sábado, abril 01, 2006

55.ª etapa



VOLTA A PORTUGAL.1

Estamos em Abril e não é por ser (ainda) dia 1, que se começa a especular sobre a Volta a Portugal.

Há muito que se sabe, desde as negociações para que Portimão acolhesse o final da 1.ª etapa do Lisboa-Dakar, que o arranque da Volta a Portugal estava incluído no "pacote". Que a primeira etapa ligará a cidade da foz do Arade a Santiago do Cacém e que a segunda, saindo de Grândola terminará na área metropolitana de Lisboa. Por ser um domingo, terá de fugir às zonas mais congestionadas da orla marítima pelo afluxo, normal, nessa época, às praias da Linha, pelo que a Avenida dos Bons Amigos, no Cacém, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, deve ser o palco escolhido. Que o contra-relógio (se houver contra-relógio), desta vez acontcerá a meio da prova, provavelmente na zona da Feira/S. J. Madeira e que a prova acabará na zona da Naturtejo, talvez em Castelo Branco, talvez em Idanha... e que não havia etapa a terminar no alto da Torre, são "novidades" tiradinhas do "micro-ondas" para parecerem quentinhas.

Mas não é para revelar o traçado da Volta que, de facto, ainda não sei, que abri este tópico.

Sou um chato. Eu sei. Sempre a falar de regulamentos, brrrrrrrrrrr.... coisa abominável, isso dos regulamentos!...

Mas achei graça a uma "afirmação" que li noutro lado, e lá fui eu ao site da UCI para confirmar, que em relação aos regulamentos, neste caso não precisei de ir ver o "canhonhe"...

A Spiuk não corre a Volta a Portugal! Pois não.

Nem podia correr por e tratar de uma equipa continental.

O que aconteceu o ano passado foi uma excepção conseguida pela FPCjunto da UCI porque nas corridas HC só podem competir equipas continentais do próprio país.

Espero, sinceramente, que a PAD este ano tenha, atempadamente, garantido o número suficiente de equipas dentro do quadro regulamentar, para que não tenhamos, outra vez, de ir de joelhos pedir à UCI que nos faça o favorzinho de fechar os olhos a uma gritante irregularirade.

Olhem... ponham equipas nacionais de sub-23!

Sem comentários: