sábado, janeiro 26, 2008

1045.ª etapa

POR ALGUMA RAZÃO
ERA CONHECIDA COMO ... A "BIBLIA"

Sou do tempo - enquanto leitor - em que ouvia dizer que, se vem n'A BOLA é porque é verdade.

Eram os leitores quem o dizia, até porque não acredito que homens com a estatura dos que então faziam o Jornal tivessem qualquer necessidade de se auto-elogiarem. O povo é que dizia. Naquela casa sabelo-iam e teriam um justificado orgulho nisso. E todos os dias - duas, primeiro, três vezes por semana, depois, faziam por justificar o reconhecimento dos seus leitores.

É grande, em todos os sentidos, a História de A BOLA.

Leio-a desde os meus dez anos. Não vale a pena tentar explicar o que senti no primeiro dia em que, como enviado ao Algarve, escrevi a minha primeira notícia n'A BOLA. E como me senti no dia seguite, bem cedinho pela manhã, quando saí em busca do primeiro quiosque para comprar o primeiro número onde vinha impresso o meu nome.
Concretizara-se um sonho que jamais ousara sonhar.

Contavam comigo - e por isso me foram buscar a A CAPITAL - para reconquistar algum espaço perdido para a concorrência no que respeita ao Ciclismo. Não me pediram o impossível, só perguntaram se estava disposto a dar o melhor de mim. Não me lembro que resposta terei dado, mas nos anos seguintes recuperámos o estatuto do "desportivo" que maior cobertura fazia do Ciclismo. Sempre na esteira a que eu próprio me propusera. O diz-se-que-se-diz não servia. Ou era, ou não era, e se saía n'A BOLA... era verdade. Estava certo.

Numa curva do destino vi-me ausente da redacção que sempre fiz questão de honrar.
Ausência que ainda dura e me perturba e me angustia. Cada dia mais.

Assisto, agora de fora - outra vez apenas como leitor -, a exercícios despidos daquele velho espírito que era "marca" de A BOLA. E, na maioria das vezes, pergunto-me porquê? Porque não mais um pouco de paciência, de forma a que se perpectue o "se vem n'A BOLA é verdade"?

Sempre ouvi dizer que custa tanto fazer bem feito como ser trapalhão...
Então porque é que se é trapalhão?
Acho que é algo que tem a ver com a forma de estar. E pode-se fingir que se está não estando. O contrário é "vestir a camisola", a sério, e suá-la. É viver o Jornal com paixão. É assumi-lo como uma extensão de nós próprios. Confundir-mo-nos com ele. E nunca, mas nunca, permitir que a tal máxima do "se vem n'A BOLA é verdade, está certo..." se perca.
Porque É ISSO A BOLA.

É ser o primeiro a chegar e o último a sair.
É confirmar, por todos os meios possíveis, que jamais alguém terá, seja o que fôr, a apontar ao nosso trabalho.
E há coisas que, de tão simples confirmação, me magoam a sério ver... aldrabadas.
É falta de cuidado. São as pressas.
É, muitas vezes, uma exagerada confiança, como se alguém estivesse, por obra e graça do Espirito Santo, a salvo de cometer erros primários.

Acreditem ou não, A BOLA mantém ainda um significativo número de leitores que vêm quase desde a sua fundação. Eu conheço alguns. Talvez por isso sinta uma responsabilidade acrescida. Talvez por isso, e embora completamente adaptado ao funcionamento da "máquina" raro era o dia em que não sentia sobre os ombros o peso de estar a fazer A BOLA, que não é, nunca será, um Jornal qualquer.

Sempre que preparava um trabalho especial, daqueles que não é apenas consumível no dia em que o jornal sai mas que sei, muita gente guarda para ir consultando ao longo de toda uma temporada, mais cuidado tinha.

A informação tinha, obrigatoriamente, que ser fiável, acima de qualquer reparo, exactamente para que o leitor - que guarda na memória o tal... "se vem n'A BOLA é verdade, está certo" - não perca a confiança no Jornal.

Sai erro. Até se pode emendar numa "breve" nos dias seguintes, mas o documento que o leitor guarda fica irremediavelmente ferido de inexactidão. Sempre foi o meu maior pesadelo. Porque as pessoas sabem tanto ou mais do que nós. E detectam os erros. Ainda por cima, se forem erros primários. Dos tais que um poucochinho mais de paciência, mais um telefonema ou - e esta é uma ferramenta nova que temos à nossa disposição - mais uma confirmação no sítio certo da Internet... -, só mais um bocadinho de trabalho, e não acontecia o erro.
E não estou a falar de gralhas, mas de ERROS.

É esta a lista das equipas portuguesas inscritas na União Ciclista Internacional, com os Códigos certos...

Sem comentários: