domingo, setembro 17, 2006

230.ª etapa


NÃO SE ESQUEÇAM DO VÍTOR HUGO!


A BOLA traz hoje, em destaque, na 1.ª página, a qualificação da Selecção Nacional de basquetebol para o Europeu da modalidade, no próximo ano. A abrir a secção do TMF (tudo menos futebol) lá está: página inteira dedicada ao assunto. É justo. Como a qualificação é a justa recompensa para o russo Valentyn Melnychuk que, devagar, mas com passadas seguras, tem vindo, com o seu trabalho, honesto, a pôr o basquete português no mapa da Europa.

Assim que vi a "capa" do jornal lembrei-me logo do Vítor Hugo, companheiro e amigo que nos deixou na véspera do último Natal. Como ele teria vibrado com este feito. E imaginei-o a ligar consecutivamente para a redação a "lembrar-nos", aos editores, que «é notícia de 1.ª página!...»
Aquele seu vozeirão ao telefone que tantas vezes afastei do ouvido sem deixar de o ouvir, porque tinha tanta coisa que fazer que não podia escutar-lhe mais uma das inúmeras estórias que ele viveu no basquetebol, que sempre defendeu (como eu defendo o ciclismo), acabando quase sempre por cair em si, despedindo-se rapidamente. «Pois, deves ter mais que fazer do que estar a aturar aqui o velho chato... Mas vê lá o destaque que dás a isso!»

Onde quer que o Vítor esteja há-de ter vibrado com este feito dos seus "meninos". Esperemos que não se esqueçam dele. Eu não me esqueço.

Umas semanas antes tinha partido o Carlos Vidigal, alguns meses depois do Simão Freitas... agora foi o João Carlos Garcia...
Amigos que não esquecerei, por isso, para mim, estão todos vivos ainda.

Sem comentários: