segunda-feira, março 16, 2009

II - Etapa 344

ACM HOMENAGEOU
ANTIGO CICLISTA
FRANCISCO MARINHO

A Associação de Ciclismo do Minho (ACM) homenageou ontem Francisco Marinho, velha glória do ciclismo português e impulsionador da ACM e do ciclismo em Fafe.
A homenagem decorreu aquando da cerimónia protocolar do Prémio Cidade de Fafe (Prova de Abertura de Cadetes).

Natural de Fafe, onde nasceu a 20 de Agosto de 1940, Francisco Costa Pereira Marinho participou em seis edições da Volta a Portugal em Bicicleta e numa Volta a Espanha em representação da equipa do Académico Futebol Clube.

Francisco Marinho esteve na fundação da Associação de Ciclismo do Minho e, em 1976, impulsionou a criação de secção de ciclismo da Associação Desportiva de Fafe, tendo desempenhado a função de Director Técnico da equipa que participou na Volta a Portugal desse ano.

À homenagem da ACM associaram-se Miguel Ribeira, dirigente da Federação Portuguesa de Ciclismo e Adérito Silva, representante da Câmara Municipal de Fafe, entre outras individualidades ligadas ao ciclismo, familiares e conterrâneos de Francisco Marinho.

"Ao promover esta pequena e singela homenagem, a Associação de Ciclismo do Minho pretender evocar a pessoa de Francisco Marinho, natural de Fafe contanto hoje com 68 anos, vividos no entusiasmo do equilíbrio das duas rodas", referiram os responsáveis da ACM na emocionada e muito aplaudida cerimónia.

"Queremos destacar o contributo de Francisco Marinho ao ciclismo nacional durante a década de cinquenta, período em que participou em várias edições da Volta a Portugal, entre um sem número de outras provas de nomeada, assim como o contributo para o desenvolvimento da modalidade no Minho e em Fafe", prosseguiram.

"A ACM entende que vincar na memória de todos a excelência de Francisco Marinho enquanto atleta deve ser entendido como uma mensagem ao desportista saudável, um competidor de elevada seriedade, um atleta de qualidades humanas inigualáveis sempre dedicado à causa do ciclismo."

"Honra-nos o seu entusiasmo pelo pedal, a sua atitude na vida e o seu exemplo", concluiu a Associação de Ciclismo do Minho.

(Texto ACM)

Sem comentários: