sábado, dezembro 29, 2007

1020.ª etapa

"ALENTEJANA" TERÁ EM 2008
UM "CRONO" DE 30 KM

A edição 26 começa em Ferreira do Alentejo e termina em Évora, regressando à Serra de São Mamede (subida dos Emissores). A aldeia de Nossa Senhora das Neves recebe a partida da 3.ª etapa da Volta ao Alentejo em Bibicleta, um contra-relógio individual, que terá a cidade de Beja, como final, numa corrida que vai começar em Ferreira do Alentejo.

Um contra-relógio de 30 quilómetros ligando Neves a Beja, será uma das novidades da edição de 2008 da Volta ao Alentejo em Bicicleta, que terá um início inédito, em Ferreira do Alentejo e os regressos a Ourique, passada mais de uma década e da Serra de São Memede, junto às antenas, que recebeu, pela única vez a corrida em 2000, com vitória de Claus Möller.
A 26.ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta disputa-se entre 9 e 13 de Abril, realizando-se o contra-relógio na sexta-feira, 11 de Abril. A “luta” contra o cronómetro, num percurso longo, regressa à “Alentejana” seis anos após a realização das famosas tiradas que ligavam o Redondo a Évora e que consagraram como vencedores da prova Melchor Mauri, Lajos Bodrogi e Joaquim Andrade.

Este ano Beja recebeu pela primeira vez o final de um contra-relógio, com partida de Salvada e com pouco mais de 15 quilómetros, ganho pelo russo Vladimir Karpets da equipa Caisse d'Épargne. O percurso do próximo ano, com partida de Neves, terá passagens pela Vila Azedo, Padrão, cruzamento de Quintos, e a partir da rotunda de Salvada, terá o mesmo traçado de 2007, com o final na Avenida Condes da Boavista, junto ao Pax-Júlia Teatro Municipal.

Além desta etapa, a volta do próximo ano tem um início inédito, tendo como local de partida Ferreira do Alentejo, que há mais de uma década tinha recebido a partida de uma etapa. Outro regresso à “Alentejana” é a chegada a Ourique, na 2.ª etapa, facto que acontece volvidos mais de 10 anos.
Um terceiro retorno e o mais mediático tem a ver com o final da quarta etapa que vai ter final na Serra de São Mamede.

Conhecida como a “Subida dos Emissores”, com 1025 metros de altitude, o local mais alto do Sul do País, foi final de etapa uma única vez. Corria o ano de 2000, que marcava a chegada ao ciclismo português e o regresso à competição do dinamarquês Claus Möller, que venceu a etapa e alcançou o triunfo na volta.

O final da primeira etapa, em Odemira, o início da segunda, em Zambujeira do Mar e o início e terminús da derradeira etapa, em Évora, repetem o figurino da última edição.


Teixeira Correia,
in-Rádio Voz da Planície

Sem comentários: