sexta-feira, maio 01, 2009

II - Etapa 399

'A MAGIA DO TOUR'

Alves Barbosa e José Magalhães Castela apresentam amanhã, dia 2 de Maio, em Fafe, o livro "A Magia do Tour - Participação dos corredores portuguesas". A iniciativa decorrerá, a partir das 18 horas, na sede da Junta de Freguesia de Golães, após o Troféu José Martins/Taça de Portugal de Juniores. A entrada é livre.

O livro "A Magia do Tour - Participação dos corredores portuguesas", da autoria de Alves Barbosa e José Magalhães Castela, reúne as histórias e resultados dos 25 ciclistas portugueses que, até à data, correram na prova considerada a mais importante da modalidade.

Promovida pela Associação de Ciclismo do Minho, a apresentação do livro ocorrerá no final do Troféu José Martins/Taça de Portugal de Juniores.

José Martins alcançou em 1976 o 12.º lugar da classificação geral individual do Tour, tendo subido ao pódio em Paris juntamente com a sua equipa (KAS-Campagnolo) que venceu colectivamente a importante prova.

A obra, editada pela Minerva (Coimbra), inclui contributos de actuais e antigos ciclistas nacionais e internacionais, destacando-se o francês Bernard Hinault, cinco vezes vencedor do Tour e os portugueses Marco Chagas, Orlando Rodrigues e José Azevedo, entre outros.

Um dos destaques do livro vai para Joaquim Agostinho, considerado o maior ciclista português de todos os tempos, que correu na Volta à França por 13 vezes e foi terceiro classificado em 1978 e 1979.

Além de Alves Barbosa, José Magalhães Castela e José Martins, a apresentação do livro "A Magia do Tour" deverá contar também com a presença dos ex-ciclistas Fernando Ferreira e Manuel Silva que integraram a equipa Sporting-Lejeune, de Joaquim Agostinho, que disputou o Tour de 1975.

A apresentação do livro é promovida pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Junta de Freguesia de Golães, Reclamos Vitória, jornal Diário do Minho, revista Ciclismo a Fundo e Plano Nacional de Leitura (parceiro da Associação de Ciclismo do Minho).

Alves Barbosa é uma figura incontornável no panorama do ciclismo português. Enquanto praticante, participou em algumas das mais famosas provas internacionais, nomeadamente, na Volta a França, na Volta a Espanha, na Volta a Marrocos, no Paris-Nice, no Paris-Roubaix, nos Seis Dias de Nova Iorque, nos Quatro Dias de Dunkerque, entre outras inúmeras provas.

A nível nacional, obteve 9 títulos de Campeão Nacional, venceu por 3 vezes a Volta a Portugal (tendo conquistado 34 vitórias em etapas, recorde que ainda não foi ultrapassado) e muitas das provas clássicas portuguesas.

Foi ainda treinador, formador, seleccionador e técnico federativo.

José Magalhães Castela é autor de vários trabalhos já publicados no âmbito da ficção e da poesia, mantendo uma colaboração esporádica em jornais e revistas especializadas, tendo igualmente produzido alguns programas radiofónicos na RDP-Centro. Tendo publicado alguns títulos relativos à história do ciclismo português, 'A Magia do Tour1, de que é co-autor, pretende dar a conhecer a participação dos corredores portugueses que tiveram o privilégio de alinhar nas diversas edições da Volta a França, indiscutivelmente um dos maiores acontecimentos desportivos a nível mundial.
(Texto e foto da capa do livro: ACM)

Sem comentários: