segunda-feira, setembro 15, 2008

II - Etapa 238

AI QUE SAUDADES, AI! AI!...
(Com a devida vénia ao grande

Carlos Pinhão
que inventou esta frase)

Há, mais ou menos, 105 meses - cerca de 8 anos e nove meses - que eu não cobria um jogo de futebol de onze.
(Há cerca de mês e meio fiz dois jogos de futsal).

Ontem fui destacado para fazer a crónica do Oriental-Feirense, a contar para a Taça de Portugal.




Gende do alto, os do clube de Marvila que me receberam com toda a deferência. Também, dos três desportivos, A BOLA foi o único jornal a considerar o jogo merecedor de reportagem.

A última vez que estive num campo de futebol, para escrever a crónica de um jogo foi em Dezembro de 1999, ainda para a A CAPITAL. Foi um FC Alverca-Salgueiros, se a memória não me atraiçoa.

Mas porque é que escrevo isto como "etapa" e não como nota, ou extra...

Ai, que saudades, ai! ai!...

Primeiro, porque no velhinho eng.º Carlos Salema - onde eu nunca tinha ido - sem mais repórteres da escrita, tive como companheiros na modesta, mas aberta de par em par com a melhor das vontades, "Tribuna de Imprensa", dois velhos conhecidos.
Do Ciclismo, claro.

Os enviados das rádios Águia Azul e Clube da Feira com quem me cruzei dezenas de vezes, nomeadamente nas Voltas a Portugal.

O primeiro toque de saudade.

A falta que me está a fazer o Ciclismo. Ao vivo, na estrada...

O segundo toque de saudade arribou quando os colegas começaram a fazer o relato.
É verdade, durante mais de dois anos andei por aí a fazer relatos de futebol e ontem, voltei a sentir o "cheiro" dessa impagável experiência....
Até as saudades do público, sentado mesmo abaixo da cabine, que se levanta e contesta, ali, em directo, a opinião do relator... do comentador....

Ninguém foi agressivo!
Mas, tantos anos depois - sei lá, o meu último relato terá acontecido para aí há nove anos - do que assisti hoje vieram-me à memórias tantas tardes de relatos...


Uns feitos em condições mínimas, outros muito abaixo disso... em que, quase cara com cara tinha que me aguentar perante a discordância dos simples espectadores....

Ah!, e tive, e há muito que não falávamos sem ser pelo telefone, a oportinidade de conversar outra vez com o Manuel Pedro Gomes. Um Senhor...

O Oriental perdeu por 0-1, como já devem saber, mas digo-o eu, saiu da Taça de cabeça erguida.

Sem comentários: