sábado, dezembro 15, 2007

Nota

EU TAMBÉM FALHO E OUTRAS "ARGOLADAS"

É óbvio que eu também falho, mas neste caso, ainda bem.
Melhor assim.
Mas o artigo que aqui estava (1007.ª etapa) deixou de fazer sentido.
Oxalá falhasse mais vezes...

Já agora, até porque a coincidência não deixa de ser curiosa, no Diário de Notícias de hoje, na página do Provedor, contam-se duas estórias que emparelham na perfeição com a minha argolada.

1. Num pequeno jornal de aldeia, ainda practicamente artesanal, a necessidade de entregar na gráfica, também ela artesanal, o material para o próximo número, que sairia para a rua no dia seguinte às festas da terra onde pontuava, todos os anos, uma grandiosa procissão, o director/editor e único jornalista (tudo a mesma pessoa) decidiu arriscar e descrevia de forma eloquente como fora bonita a festa. Apontou os nomes das autoridades civis e eclesiásticas presentes, como estavam bonitas as janelas enfeitadas por colchas bordadas e a fé que juntara tanta gente na procissão. Ora bem... no dia da festa caiu uma tempestade do outro mundo e não houve a mínima hipótese para que a procissão saísse. Mas no dia seguinte "ela" lá vinha "contada" ao pormenor...

2. Esta reporta a apenas um argumento de um filme inglês. Mas também vale. Um crítico de teatro, na ânsia de ser o primeiro a sair com a crítica a uma peça que estreava uma dada noite, e porque tinha visto o ensaio geral, resolveu também antecipar-se e entregou no jornal para o qual trabalhava o trabalho no qual elogiava tudo e todos. Nem reparou na balbúrdia que ia pela redacção. Nem se preocupou. Nem os editores, no rush do fecho ligaram as coisas e no dia seguinte na primeira página vinha a notícia do terrível incêndio que devorara completamente o teatro - onde a tal peça deveria ter sido representada - enquanto nas páginas interiores lá estava... a crítica à peça que não fora estreada.

A minha 1007.ª etapa falava do estágio que a Fercase-Rota dos Móveis fez, à imagem do ano passado, em Tancos, com o agrupamento pára-quedista e que hoje terminou. O ano passado a equipa nem publicitou este estágio mas este ano mandou um press-release a comunicá-lo e a dizer que haveria um dia aberto à CS. Foi ontem, e hoje, tanto A BOLA como o Record fazem disso notícia de abertura de página quando eu... criticava os jornais por não darem importância ao acontecimento.
Estava enganado. Peço desculpa. Desculpas que reforço em relação aos que ainda leram o texto. Que me sirva de lição!...
Manuel José Madeira

Sem comentários: