terça-feira, abril 18, 2006

73.ª etapa



OUTRO TRISTE EXEMPLO!...

Tenho à minha frente o Calendário Oficial, Provas de Estrada, da FPC, aprovado em Assembleia Geral.

Depois da Volta a Terras de Santa Maria (24-26 de Março), disputou-se a 2 de Abril a Clássica da Primavera - corrida de UM dia - mas as provas 1.12 calendarizadas para 9 e 15 de Abril não se realizaram!

Volta o pelotão à estrada este fim-de-semana, com o I GP Rota dos Móveis, sendo que a corrida 1.12 agendada para 30 de Abril parece que também vai "morrer na casca".

Nos 30 dias de Abril temos, pois, 5 DIAS de competição.

Parece que é curto, o calendário nacional, mas 2 a 6 de Maio (cito de memória) disputa-se a Volta à Extremadura (Espanha), corrida do Circuito Europeu (Classe 2.2) para a qual foram convidadas diversas equipas lusas e que, ao que sei, apenas a Riberalves-Alcobaça respondeu afirmativamente.

Entretanto, a 6 e 7 de Maio correm-se mais duas provas de 1 dia, ambas no Algarve e já sei que se levanta um movimento por parte das equipas do Norte (60% do pelotão "profissional") para faltarem, em conjunto, às ditas corridas.

O motivo?... A Organização marcou a corrida de dia 6 para a parte da tarde, pelo que só assumirá os encargos com o alojamento e alimentação dos participantes UMA NOITE. As equipas do Norte, ou vão para o Algarve de véspera, e assumem elas as despesas da pernoita de 5 para 6 de Maio, ou viajam no mesmo dia em que a corrida se disputa.

Má fé da Organização? Não subscrevo essa tese. Os seus responsáveis terão ponderado o melhor figurino para as duas corridas e, aprovado este, não têm que se preocupar com nada mais que seja o perfeito desenrolar das mesmas, até porque já passaram por problemas numa outra corrida por si organizada.

Cada um trata de garantir os seus interesses, e não será o organizador a ter de se preocupar nem com o quando, nem como, as equipas se deslocam. Está tudo regulamentado, cumprindo o regulamento a mais não é obrigada.

E as equipas do Norte, aparentemente, não têm orçamento para suportar UMA noite a expensas próprias. E, mais uma vez, escolhem a fuga em frente, pensando que levam tudo consigo, qual arrastão.

A cumprir-se (mais) esta ameaça, e se aquelas equipas não comparecerem no dia 6... quem está a pagar os ordenados a todo o conjunto (a todos aqueles conjuntos), pagará UM MÊS de ordenado a cada um dos elementos do grupo quando só alguns correram... CINCO DIAS! Em seis semanas!!!

Vamos começar a distribuir as culpas pelo topo.

Quem tem culpa de tudo isto é a FPC que aceitou a incrição de equipas - muitas delas - com o número mínimo de corredores e com o mínimo do orçamento possível.

Há equipas que não têm orçamento para pagarem 5 quartos e dez refeições, por UMA vez, e por isso se preparam para não comparecerem a uma prova calendarizada?

As inscrições dessas equipas não deveriam ter sido aceites.

Iam corredores para o desemprego? Não brinquemos com a situação. Os corredores não têm nada a ver com isto. Estão, à partida, ilibados. Mas há-de haver responsáveis.

Este exemplo que aqui deixo deve potenciar a "azia" com que alguns ficaram quando, num artigo anteriormente aqui escrito, referi (e não referenciei, à atenção do tal dito cujo) que nos míseros orçamentos - com os quais aceitaram trabalhar - muitos contabilizam as "derramas" por parte das organizações e até eventuais prémios que venham a ganhar.

É este o nosso ciclismo "profissional"!

9 comentários:

mzmadeira disse...

Também o merece, também o merece, mas como deves calcular, do sítio onde estará, o DOUTOR não me pode mandar emails... Ah, pois é!...

Tenta adivinhar a quem me referia. Quem, nos últimos 60 anos deu mais ao ciclismo do que aquilo que recebeu? (Eu também não ando cá há 60 anos... mas sei)

E quanto ao resto do problema?
Não tens nada a dizer?

Ou também estás engajado?
Só Perguntei!!!!!!!

mzmadeira disse...

Agora estive a ler outra vez...
Eu referia-me a um corrida 1.12.... não a uma 1.13... percebeste isso, não?
No calendário vem lá uma prova 1.12!
(Que não tem nada a ver com o Troféu RTP, até porque não podia ter...)

mzmadeira disse...

E, já agora, que achas de mais uma "ameaça" de greve por parte de... parte das equipas?

mzmadeira disse...

Voltei a ler tudo...
Tu, como pessoa ligada ao ciclismo, a única coisa que comentaste (erradamente,ainda por cima) foi a de um determinada data está, afinal, preenchida?
Mas eu falava do primeiro escalão, não do que disputa o Troféu RTP...
Percebeste mesmo?... Achas que precisas de um "croqui"?
Diz que eu mando-te.

Como estava escrito em português, e isso tu entendes, não tens uma opinião sobre a verdadeira questão que eu levanto?

O que tu fizeste (espertamente) que nada tem a ver com inteligentemente, foi desviar o assunto tema do meu artigo pra uma corrida que, afinal se calhar até existe, mas nem é para o escalão (a estas horas já não estou para ir confirmar... muito menos quando falas do Troféu RTP, que é para sub-23!...)

Queres comentar, ou avaliar, num texto até mais alargado, esta nova vergonha?

Então... força!...

mzmadeira disse...

AH!... por muitas aspirinas que o doutor José Barreiros de Magalhães tenha ditribuído pelo pelotão, o longo de 40 anos de estrada, asseguro-te que o Amigo a que me referiamerecemuito mais. Mas neste país... só se lembram de fazer homenagens a quem já morreu.
Às vezes desconfio que é para não dividir o protgonismos (o outro já morreu) e é, acima de tudo, para se autopromoverem á custa do nome que outros implantaram.

Mas, sendo chatinho,o que eu gostava mesmo era que comentasses a ameaça das quipas do norte em não comprecerem, pelo menos, à primeira prova do fim de semana de 6 e 7 de Maio.

mzmadeira disse...

Caro Paulo, penetencio-me por aquela trocade escalões, eu tinha o calendáriocom uma prova 1.12... tu flste no Troféu RTP e eu emperrei aí... deixando escapar o pormenor (porMAIOR) de que a prova é, de facto, do .12.

Já agora, eu não minimizei, nãominimizo nem nunca minimizarei a justiça de todas homenagens feitas ou as que ainda vierem fazer-se à memóris do Doutor José Barreiro de Magalhães, que conheci e do qual tive oportunidade deouvir milhentas histórias deliciosas àvolta do Ciclismo. É uma figura que respeito imenso. Não sei onde "percebeste" que eu substimava a sua memória perante a qual me inclino humildemente.

mzmadeira disse...

Em relação ao só criticar...

Já chamei a atenção par a diferença entre criticar/dizer mal e fazer crítica...

Mas este, já ao assumi, não é um espaço talhado para dar notícias nem para trocar mensagens do tipo... "gostei muito de te ler".

Mas a tua chamada de atenção nãi cai em saco roto. Vou reler parte do que tenho vindo a escrever, só assim poderei emendar eventuais "exageros"...
Se por mais não fosse Paulo, só isto já chegava para te agradecer o vires ler o Blog, mas tenho de agradecer mais... pela tua participação activa também.
Um abraço.

mzmadeira disse...

Também lamento muito que num site que todos reconhecemos como muito bom, não haja um espaço sério de discussão do Ciclismo.

mzmadeira disse...

Caro Paulo,
quem não é capaz de pedir desculpa quando se engana não tem moralmente o direito de "mandar bocas".
Não é o que eu faço. Não mando bocas, mas tenho plena consciência que, aqui ou ali, posso estar enganado.
O que faço de diferente dos outros? É tudo fazer para saber o que digo. Para não ter de pedir desculpas.
Mas se tiver que pedir... peço. Sempre, mas sempre, de cabeça erguida e olhando nos olhos o meu interlocutor. De consciência tranquila.