quinta-feira, dezembro 06, 2007

993.ª etapa

EMPRESA PORTUGUESA PATROCINA
E DÁ NOME A EQUIPA ESPANHOLA


É!, às vezes somos surpreendidos e foi isso que me aconteceu há pouco quando folheava mais uma edição do Meta2Mil.
Num anúncio em rodapé, no destacável anual sobre o ciclismo de formação, no país vizinho, descobri que uma das equipas, no caso a Sociedad Ciclista Laukiz (província de Alava) – ligada à Euskadi Fundación Ciclista –, se denomina… naturgas.



Mas foi o logótipo da empresa que me chamou a atenção.

Depois, foi só procurar e não há cantinho onde a internet não nos leve.
A naturgas energia é uma empresa do Grupo edp.

Só a cor do logótipo é diferente, mas revelador.


naturgas energía prestaba servicio al cierre de 2006 a 641.000 puntos de suministro en el mercado regulado y a 248.000 clientes de gas en el mercado liberalizado, así como a 37.000 de electricidad.
El Grupo está presente en seis Comunidades Autónomas: País Vasco, Asturias, Cataluña, Castilla y León, Murcia y Navarra. Con una facturación de 1.032 millones de euros en 2006 -según contabilidad NIIF/IFRS -, y una red de gasoductos de más de 5.000 kilómetros, naturgas energía es líder en gas en el País Vasco y Asturias, y el segundo operador de electricidad del País Vasco; emplea a más de 290 personas y está integrado en el Grupo HC Energía, del Grupo edp.

Numa altura em que ainda há equipas profissionais em Portugal aflitas, na busca de apoios financeiros, quando há muito foi anunciado o fim de cinco formações do escalão sub-23, sempre pelo mesmo motivo: falta de patrocínios, não deixa de ser curioso ver uma empresa de um grupo empresarial português a dar a mão a uma equipa estrangeira.

Certo, a edp já apoia o Ciclismo em Portugal, nomeadamente como parceiro de excelência na organização da Volta a Portugal…
Só trago este assunto aqui porque o achei… curioso.

Nota: É evidente que compreendo a estratégia de divulgação para a implementação desta empresa que terá, com certeza, feitos grandes investimentos para poder, primeiro, penetrar num novo mercado, depois para atrair clientes. Tratando-se, no caso, de uma região do País Basco – onde o Ciclismo é assumido com verdadeira paixão – percebe-se o porquê da aposta. Nada contra!...

3 comentários:

Antonio Dias disse...

Sim, mas a naturgas tem total autonomia nessa decisão. Apesar de pertencer ao grupo, a decisão do patrocínio não passou, de certeza, pelo core do grupo EDP. É uma decisão local.

mzmadeira disse...

António... ainda bem que foste o primeiro a reagir.

Acho que deixei claro que não vejo nada de extraordinário (antes pelo contrário) no facto de uma empresa aproveitar o melhor veículo publicitário, aquele que mais rapidamente chegará aos seus clientes mas, mais importante ainda, no "ataque" a novos clientes.
Perfeito.

Mas confesso-te uma coisa, ou melhor... duas:

a primeira foi cumprida: alguém veio em "defesa" da empresa...

a segunda eu já sabia que - se acontecer - virá, de certeza, de alguém muito especial.

E dirá:
"E porque é que as DEZENAS de empresas espanholas com interesses no nosso País, não apostam também no ciclismo?"

Por isso, António, desculpa lá... sem ofensa, foste apenas o primeiro "papagaio" a botar palavra.
No sentido de que o "papagaio" não diz mais do que aquilo que lhe ensinaram a dizer.
Papagaio.

(E falhaste ainda um outro argumento que eu esperava - de tão óbvio que é - que era... "O Tavira, equipa Profissional portuguesa, é patrocinada por uma empresa espanhola.)

Como vês... sou surpreendido pela falta de argumentos. Está difícil surpreender-me com argumentos consistentes.

Um grande abraço...

Feliciano da Vasa Ferreira disse...

Hum, vou ter que começar a comentar mais no teu blog, Madeira para teres argumentos consistentes. Mas como sabes tenho de andar caladinho para não levantar muita poeira...