domingo, setembro 07, 2008

II - Etapa 232

MAIS ESTA!...

"Correspondente" anónimo do VeloLuso, nas Caldas da Raínha fez-me chegar esta imagem e direccionou-me para o sítio que já apontarei.
Vou abster-me de fazer comentários.
Podem ler o texto no sítio do jornal, mas eu deixo-o aqui na mesma:

Tito Teotónio, natural da Usseira e residente nas Caldas da Rainha, foi terceiro no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada de veteranos (1956/58) no passado fim-de-semana. O feito só por si já é de excelência - uma medalha de bronze para o ciclismo português, modalidade em que a tradição de resultados a nível internacional é muito reduzida. Mas o galardão tem muito mais valor pelo facto de Tito ter corrido sozinho contra as principais selecções do mundo, que incluem potências como a Alemanha, França, Itália e Espanha. Estavam todos lá, todos representados pelos melhores corredores do seu escalão, a trabalhar em equipa, medindo e repartindo esforços, enquanto o obidense-caldense correu sozinho contra tudo e contra todos, perdendo por pouco mais de meia bicicleta no sprint final.
Mais: o ciclista português correu até contra a Federação (que não lhe prestou qualquer apoio), contra a falta de um treinador (foi ele próprio que se preparou sozinho para a competição) e contra a falta de meios (até com o terceiro lugar a participação acabou por lhe dar prejuízo).
Se contra tudo isto, o corredor caldense foi terceiro, mercê do seu querer, do seu entusiasmo pelo desporto, e do seu próprio método de trabalho, imagine-se o que poderia ter feito Tito Teotónio se tivesse sido apoiado.


Zé Povinha brinda ao sucesso do ciclista e lamenta a sua retirada da competição, ao mesmo tempo que aponta ao dedo a quem lhe falhou no apoio tendo provavelmente contribuído para o abandono de um atleta que provavelmente ainda tinha muito para dar ao país.

Confirmem aqui.

(Sabem que clicando na imagem a podem ver maior...)

1 comentário:

Joana disse...

Mais esta! ... mais uma excelente "Etapa", Sr. Madeira!

De facto, os Veteranos são muito esquecidos, mas na minha opinião a culpa também se deve a eles, porque podiam tomar a iniciativa de divulgar os resultados.

Pelo que tenho lido, o Vitor Lourenço também esteve muito bem nestes Campeonatos do Mundo, se não estou em erro, conseguiu o segundo lugar, na sua categoria 40-44 anos, entre mais de duzentos participantes de todo mundo! Bem que mereciam mais destaque na nossa imprensa.

Aproveito para divulgar um dos melhores sites dos Veteranos que está muito bem desenvolvido, o www.ccsalvaterra.com Pode-se ficar a saber que esta equipa já fechou o Plantel para 2009... escrevi bem... 2009! Não percam as entrevistas ao Paulo Martins (comentador Eurosport) a mais recente contratação da equipa e a entrevista ao Vitor Lourenço (adversário da equipa dinamizadora do site), sim senhor muito bem!

E podem ainda ver a classificação por equipas do Circuito da Moita, eu não tinha conhecimento, com uma equipa amadora a vencer e a classificar-se à frente de todas as Profissionais! Isto vai dar que falar durante um ano :)

Classificação Colectiva Circuito Moita:
1º - Casema/Xyami/Nova Vida
2º - Liberty Seguros
3º - Imocom / Cartaxo
4º - CC Loulé
5º - Barbot / Siper
6º - CC Salvaterra
7º - SL Benfica
8º - Casactiva / Quinta das Arcas / Aluvia
9º - Fercase / Paredes Rota dos Móveis
10º - Madeinox / Boavista

Também fiquei informada que a equipa Janotas e Simões vai deixar o ciclismo.
Sr. Madeira, podia consultar os seus arquivos e fazer-nos aqui um brilharete, que eles bem mereciam!

Resta-me dar os parabens a todos os ciclistas que estiveram a representar-nos no Campeonato do Mundo de Masters e preparem-se para 2009, pois vem aí a Volta a Portugal Masters e vai ser cá uma GUERRA!!!