terça-feira, setembro 12, 2006

225.ª etapa



O JOÃO CARLOS DEIXOU-NOS...


Na nossa profissão, de dar notícias, uma há que nenhum de nós gosta de dar. Mesmo que os olhos se mantenham secos, choram-nos os dedos a bater, trémulos, no teclado quando temos que escrever que morreu um companheiro, um amigo.

João Carlos Garcia, jornalista da Antena 1, deixou a nossa companhia. Deixou-nos mais sós e pregou-nos a tremenda partida de nos deixar de coração partido, irremediavelmente vazio da sua presença.

Já o sol se aproximava, esta manhã, para dar mais uma volta à terra, iluminando-a com a sua luz e aquecendo-a com o seu calor, quando a luz desapareceu para sempre dos olhos do João e já nada poderá aquecer o seu corpo. Foi um choque tremendo, a notícia da sua morte.

Conhecemo-nos vão para aí 20 anos. Eu, na rádio de Alverca, ele numa das de Vila Franca. Ia-mo-nos encontrando pelos campos de futebol onde jogavam as equipas do nosso concelho. Depois reencontrámo-nos nas entendiantes esperas, na Luz ou em Alvalade, à espera que terminassem os treinos diários, ele já a trabalhar na Antena 1, eu n'A Capital e esse contacto estendeu-se depois ao ciclismo, modalidade que ele tanto amava. Fazia parte dos Corpos Sociais da presente gestão da FPC.

Andámos juntos por esse país fora, em muitas Voltas a Portugal e mais grandes prémio ainda. O João Carlos assumui a grande responsabilidade de substituir grandes nomes da rádio portuguesa na condução das reportagens da Volta, por exemplo, e fê-lo com grande qualidade, conquistando, a pulso, o direito de já ser referência obrigatória para os mais novos. Ele que tinha apenas 42 anos.

Falávamos muito, de ciclismo e de tudo. Era um dos muitos amigos que, não nos tendo nós conhecido no ciclismo, o ciclismo ajudou a estreitar laços de uma profunda e sólida amizade.

Dói muito perder um amigo, assim, no apogeu da vida.

Onde quer que estejas, João, espero que estejas bem, e não te preocupes com os rostos fechados dos amigos que choram a tua perda. A vida é assim. Corremos todos para a mesma meta, desejando que esta esteja o mais longe possível. Como foste tú encontrar um atalho tão rápido? Assim não vale!

Abracei-te, quase de raspão, no passado dia 5 de Agosto, em Lisboa, momentos antes da chegada da 2.ª etapa da Volta. «A gente depois fala melhor...», disseste. Já não falamos mais nada. Não sei se poderás ouvir o que eu ainda teria para te dizer, mas já não me responderás.

Ganháste-me nesta corrida que nenhum quer ganhar. Não sei se te vou perdoar essa "fuga". Mas o que é que não perdoamos aos amigos?
Descansa em paz, João Carlos Garcia.
Um dia voltaremos a encontrar-nos.

Sem comentários: