quarta-feira, dezembro 19, 2007

1011.ª etapa

SE É QUE EU PERCEBO
ALGUMA COISA DE CICLISMO…
O ANDRÉ CARDOSO NÃO PODE FICAR SEM EQUIPA


Quem é que já se esqueceu da última Volta a Portugal? Quem é que não se lembra daquele jovem, de uma equipa pequena que, visivelmente esvaziado, ainda foi buscar um sopro de vontade e sprintar para pontuar numa meta de montanha, o seu objectivo na corrida?

É jovem? É!
É inexperiente? Será…
Mas é Corredor? Definitivamente… SIM!

André Cardoso mostrou ter aquilo que é preciso para vingar enquanto profissional de Ciclismo… um enorme espírito de sacrifício. Aquela coisa que os não iniciados não conseguem interpretar. Não conseguem perceber.
Quando um homem atinge os seus limites físicos mas, porque é a cabeça que manda, das tripas faz coração e alcança os seus objectivos.


É assim o André Cardoso, um jovem, de 23 anos apenas…

Um jovem que – tal como o escrevi na altura – fez bem em apostar no salto, em termos de ir correr numa equipa estrangeira. Olhando ao histórico do ciclismo luso, não foram assim tantos os que tiveram essa coragem e foram ainda menos os que conseguiram impor-se.

O André cabia neste pequeno grupo.


Demonstrou-o na última Volta a Portugal.

Porque para ser-se Corredor profissional é preciso um grande, um enorme espírito de sacrifício… e quando se tem apenas 23 anos e nele se lê claramente ser credor de toda a confiança possível, não é por acaso.

Mas o André Cardoso – com os problemas na Relax – corre o risco de ficar sem equipa.
Seria um crime lesa-Ciclismo.

Atirem-me à cara com o que seja que fôr.

Que é que eu percebo disto?
Percebo alguma coisinha. Pouco, mas percebo…

Percebo, por exemplo, que um jovem assim, voluntarioso, capaz de sofrer, capaz de se agarrar a um objectivo, merece uma oportunidade extra.
Percebo que, voluntarioso e capaz de sofrer, pode ser um Bom Corredor de Equipa.

O Benfica precisa de mais um corredor para o lugar do Pecharroman. Um corredor com o perfil do André. E quase de certeza não sairia mais caro que o espanhol.


Desculpa lá Orlando eu estar a meter-me onde não sou chamado.
É por defeito. Em caso de dúvida, sou sempre pelo… Ciclismo.

Mas o André – que não conheço pessoalmente e que não me encomendou nada – é um corredor que encaixa perfeitamente naquilo que o meu grande amigo Manel Zeferino gosta. Alguém com espírito de sacrifício e que seja capaz de por os interesses da equipa acima dos seus próprios interesses…

Sinceramente… espero que o André Cardoso não seja obrigado a retroceder, em termos de carreira. Mais do que isso… espero que não tenha que cumprir um ano sabático.


O seu agente, o António Vaquerizas, há-de estar a tratar do seu futuro…
Quem puder – porque eu sei que as coisas não estão fáceis – por favor, não se deixem ficar como simples cúmplices de um abrupto corte de carreira de um jovem pleno de potencial.

1 comentário:

Nuno Rodrigues disse...

De facto era uma pena um jovem como o André Cardoso ficar sem equipa. Primeiro pelas suas qualidades, e de facto um grande valor de futuro no nosso ciclismo e quiça do ciclismo mundial, é um excelente trepador e tem espirito de sacrificio, quando entra numa corrida é sempre para dar o seu melhor. Além disso é um dos corredores mais conhecidos pelos portugueses devido ao seu "brilharete" na última Volta. Por tudo o que já fou anunciado sobre ele e devido a mais factores é sem dúvida um corredor que faz falta a qualquer equipa portuguesa. O Benfica era sem dúvida uma excelente opção, num ano em que participam na Vuelta, e também devido as etapas deste ano um trepador como o André pode acrescentar muito á equipa, não só devido á sua qualidade mas também devido ao seu espirito combativo e ambicioso. Por favor não cometem mais um crime contra o nosso ciclismo!!! Este ano já nos chegou o fim do Vitória-ASC.