quinta-feira, maio 14, 2009

II - Etapa 415

VOU, DEVERAS, FICAR CURIOSO...


Daqui a sete semanas, a contar a partir de ontem, 5.ª feira, terão lugar os Campeonatos Nacionais de Estrada, contra-relógio e fundo, referentes a época de 2009. Quer dizer, mais dia, menos dia, mais semana, menos semana, há 45 semanas (mais ou menos... 11 meses e meio) que o João Cabreira se sagrou CAMPEÃO NACIONAL DE FUNDO.
Até hoje, 45 semanas, mais semana, menos semana, mais dia menos dia, o João não pode mostrar na Estrada a camisola de Campeão Nacional porque a prova não foi ainda homologada.
Porquê?
Que aconteceu?
Caso positivo de 'doping' não foi, ou isso teria sido condignamente propagandeado. Então porque o não foi? Onde mora a curiosidade - que é a alavanca mestra do Jornalismo - de todos os que se dedicam à modalidade que nem um, ainda, se preocupou em saber porque é que só aqui, no VeloLuso - não é verdade porque esta foto foi-me cedida - podemos ver o João de camisola de campeão vestida?
Diz o RGTC, no seu Título 1 (Organização Geral do Ciclismo), Capítulo 2 (Provas), § 5 [Homologação], artigo 1.2.024 que, cito "O resultado de cada prova é homologado pela Federação nacional do Organizador - já bastas vezes referi que o RGTC da FPC não é mais do que a tradução do mesmo documento da UCI - o mais rápido possível após o final da prova".
Diz o Artigo 1.2.025, volto a citar "As Federações nacionais deverão certificar-se da inexistência de qualquer contestação do resultado da prova, antes da sua respectiva homologação."
Pergunta: houve - ou ainda há - alguma contestação em relação ao resultado da prova?
Não é público, e convinha ser.
Pergunta: porque é que o Campeonato Nacional de Fundo, época de 2008 ainda não foi homologado?
Veneno Puro: alguém aposta comigo que isso só acontecerá em vésperas do novo campeonato, só, e só para que o João Cabreira não venha a ter hipóteses de correr com a camisola de campeão que brilhantemente conquistou?
É que até o prazo para o Campeonato - fosse lá porque razão fosse - tivesse sido anulado já expirou. E teria sido anulado assente em que bases?
O João não estava envolvido no 'caso' PCC, tanto que pode correr o Campeonato; o João submeteu-se ao obrigatório controlo anti-doping, nada daí adveio...
Porque é que o Campeonato não foi homologado?
Porque é que ninguém ainda tentou saber isso?
Porque é que nós, adeptos, não sabemos de nada?
Quem tem a coragem de colocar, a quem de direito, estas questões, de forma frontal [eu estou a fazê-lo aqui, mas sei que não merecerei resposta] e depois, honestamente, esclarecer todos os amantes da modalidade?
Porque é que, em 2009 não vimos o Campeão Nacional ostentar a camisola que, repito, brilhantemente conquistou?
Não tenho esperanças nenhumas de alguma vez o vis a saber pela CS... Confesso!

Sem comentários: