sexta-feira, novembro 03, 2006

311.ª etapa


OBRIGAÇÃO DE TODOS QUE ALGUNS... SACODEM.

E quanto custa, afinal, às organizações, o policiamento de uma prova de 5 dias?
Não sei se há uma tabela fixa, se isso fica ao critério de cada Comando, mas dou um exemplo do qual tenho dados.
Numa prova internacional, cinco dias/cinco etapas, cujo orçamento anda entre os 15 e 20 mil contos (falando na moeda antiga, que ainda é a melhor compreendida por todos) custa… 4 mil contos. Vinte por cento do orçamento.

Mais, lembram-se daquela etapa de triste memória, na Volta ao Algarve de 2005, quando, dois terços do pelotão foi eliminado por os corredores terem adoptado uma postura anti-desportiva, com profissionais a travestir-se de cicloturistas, e a chegarem com o controlo já encerrado? Sim, essa…

Pois custou à organização… o DOBRO em policiamento. Os 800 contos, que previam um determinado número de horas para cada agente, subiram para os 1600 porque tudo o que passou para além da hora prevista foi facturado como trabalho extra.
Um pormenor que, nem os corredores, nem os directores-desportivos, alguma vez tiveram em conta. Para além do facto de terem faltado ao respeito dos adeptos que tinham reservado parte do seu dia para ver uma corrida de profissionais de Ciclismo e não de um grupo de andadores de bicicleta.

Que eu saiba, ninguém pediu desculpa ao organizador. Como se todos fossem obrigados a aturar “birrinhas” ou a falta de mão dos DD no comando dos seus homens. Esta é uma perspectiva TABÚ. Ninguém fala disto.

Não digo que seja o mesmo que cuspir na sopinha que vão ter de comer, mas que é dificultar a vida a quem se esforça para lhes proporcionar corridas – a sua única forma de ganhar a vida – lá isso é!

2 comentários:

Antonio Dias disse...

Ó Manel, disto não sabia eu... É que não tinha ideia de que fosse assim. Face a isto, acho que ainda temos de agradecer mais ao Sr. Rogério Teixeira o enorme trabalho que tem vindo a fazer em prol do ciclismo nacional; sim esse mesmo.

Já estou como Duda Guennes, que hoje no te jornal escreve o seguinte, citando: «Estatística mostra que este ano [...] aumentou em 60% o roubo nos bancos brasileiros. Não diz de que lado.» :-))))

mzmadeira disse...

Embora, na sua coluna que dura há "séculos" n'A BOLA - o Meu Brasil Brasileiro - o Duda aproveite quase a 100% citações de terceiros, elas não são escolhidas ao acaso e revelam uma pessoa com um sentido de humor extremo e um poder de crítica bastante refinado. Sou, como ele diria, seu leitor impedernido, desde as famosas colectâneas de frases nos pára-choques dos "caminhões"...