sábado, setembro 20, 2008

II - Etapa 242

TAMBÉM É CICLISMO
E PODE SER ESPECTACULAR

Confesso... melhor, afirmo-o: para mim, Ciclismo é aquele exercício não tão simples quanto o possam julgar, praticado na Estrada, por equipas mas assente em figuras individuais. Não é só o "partem todos ao mesmo tempo e o primeiro a chegar ganha", como eu próprio, bastas vezes digo, em jeito de brincadeira.

Ou no género do quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha, a eterna dúvida: será o Ciclismo (de Estrada) o mais individual dos desportos colectivos... ou o mais colectivo dos desportos individuais?
Mas há muitos ciclismos.

Podia começar por uma vertente que, vá lá saber-se porquê, se eclipsou totalmente em Portugal, o Ciclocross; na última década e meia - mais, lembro-me perfeitamente de, em 2002, ainda na velhinha sede da FPC na Rua Barros Queiróz, ter feito, para A Capital, uma entrevista de duas páginas com o mestre Alves Barbosa, à altura director-técnico nacional no consulado de Henrique Castro, enquanto presidente do organismo.

Disse-me o Alves Barbosa, desassombradamente, como é seu hábito, que "o BTT é o futuro do ciclismo".

Dizia, na última década e meia o BTT, mas também as suas vertentes, como o BMX, cresceu. Cresceu muito, não tanto como poderia ter crescido, mas cresceu.

E há o Ciclismo de pista, parente nobre da família do Ciclismo.
Por cá... não há!
Não chamemos às voltinhas cumpridas, de ano a ano, nas pistas da Malveira ou de Tavira, ciclismo de pista.
Não há em Portugal.

Mas o candidato, único, até agora, às próximas eleições para os Corpos Sociais da FPC, disse ontem em entrevista que, cito:

"Pensamos poder organizar os Campeonatos Mundiais de juniores e Europeu..." no velódromo da Anadia/Sangalhos, não sem se resguardar e volto a citar:
"Temos que ver se a pista está pronta em 2009".
Pois!...

(Voltarei a esta entrevista é que bastante curiosa... quando tiver tempo, isto é, na próxima folga.)

Mas já vai longo isto que pretendia fosse só o lançamento de dois documentos fotográficos, dos vários que vão chegando ao meu correio electrónico.

Não será o "meu" Ciclismo, mas não nego que é espectacular, principalmente os down-hill urbanos.

Nesta primeira foto, relativa, exactamente a uma prova down-hill urbana, disputada em Viseu, temos o piloto Emanuel Pombo (estão a ver? chamam-se pilotos, e não Corredores... entendem os meus escrupulos?); na segunda, um velho amigo - ou hei-de dizer... apenas conhecido, porque a fazer fé no que caridosamente me foi dado a saber, não tenho amigos no Ciclismo, tendo mesmo concretizado em relação a um desses amigos que terá dito, perante testemunhas, que, cito: "Só estive duas ou três vezes com ele e ele vem a chamar-me amigo?" -, em frente: a segunda foto mostra-nos o Rui Lavarinhas, durante o Extreme Xures/Gerês.

Um abraço para o Rui.


(Fotos: Vivex)

Sem comentários: