segunda-feira, novembro 06, 2006

316.ª etapa


PARA A MELHOR CORRIDA SÓ PODE SER... O MELHOR JORNAL!

Acabo de arquivar os recortes dos três jornais desportivos relativos à Volta a Portugal.
Sou um leitor de jornais compulsivo. Não acho isso um defeito.

E o engraçado – sem pretender tirar um miligrama que seja à qualidade do trabalho de O JOGO – é que dou comigo a pensar nisto: porque raio é que em Itália é o maior jornal desportivo do país o órgão oficial do Giro? Porque será que, em França, aquele que será, provavelmente, o maior (e mais isento, no que respeita à escolha dos seus interesses) jornal desportivo do Mundo, é o jornal oficial da prova?

Refiro-me ao l’Équipe, o jornal no qual todos os jornalistas de desporto do Velho Continente – jornalistas de desporto, que não “papagaios” do futebol – gostariam de trabalhar porque é o maior dos jornais desportivos de todo o Mundo.
Em Portugal não há. Temos é jornais de futebol…

E quem compra e lê o l’Équipe sabe do que estou a falar.

Mas voltando à minha reflecção…
Porque será que em Espanha – sendo verdade que este ano a Antena 3 (que comprou a Unipublic) optou pelo As, em detrimento da Marca – aposta num dos dois jornais “donos” do mercado?

Enquanto leitor, embora um pouco melhor informado, eu sei a razão: chegar ao maior número possível de potenciais leitores.

Mas o que eu acabei de arrumar foram os recortes dos jornais desportivos portugueses. E a verdade é que, com três meses de atraso, pergunto aqui ao responsável directo pela comunicação da João Lagos Sports/PAD, porque raio é que o jornal oficial da Volta foi o desportivo que menos vende em Portugal? Pouco mais de metade de qualquer dos outros dois.
Mais… porque é que tem havido uma constante “dança” de Órgão Oficial de há uns anos a esta parte.
O que é que a JLS/PAD, de facto, quer?

Claro que, em Portugal, como em Espanha – que ainda é a realidade que melhor conheço – nem A BOLA, nem a Marca perderam leitores pelo facto de o Órgão Oficial das respectivas voltas ter sido outro jornal.
Mas insisto. Será que é mesmo neste campo que a JLS/PAD tem que poupar dinheiro (*)?
Com todo o respeito que O JOGO (*) me merece… não deve a maior organização de corridas de ciclismo estar ligada ao órgão de Comunicação Social escrita que atinja um maior número de leitores?

E o facto de assinar acordos com quem por menos se vende, sabendo que não deixará de ter uma cobertura condizente com a importância da prova nos outros jornais… não é assim uma espécie de… desonestidade?
É!

E coloco este artigo aqui – e só o coloco aqui agora, não por ter acabado de comparar as reportagens dos três, mas porque achei que deveria dar algum espaço para que algumas cabeças pensassem – porque, definitivamente, acho que a maior prova do nosso calendário teria de ser apoiada pelo jornal que chega mais perto do coração dos portugueses.

Foi uma decisão economicista, tenho a certeza.
Para poder depois esbanjar no convite a figuras como o abominável “conde" de Castelo Branco?

Aliás, ninguém melhor do que eu pode dizer que o acordo foi negativo para a JLS/PAD. Eu, que há dois anos fui obrigado a trabalhar 18 horas por dia para, ao mesmo tempo que fazia o jornal, fazer uma revistinha que, contudo, acho que é o melhor e mais interessante documento sobre a Volta publicado nos últimos 20 anos.

Há já muito, muito tempo atrás, alguém me chamou a atenção para o facto de uma pessoa querer parecer demasiado modesta era tão, ou mais grave, do que aparecer pretendendo ser o maior de todos.
Resumo-me, por isso, ao que é constatável.

E, apesar de ter passado três semanas a dormir 4 horas, não renego esse meu “filho” que foi a revista da Volta publicada por A BOLA em 2004.
Quem quiser, ou tiver a pretensão de me desmentir… antes vai ter que fazer melhor.

É que eu chego a Espanha e o jornal oficial oferece-me um manancial, não mensurável, em termos de dinheiro, de informação e, aqui, em Portugal… NÃO HÁ NADA. A EJN fazia revistas de apresentação da Volta… Desde que a JLS/PAD a organiza, nem Correio da Manhã, nem Record, nem Jogo o fizeram. Fê-lo a BOLA. Fi-lo eu.

Amigos da JLS/PAD… só estão aí para se “escandalizarem” com alguns dos artigos que A BOLA publica?
E o que A BOLA já fez em nome de uma união de interesses?
Esta última frase pode parecer mal, mas atenção… essa união de interesses já aconteceu com o CM, com o Record e com o Jogo

Digam-me os amantes do ciclismo… o que é que, de palpável têm destas ligações?
Ah, pois! A revista que A BOLA fez em 2004.

E com um melhor apoio posso fazer ainda melhor.


* Este artigo enferma de duas inverdades para as quais me foi chamada a atenção.
1.ª - É evidente - e até eu sei, mas antes de escrever o artigo parece que, em vez de alinhar ideias, as embrulhei - que a PAD não "poupa dinheiro" na contratação com as empreseas jornalísticas. Pode é ganhar mais... ou menos uma vez que são estas quem paga para quem um seu título seja o Órgão Oficial.
2.ª - O JOGO não era o jornal oficial da Volta. Desatenção minha porque lá até vinha a dizer "jornal desportivo oficial da Volta" isto porque o contrato da PAD foi com o Grupo Jornalístico no qual O JOGO se insere. E que tem mais jornais - JN, DN, 24 Horas... - que eram todos... "jornais oficiais".

Esgrimiu o meu interlocutor com o facto de, todos juntos, atingiram cobrirem um universo de leitores superior ao de A BOLA. Entre os 4 ou 5 sim. Aceito. Mas todo o meu artigo foi pensado em termos de jornais desportivos.
Fica feita a rectificação e o "mea culpa".
(Não alterei o texto original porque, como já referi noutras situações, não ando para aqui a refazer textos. Se me engano, se cometo alguma injustiça, acrescento uma nota. Aqui está ela.)

Sem comentários: