quarta-feira, maio 20, 2009

II - Etapa 428

NACIONAIS VOLTAM À FEIRA

Li ontem que os Campeonatos Nacionais de Estrada voltarão este ano a ter como palco os arrabaldes da cidade de Santa Maria da Feira, com os cronos a acontecerem junto às variantes, como aconteceu por três anos consecutivos, não há ainda muito tempo, e sem ninguém a ver, e depois as corridas de fundo a subirem a rampa do castelo e a terminarem frente à Biblioteca Municipal.

E fico fulo porque, se é verdade que lá estive - numa das vezes só lá estivemos dois homens do Ciclismo, eu e o Márcio Santos, do Rádio Clube de Matosinhos - não tenho agora pachorra para, nos meus arquivos ir procurar os anos em que isso aconteceu e porque a FPC deve ser a única instituição do género em cujo site não podemos saber, nem quem ganhou desde 1927 a Volta a Portugal, nem qual a lista dos Corredores que foram campeões nacionais.
Não me admira!

Há cerca de quatro/cinco anos, a mesma FPC, em conjunto com A BOLA mantiveram durante alguns meses um 'jornal' chamado 'A Roda'. E lembro que uma noite, porque nenhum dos dois se dignou em virar à direita e abrir a porta da sala onde eu estava a trabalhar para me dizerem boa noite, por uma questão de, chamemos-lhe, hospitalidade, porque estavam na 'minha casa', fui eu quem se deslocou à sala onde 'A Roda' estava a ser ultimada com a senhora Helena Antunes e o Delmino Pereira.

Curiosamente - a minha memória é 'filha da mãe' - estava-se em vésperas de Campeonatos Nacionais, acho que aqueles em que o vencedor viria depois a ser desqualificado por controlo positivo. Um corredor da Liberty que perderia o título pra um outro da Maia, e quando eu apareci na sala onde se maquetava a versão final de 'A Roda', a dr.ª Helena Antunes e o Delmino Pereira estavam com um problema de um 'buraco' na página. Naturalmente, eu disse, 'porque não põem aí o quadro de todos os campeões nacionais até agora?'.

Percebi o seu constrangimento mas eu era (sou, sempre fui) amante incondicional da modalidade e percebi de imediato o 'problema'.

Não tinham (a FPC não tinha) a listagem dos Campeões Nacionais.

Eu tinha e tenho, só que está no computador de serviço e hoje estou de folga em casa, daí aquela minha dúvida. E como a tinha facultei-a. E lá saiu.

Mas agora não a tenho aqui e, como tinha a dúvida fui ao site da federação. Nada!

Mas recordo-me perfeitamente que houve três nacionais consecutivos na Feira. E eu estive em todos. E que num deles - aí reside a minha dúvida - o campeão viria a ser desqualificado por positivo; noutro, e isto avivará a memória de alguns, o vencedor foi o Pedro Soeiro, então ao serviço do Boavista e, nos instantes que antecederam a cerimónia do pódio, assisti, perplexo, à preocupação do prof. José Santos em 'dobrar' as mangas da camisola de Campeão Nacional envergada pelo Pedro Soeiro - tanto que choveu nesse dia!... - para 'esconder' a publicidade da Sicasal.
Há fotos que o demonstrarão, mas seria uma afronta contrariarem-me.
Se eu vi!...

Mas voltemos ao principio... com duas passagens pelo meio.
No caso do 'campeão' destronado por positivo... a notícia durou dois dias
Neste caso da preocupação de que só o patrocinador da equipa aparecesse nas fotos - e imagens televisivas - nem acredito que alguém mais tenha dado conta...

O que eu não vou deixar passar em claro, aqui, neste espaço, é que o ACTUAL CAMPEÃO NACIONAL AINDA NÃO PODE UTILIZAR A CAMISOLA QUE O IDENTIFICA COMO TAL.

Nem o vai fazer. Por perfeita maningancia...
Abraço, João.

Sem comentários: