quinta-feira, novembro 09, 2006

322.ª etapa


UCI DE MAL A PIOR...

Começo com um aviso: Eu não acredito em santinhos. Primeiro, porque parece que só o conseguem ser depois de mortos e a única coisa em que ainda acredito e leva esse adjectivo é o arquivo. Pode ser um arquivo morto, mas guarda lá coisas muito importantes. O resto são tretas.

Posto este pre-fácio (ainda vou falar de mais avisos!) parto para o que interessa.

A União Ciclista Internacional – não sei se tem a ver com alguma coisa da igreja (cristã) que o presidente até é Irlandês – mesmo que o não admita, tem neste momento um “index”.
Quem se interessa por História e estiver familiarizado com o que a Europa viveu no final da Idade Média sabe o que é um “index”.

E, do alto do seu pedestal – mas que raio, eu não disse que não acredito em santos, andores e coisas que tais? – a UCI “avisa” as equipas que NÃO DEVEM CONTRATAR CORREDORES cujos nomes estejam nas listas actualmente em poder de um magistrado espanhol – depois de investigação feita pela POLÍCIA espanhola – magistrado esse que deixou bem claro aos senhores da UCI e da AMA, mais aos seus seguidores cegos que querem parecer santos (outra vez?!!!) que não esperassem tirar partido do trabalho de terceiros.
Que levantem o cú das secretárias, que cortem nas viagens e estadias em hotéis de luxo e poupem assim dinheiro que poderia ser gasto na VERDADEIRA luta anti-doping. Não esperem que outros o façam o por eles. A listinha é da polícia e a polícia não a entrega a ninguém!
Querem "sangue", ao menos que tenham a coragem de empunhar a "faca"...
Porque isso de tentar estar de bem com deus e o diabo... se querem "sangue", sujem as mãos! Nem mais.

Mais! Segundo o periódico espanhol Meta2Mil, há um movimento, por parte das equipas ProTour, no sentido de acatarem aquela… “sugestão”.
Tirando os corredores – cujos nomes são do conhecimento público, por isso a eles me refiro – da extinta Comunitat Valenciana, TODOS os outros presumivelmente implicados SÃO (ou eram) de EQUIPAS PROTOUR.

Pois estas equipas, pelos vistos, “ameaçam” boicotarem as corridas onde apareça algum daqueles corredores. Dos que estão na lista.

Ah!... mas há uma “escapatória”. Se esses corredores, os que constam da tal lista, voluntariamente entregarem amostras do seu ADN, viram “puros” (se calhar correm até o risco de serem beatificados, o que deve ser um horror).

Compactando: A UCI (mais a AMA e uma série de outros belos “empregos” que, não o sendo, até nem descontam para a Segurança Social) quis impôr a obrigatoriedade da recolha do ADN de todos os corredores. Não o conseguiu ainda e parece-me que vai ser difícil de vir a consegui-lo. Qualquer advogado estagiário ganhará em tribunal um caso no qual, em causa estão direitos fundamentais de qualquer pessoa.
E o que faz? Parte para a chantagem.

Aqueles corredores do faraónico edifício da UCI na Suiça devem ser mais pisados que os Passos Perdidos (esta vão ter que ver o que significa!).

E a notícia do Meta2Mil resume: “Há várias equipas que não sabem ainda o que hão-de fazer.”
São as equipas que pretendiam contratar aqueles corredores e que balançam entre o que, juridicamente não tem discussão e o medo das sanções ditatoriais da UCI.

No meio disto tudo, como se de meros peões se tratassem, há profissionais que não sabem se podem continuar a exercer a profissão que escolheram. Estou do lado deles.


Em relação aos avisos que vou começar a deixar nos meus artigos.
Pois, há-de haver alturas em que eu vou dizer: “Não levem muito a sério que o meu sentido de humor é complicado!”

E outros em que terei de escrever: “Pois é, dói, causa incómodo, mas a MERDA é que eu tenho razão!”

Sem comentários: