quinta-feira, setembro 07, 2006

221.ª etapa


DEFINIDO “NÚCLEO-DURO” DO “NOVO” BENFICA


Com a contratação, ontem formalizada, de Pedro Lopes (ex-Liberty), ficou completo o “núcleo duro” da nova formação do Benfica.

José Azevedo (ex-Discovery Channel) é, sem margem para dúvidas, o chefe-de-fila dos encarnados. Sérgio Ribeiro (ex-Barbot) será o seu número 2, e, em algumas corridas, concerteza a primeira aposta da equipa que Orlando Rodrigues vai orientar. Mas foram assegurados outros aspectos que tornam bastante consistente o novo projecto que nasceu na Luz e que tem em Justino Curto o seu “homem forte”.

Para lutar pela classificação geral, em qualquer prova, para além de Azevedo e Ribeiro a equipa pode ainda contar com Bruno Castanheira (ex-Maia), um “todo-o-terreno” fiável, seja qual forem as características da prova, e o grupo de “operários”, que os próprios Sérgio Ribeiro e Bruno Castanheira comandarão, conta com corredores de excepcional capacidade de entrega, como o são Renato Silva (ex-Loulé), Hélder Miranda e Rui Lavarinhas (ex-Alcobaça) e ainda Pedro Lopes.

Foi garantido um homem para discutir as chegadas em grupo: o espanhol Javier Benitez (ex-Nicolas Mateos) e, para o lançar, os encarnados trataram de contratar Pedro Lopes, o português que melhor executa essa tarefa. Como não é trabalho de um corredor só, o próprio Sérgio Ribeiro poderá vir a ter um papel preponderante, contando a equipa ainda com os jovens Rui Costa (ex-Feira) e Hugo Sancho (ex-Mortágua). É claro que seria exigir demais a estes dois neo-profissionais se lhes fosse entregue essa tarefa em exclusivo, e aqui residirá, provavelmente, uma das brechas ainda a colmatar por Justino Curto e Orlando Rodrigues. Todos sabemos que Pedro Lopes fazia uma extraordinária dupla com o galego David Garcia, por isso, ainda há lugar para outro homem rápido e possante.

Para as etapas de montanha, seja a favor de José Azevedo - o mais lógico - ou mesmo de Sérgio Ribeiro, a equipa conta com mais dois excelentes trepadores: Bruno Castanheira e Rui Lavarinhas. Hélder Miranda também pode dar uma ajuda.

Para marcar presença nas fugas, os mesmos Castanheira e Hélder Miranda mas, sobretudo, Renato Silva, têm o perfil ideal não se dê o caso de a equipa precisar de controlar uma etapa, trabalho para o qual o cartaxense está mais do que habilitado. É do melhor que há no pelotão português. Claro que, conforme as circunstâncias – e eles estão habituados a isso – tanto Bruno Castanheira como Pedro Lopes são homens que fazem também esse trabalho.

Mas, com dez corredores já garantidos, a equipa ainda não está fechada. Tanto quanto julgo saber, nos próximos dias poderá acontecer mais uma novidade. Mais um homem que, ao mesmo tempo seja, também ele, opção para a luta pelas classificações gerais mas, sobretudo, uma ajuda preciosíssima para José Azevedo na montanha. E está ainda em aberto a contratação do espanhol Eládio Jimenez que pode muito bem não ser o único estrangeiro (para além de Javi Benitez) na agenda dos encarnados.

Em suma, assente principalmente em corredores portugueses – ao contrário do projecto de 1999/2000 que tinham em Melchor Mauri e David Plaza as peças basilares - este novo Benfica é, no papel, e para já, candidato ao título de mais forte formação nacional para a próxima temporada. É outro dos “problemas” a resolver pelos seus técnicos – Gonçalo Amorim também terá uma palavra a dizer – pois a pressão vai ser imensa.


Recapitulando, e para que seja feito um “ponto da situação”, será assim o Benfica, versão 2007:

Equipa principal (por ordem alfabética, para não ferir quaisquer susceptibilidades):
José AZEVEDO
Javi BENITEZ
Bruno CASTANHEIRA
Rui COSTA
Rui LAVARINHAS
Pedro LOPES
Hélder MIRANDA
Sérgio RIBEIRO
Hugo SANCHO
e
Renato SILVA
(mais as hipótese Eládio JIMENEZ e de um outro corredor português de primeiro plano)
… ainda falta gente, mas eu só estou a falar daquilo que sei neste momento.
Para poder apresentar-se (quando for o caso) em duas frentes, a equipa precisará de ter, pelo menos, 14 corredores na equipa principal de forma a que 5 ou 6 – não havendo lesões ou abaixamentos de forma que aconselhem a algum descanso - fiquem em Portugal para que, “reforçados” com dois ou três dos elementos da Equipa B possam cumprir o calendário exclusivamente nacional. E em condições de ganhar, porque nunca se lhe vai pedir menos.

Em relação a essa Equipa B, que cumprirá também o calendário dos Sub-23, “adivinha-se" que Rui Costa e Hugo Sancho façam um “vai-vem” entre as duas formações, sendo os outros corredores já contratados os seguintes:

Gustavo ANSELMO (ex-Fonotel); Márcio BARBOSA (ex-Mortágua); Tiago CLARO (ex-Pombal); Fábio CÊRA (ex-Alpiarça); Mário COSTA (ex-Feira); José MENDES (ex-ASC); Edgar PINTO (ex-Feira) e Bruno SANCHO (ex-Mortágua).

Oito corredores, mais os dois que frisei, são dez. O suficiente para formar uma equipa, mas ainda haverá mais contratações em marcha.

4 comentários:

Antonio Dias disse...

Pelo que nos contas, Manuel, esta equipa do Benfica tem a sua espinha dorsal constituída. Parece-me, no entanto, que falta ainda um contra-relogista de qualidade - que dê visibilidade à equipa naquelas etapas - e mais um trepador de apoio. Com mais 2/3 gregários, está a "feira" montada.

E o impacto disto nas outras equipas? A Liberty vê fugir um equipier de luxo como é Pedro Lopes, depois da saída de David Garcia para a novel Karpin-Galicia. Cândido fica privado dos seus principais lançadores, o que constitui, naturalmente, um handicap para a nova época.

Traçando um primeiro panorama sobre estes desenvolvimentos, teremos três grandes conjuntos: o Benfica, a LA-Milaneza e a Liberty Seguros. Num segundo plano, encontramos a Duja-Tavira e a Carvalhelhos-Boavista. A partir daqui, o fosso é enorme.

mzmadeira disse...

António, não é segredo para ninguém que eu há anos venho a defender a existência de duas/três equipas portuguesas, capazes de fazerem alguma coisa no seio do pelotão internacional. E fazerem do calendário internacional o seu principal objectivo.
Para a nossa realidade, seria preciso reajustar o resto do pelotão, reajustar o calendário, por o grande lote de jovens corredores com valor a fazerem um número bem maior de corridas, e de corridas por etapas... e por aí adiante.
Qualquer obstrução a esta linha será, é a minha opinião, claro, lesa-ciclismo.

Amaru disse...

Nos sub 23 falta ai uns corredores, pelo menos 3 sub 23 de primeiro, pelo qual posso dizer dois, Andre Ferreira e Fabio Coelho.

mzmadeira disse...

Muito, muito obrigado amaru, já agora, se me pudesse dizer de que equipas vê, eles... e se souber o 3.º também agradecia.
Muito obrigado pela sua colaboração