domingo, setembro 28, 2008

IN MEMMORIUM

EIS A VERDADE!

Vou, e porque tem de ser assim, não me competirá a mim desconstruir uma imagem que, abusivamente, foi colada à morte do Bruno Neves, expôpor a verdade.
Os que o escreveram que se retractem.

Já há Certidão de Óbito oficial e final.

O Bruno morreu de, cito: "causa de morte natural".
Nada, nos exames feitos post morten, descobriu o que fosse de doping ou coisa do género.

Sim, tive acesso à Certidão e Óbito!

Agora corem de vergonha os que, sem o dizerem, porque não tiveram lata para tanto, não perderam a oportunidade de, sibilamente, tentar "vender-nos" a nós, simples aficionados, que ali havia "marosca".
Não havia.

Seguir-se-ão os processos judiciais contra quem atentou, directa ou indirectamente, contra a memória e o bom nome do Bruno Neves.
Poderão querer calá-lo. Não duvido que haja corajosos a esse ponto.

Mas eu digo aqui, uma das primeiras pessoas informadas do último e definitivo relatório da autópsia foi o presidente da FPC, o doutror Artur Moreira Lopes.

O meu caríssimo Bruno faleceu por insuficiência respiratória aguda, consecutiva a arritmia cardíaaca. E os dois exames toxicológicos a que o seu sangue foi submetido, post morten, revelam ZERO, em relação a alcool, drogas sociais, esteróides anabolizantes ou efedrina.

Morreu porque - se eu acreditasse nisso dizia-o, mas, francamente e como todos sabem, não acredito... - esse deus em que acreditam, quis.

Paz à sua alma e, sobretudo, que quem desrespeitou o seu nome, a sua memória, mesmo que de forma dissimulada... pelo menos sinta vergonha na cara.
Isto independentemente daquilo que, a nível judicial, a família achar por bem activar.

(Escolhi esta foto do Bruno porque é a que - das que eu tenho - aquela em que o seu sorriso mostrava ser mais feliz.)

Até Sempre Amigo.

9 comentários:

aamorim disse...

Amigo Madeira.
É com imensa alegria que leio esta notícia (esta sim, uma verdadeira notícia).
Porque, embora fosse recente, também tive o prazer de privar com o Bruno.
Muita asneira e parvoice foi escrita e não de forma inocente.
Espero agora que tenham a dignidade pessoal e profissional de publicar esta notícia, no minimo com o mesmo destaque e relevo que as insinuações que publicaram.
A família e a memória do Bruno merecem-no. Jamais poderão aliviar a dor, muito menos a raiva que provocaram.

Finalmente começa a surgir alguma luz ao fundo do túnel.
Porque, podem retardar, mas jamais conseguirão esconder a verdade.
Aguardemos agora pelo resultado às análises ao produtos apreendidos à sua equipa, o Póvoa Cycling Club.
Talvez aí tenhamos novas surpresas!!!
Pelo menos uma já é certa, no controle a um dos atletas foi descoberta uma novo produto que ainda nem faz parte da lista oficial das substâncias dopantes. O desespero desperta a imaginação...
Porque há processos judiciais em curso, e principalmente por respeito e amizade pelas pessoas envolvidas, abstenho-me de indicar o nome do atleta e da substância em questão. Por agora, é claro...
Mas, mais do que nunca, não podemos deixar cair este assunto no esquecimento, é precisamente isso que pretendem, principalmente agora que estão prestes a atingir o topo da hierarquia do ciclismo internacional! Infelizmente, na minha opinião, não é um motivo de alegria, é mais um motivo de vergonha. Porque alguns, para atingir os seus objectivos, não hesitaram em sacrificar a reputação e o bom nome de muitos. E, cobardemente, o Bruno foi um deles. Ele que, infelizmente, nem está entre nós para se poder defender!
Exige-se agora apenas que assumam as responsabilidades dos actos que praticaram e das afirmações que proferiram.
Isto, se ainda lhes restar um pingo de vergonha na cara. Coisa em que sinceramente não acredito.

António Amorim

RUUULAAA TEAM disse...

Boa...! Sendo praticamente "vizinho" da LA, foi com muita, mas muita tristeza que se assistiu, por estas bandas, ao desenrolar dessa história. Foi tanto espectaculo que por vezes ficamos a pensar se foi, o que foi, o que não foi....
Mas ainda bem que isso acontece. Seja bem vinda essa novidade e que, os estúpidos que escreveram todas aquelas coisas acerca do Bruno, que lhes dêem uma tamanha dor de alma!!!!!
Amigos, agora esperemos por maiores e grandes desenvolvimentos. É mesmo triste o que se passou!!!! Coitados é dos que, por causa de um ou outros senhor, estragaram a vida a muitas muitas famílias!!!!

BlueDragon disse...

Sr. Madeira, peço-lhe que continue a informarmo-nos. É com imenso prazer que com certeza iremos ver no seu blog a isenta publicação de notícias sobre os diversos processos sobre quem andou a difamar quem trabalha bem e com esforço.
Caro Amorim, concordo inteiramente com o seu comentário. Também tenho conhecimento dessa "fabulosa substância". Com um bocado de sorte e por conveniência ainda passa a fazer parte da lista proibida.
Aos familiares do Bruno Neves deixo uma palavra de força e coragem. Não vamos deixar ninguém manchar a memória do seu esforço e dedicação. Foi uma "lição de vida" ter tido a oportunidade de privar com alguém tão integro, honesto, trabalhador, cujo sorriso era tão luminoso e inspirador que nos preenchia a alma.
A todas as outras pessoas envolvidas neste caso. Lutem, não deixem passar nem perdoem aqueles que brincaram com a vossa dedicação, entrega e vos tentou destruir de todas as formas
A todos os que acusaram sem provas e destruiram a melhor equipa do pelotão nacional:"TENHAM VERGONHA".


Viva o Ciclismo e todos aqueles que acreditam na verdade dos factos e não em suposições e fantasias...

mzmadeira disse...

Não tenhamos dúvidas de que todo o processo que acabou por envolver a equipa da Póvoa - mau grado, e como foi divulgado, lhe estivesem a "preparar a cama" para as vésperas da Volta, aquela equipa NÃO podia correr a Volta, porque senão ganhava e isso não interessava mesmo nada a alguém - acabou por se arrastar porque há gente tão má, tão baixa, que esperava outro resultado nesta autópsia que levou quatro meses e duas semanas a sair!!! Um resultado que, afinal desse cobertura à sucessão de decisões perfeitamente gratuitas, para não dizer ilegais à luz de um Estado de Direito.

Mesmo depois de morto - de uma forma dolorosamente precoce - não falta quem tivesse aguardado este tempo todo para, sem se importar com o sentimento dos vivos, nem cumprir com o dever do respeito pelos mortos, usar uma eventual situação duvidosa em relação ao Bruno como "arma" para atingir terceiros. Claro que é ignóbil, merece o maior repúdio e mereceria mais, que tivessemos uma única pontinha por onde pegar - leia-se: prova - para expor meia dúzia de nomes à força da Opinião Pública. Acabar com eles. Não fisicamente, claro, mas desacreditá-los, seja qual fôr a área em que se movem. Fazê-los desaparecer do panorama desportivo...

Infelizmente teremos que "engolir" esse elefante!...

aamorim disse...

E, parece claro, a morte do Bruno foi o que despoletou a antecipação de toda uma estratégia montada para eliminar a sua equipa em vésperas da Volta 2008.
E, também parece claro, que essa situação, pela forma como foi anunciada, deu cobertura e suporte à investida judicial!!!
Se não tivesse acontecido o infortúnio com o Bruno, será que conseguiriam obter os célebres mandatos judiciais?
Até nisso, não houve o beneficio da dúvida, não se aguardaram serenamente os resultados de uma autópsia. Houve sim, uma despudor, uma hiprocisia, um aproveitar da situação para promover toda uma estratégia, que sabemos agora, visava mais longe que a eliminação da equipa.
A VERGONHA CONTINUA E ESTÁ PARA DURAR!!!
E, curiosamente, todos os OCS estão mudos! será que ainda não conseguiram obter confirmações da "notícia" para a publicarem?
Anteriormente, foram publicadas todas as noticias apenas suportadas em rumores e no "diz que disse". VERGONHOSAMENTE!!!

cristina neves disse...

olá a todos os nossos amigos, obrigada zé pelo apoio que nos tens dado, tenho estes dias andado a mexer e remecher todos os "cordelinhos" em portugal tem que ser assim, por uma misera noticia, mas parece que vou agora ter uma oportunidade por parte da sic, pessoal continuem a lutar pela verdade, estaremos sempre do lado dos amigos do meu irmão, dos que corriam ao lado dele, esses são sempre o lado mais fraco, e para esses o nosso esforço em repor a verdade...

um grande abraço

RUUULAAA TEAM disse...

Tenho perfeito conhecimento, que como muitos, e apesar de estar no ciclismo, ou melhor, nas bicicletas há muitos anos, somos leigos nesta matéria, mas somos os mesmos que antes, iamos á beira da estrada bater palmas e berrar, entre outros, pelo Bruno!
Só não entendo, ou entendemos... Como é possível, num desporto, que em tempos foi rei, haver tanta jogada de bastidores? Tantas "cunhas"!!! Tanto poder... Possa, ná há ninguém, com poder, ou vontade, ou.... Sei lá, nã há ninguém que faça nada? Tanta injustiça, tanta podridão, tanta jogada suja... Mesmo assim, há gente com tanto interesse em denegrir a imagem e a vida de tanta gente?????
Alguns poderão até rir-se deste comentário, mas ... Estão pessoas aqui no meio!!!! PORQUÊ ISTO???? PORQUÊ? Façam barulho.... Eu??? Simples domingueiro??? Está completamente fora do meu alcance e de muitos outros mais, mas.... Não entendo mesmo...!!!

carneiro disse...

Depois da morte a Honra ainda é mais preciosa, pois já não se está por cá para a defender.

Pedro Santana disse...

Para se ter uma ideia do que o Madeira está a falar deixo aqui as disposições legais daquilo que, para mim, alguns “Jornalistas” infringiram ao nosso Código Penal Português, logo cometeram um ou mais crimes:
Dos crimes contra a honra
Artigo 180º
Difamação
1 - Quem, dirigindo-se a terceiro, imputar a outra pessoa, mesmo sob a forma de suspeita, um facto,
ou formular sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou consideração, ou reproduzir uma tal
imputação ou juízo, é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 240 dias.
Artigo 181º
Injúria
1 - Quem injuriar outra pessoa, imputando-lhe factos, mesmo sob a forma de suspeita, ou dirigindolhe
palavras, ofensivos da sua honra ou consideração, é punido com pena de prisão até 3 meses ou
com pena de multa até 120 dias.
Artigo 182º
Equiparação
À difamação e à injúria verbais são equiparadas as feitas por escrito, gestos, imagens ou qualquer
outro meio de expressão.

Artigo 183º
Publicidade e calúnia
1 - Se no caso dos crimes previstos nos artigos 180º, 181º e 182º:
a) A ofensa for praticada através de meios ou em circunstâncias que facilitem a sua divulgação; ou,
b) Tratando-se da imputação de factos, se averiguar que o agente conhecia a falsidade da imputação;
as penas da difamação ou da injúria são elevadas de um terço nos seus limites mínimo e máximo.
2 - Se o crime for cometido através de meio de comunicação social, o agente é punido com pena de
prisão até 2 anos ou com pena de multa não inferior a 120 dias.
Artigo 185º
Ofensa à memória de pessoa falecida
1 - Quem, por qualquer forma, ofender gravemente a memória de pessoa falecida é punido com pena
de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 240 dias.