terça-feira, maio 19, 2009

II - Etapa 426

RECONHECIDO O INTERESSE
DESPORTIVO DAS ACTIVIDADES

(Associação de Ciclismo do Minho
abrangida pelo Mecenato Desportivo)

A Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto reconheceu o interesse desportivo das actividades da Associação de Ciclismo do Minho, passando a associação a estar abrangida pelo Estatuto do Mecenato.

O Mecenato Desportivo é um conjunto de incentivos fiscais que visa estimular o financiamento privado do desporto e ajudar o associativismo desportivo.

O interesse desportivo das actividades da Associação de Ciclismo do Minho foi reconhecido através da publicação no Diário da República da Declaração n.º 154/2009 do Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto (DR, 2.ª série, n.º 91, 12 de Maio de 2009, Página 18606).

As empresas e os particulares que concedem donativos à ACM (www.acm.pt) beneficiam de uma majoração que é adicionada ao valor desse donativo, o qual é abatido à sua matéria colectável, conduzindo à redução do imposto a pagar ao Estado. O imposto em causa é, no que concerne às empresas, o IRC (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas) e, no que concerne aos indivíduos particulares, o IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares).

Os donativos constituem entregas em dinheiro ou em espécie concedidos sem contrapartidas que configurem obrigações de carácter pecuniário ou comercial às entidades beneficiárias.



Com sede em Guimarães e fundada em 12 de Outubro de 1977, a ACM - Associação de Ciclismo do Minho tem como objecto a promoção e regulamentação do ciclismo, nas suas diversas vertentes, em toda a região do Minho (distritos de Braga e Viana do Castelo).

Integrada na UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo, sendo sua representante no Minho, a ACM tem pautado a sua actividade pela promoção e organização de eventos desportivos, com notória predominância para as provas organizadas para os designados escalões de formação.

Medalha de Ouro da Federação Portuguesa de Ciclismo e Medalha de Mérito Desportivo em Prata da Câmara Municipal de Guimarães, a ACM promove anualmente actividades para as várias vertentes do ciclismo, nomeadamente, ciclismo de estrada, BTT, Trial Bike e cicloturismo.

Para a presente época desportiva a ACM tem agendadas 57 provas de ciclismo de estrada (para as categorias de iniciados, infantis, juvenis, cadetes, juniores e veteranos);
17 de BTT (Campeonatos de Cross Country, Down Hill e Troféu de Iniciação);
14 actividades de Cicloturismo
e seis de Trial Bike (Taça de Portugal)

A par da organização de provas e do apoio prestado a clubes e atletas, a Associação de Ciclismo do Minho desenvolve também actividades de formação, promovendo com regularidade acções destinadas aos agentes da modalidade.

Através da promoção do desporto, a ACM orgulha-se de mobilizar a população tanto em actividades de ciclismo de competição como de lazer. Deste modo se tem contribuído para motivar, especialmente as camadas mais jovens da população, para uma manifestação desportiva tão saudável e tão confraternizante como é o ciclismo.

(Texto ACM)

Sem comentários: