois minutos sobre Luís Beltrão (QVG Bike Team), enquanto Marco Domingos (Super Radical) fechou os lugares do pódio.

No sector feminino, a superioridade das vencedoras nunca esteve em dúvida e os seus nomes aqui ficam para a posteridade: Sandra Araújo (BTTrilhos) em Élites, Rita Barriga (SLB/VRSA) em Juniores e Ana Silva (Quintajense) em Cadetes.

Mais informações em
www.mountainxbike.com

(Texto e foto do pódio dos seniores: Vivex)

Sem comentários: