sexta-feira, abril 14, 2006

71.ª etapa


DURA LEX, SED LEX!...





TODAS as corridas Internacionais disputadas este ano em Portugal levaram, por parte dos respectivos presidentes do Colégio de Comissários (os únicos enviados pela UCI), NOTA NEGATIVA no que respeita à falta do cumprimento das novas regras quanto à cobertura das corridas, por parte dos media.

Carros (de Órgãos de Comunicação Social) a mais, na corrida; número de presenças ("acreditadas") superior às registadas pelo Gabinete de Imprensa, no primeiro dia e reconhecidas pelo delegado da AIJC - não, não é a brincar o acordo assinado entre esta associação e a UCI e aí estão as primeiras consequências...), falta de coletes identificadores dos fotojornalistas, "de facto" em serviço, e presença anormalmente congestionante, nas zonas chegadas, de pessoas que, supostamente, lá não deveriam caber.

A UCI notificou a FPC que já pediu explicações às duas organizações em causa: a PAD e a A. C. Algarve.

Quanto mais se abusar... mais o laço vai apertar... e todos sairão a perder.

5 comentários:

mzmadeira disse...

Caro Paulo, infelizmente, doem-me muitas coisas... mas não o cotovelo.
Não se anda na auto-estrada em cntra-mão, não te deixam entrar na Assembleia da República nem com umm corta-unhas e se achas ser "dor-de-cotovelo" esta "cruzada, que assumo, contra a proliferação de "curiosos" que querem ter as mesmas regalias que eu, enquanto profissional, exijo... então que seja.

Quanto à tua dúvida em relação aos relatórios das provas... já que me conheces, nunca ponhas em causa uma coisa. Se eu escrevi isso é porque sei.

Um grande abraço Paulo. E obrigado por estas "escapadas" ao "rebanho" que tem ordens expressas para não comentarem o meu Blog.

A consideração é recíproca.

mzmadeira disse...

É curioso, lembrie-me agora e vou contar-te. Como sabes, embora sem ser em serviço, estive três dias na Volta ao Algarve onde tive oportunidade de fazer uma coisa que há muitos anos não fazia: ficas na berma da estrada a ver passar os corredores.
E queres saber uma? Perto do malhão, quando se vencia a antepenultima contagem de montanha, virando depois à direita e descendo, para se atacar a derradeira antes de se passar exacamente pelo mesmo sítio em direcção à meta final, estava eu na berma quando tu passaste na tua moto. E um dos rapazes do Moto Clube de Faro (creio eu) que só fazem aquela... pronto, farão a Abertura e mais alguma corrida no Algarve, que estava parado no entroncamento de estradas, quando tu passaste "desabafou"" dizendo: "Aquele acha que sabe mas estorva mais do que ajuda!"
Um - com todo o respeito - motoqueiro cujo vórtice da sua paixão é a concentração de Faro onde se bebe mais cerveja do que em toda a baixa de Hanburgo em dia de verão anormalmente quente... achava que tu (que ele nem sabe que tens o curso de comissário e dedicas 25/30 dias da tua vida a fazer corridas de bicicletas) só andavas ali a estorvar.
ão... não é o que eu penso dos "para-quedistas" travestidos de jornalistas que aparecem nas coridas... noutros termos, é o que eles pensam de MIM. "Aquele ali acha que sabe muito..."
Mas, e a esta altura já lste a grande maioria das minhas crónicas... isto não são posts de "fórum"... têm quase todas entre 3000 e 3500 caracteres o que, em termos do formato d'A BOLA dava meia página (sem fotos) - vê lá só quantos "jornais" não escrevo aqui... dizia eu, já leste a grande maioria das minhs crónicas e não acredito que não concordes comigo.
Diz-me o que farias se, quando chegasses ao teu local de trabalho lá estivesse um "curioso" sentado no teu lugar...

Não sei se chegaste a conhecer, mas com o Zé Neves de Sousa, com o Costa Santos, com o Homero Serpa, com o Dias Neves... há 20 anos atrás... acredita que ou eram eles, ou os outros... e quem se atreveria a por fora da corrida o Nevs de Sousa ou o Homero Serpa?

Por isso eu já escrevi que os GRANDES culados somos nós, os jornalistas profissionais. As organizações que se desemerdem (posso falar mal que o Blog é meu) mas se eu conseguir que os jornalistas profisionais do JOGO e do RECORD se recusem a trabalhar atropelados pelos pedreiros, caixeiros viajantes, funcionários e instituições bancárias ou seja quem for que não tenha o cartão da AIJC... a Volta só será falada no 24 horas, no Correio da Manhã e no Diário e Freixo de Espada à Cinta...
Não sei é se os patrocinadores vão gostar. Mas isso é um problema da organização da prova.
Até admito que não se importem que os diários desportivos só dêm uma coluna de resultados...
Em NENHUMA profisão acontece o que acontece a minha... que é o de termos de suportar "penetras". esmo qe na sua rádio local ou no seu jornal regional se autoproclamem de "jornalistas".
Se eu coseguir recuperar a tempo de ir fazer a Volta, vai haver fita todos os dias. Eu até posso "penerar" na zona dos comissários e, de cronómetro e punho marcar o tempo da etapa. Posso vestir uma bata branca e meter-me na ambulância no início da etapa. Posso chegar à zona de chegada e marcar eu a zona de onde os fotógrafos podem registar a chegada, ou subir ao pódio e ser eu a vestir todas as camisolas...
Não o vou conseguir fazer porque, quem qualquer dos casos, se não for à força, no momento, acabam por chamar a autoridade que me leva e, na melhor das hipóteses, me considera maluco e me recambia para casa.
Porque é que eu TENHO DE ACEITAR que outros não qualificados façam o mesmo trabalho que eu?????

Se tiveres resposta... estás à vontade.

mzmadeira disse...

Caro Paulo,

começando por uma ponta: o úmero de dias que apontei, os quais dedicas ao ciclismo foram meramente um número ao calhas... não sei exactamente quantos fazes mas tenho consciência que são muitos, muitos mais;

em relação à restrição de não profissionais (ou sócios da AIJC, ou portadores de cartão da Associação Internacional de Jornalistas Desportivos, que alberga muitos mais do que aqueles que se dedicam em exclusivo ao ciclismo, coisa que em ortugal nem acontece... fazemos de tudo um pouco)... esas normas, APROVADAS PELA AIJC E ELA UCI, dizem unicamente respeito às corridas co calendário ProTour e às procas da Classe HC... não se estende para além destas.
Porque as pessoas não são completamente parvas e sabem que às corridas menores (sem que o termo seja depreciativo) os grandes jornais e as rádio e as telvisões nem sequer lá vão. E saberão, concerteza que nma Volta à Normandia, serão os jornais e rádio locais que acorrerão, como numa volta à Extremadura, ou ao Algarve!...

Agora, as do ProTour (provas de topo) e HC, as mais importantes dos Circuitos Continentais... parte-se do princípio que os grandes órgão de comunicação social marcarão presença. omo acontece, como tu sabes, na Volta a Portugal, a única corrida no nosso país onde vês JN, Diário de Notícias, Correio da manhã, 24 Horas... etc, etc... SÓ VÃO À VOLTA.
Um exemplo concreto: Há dois anos o CM mandou ma miúda... estagiária, que terminada a Volta terminou o estágio e foi dispensada pelo jornal.

Creio que sou coerente ao defender que a Volta a Portugal seja contada, seja qual for o suporte utilizado - papel de jornal, rádio, TV ou mesmo internet - por jornalistas minimamente conhecedores da modalidade. Só isso.

E acrescento: se um qualquer jovem estudante, um empregado bancário ou um vencedor de pizzas aparecer na Volta e mostrar que sabe o que está a fazer... faço-lhe o mesmo que me fizeram a mim quando, já lá vão 16 anos fiz a minha primeira Volta, acolho-os de braços abertos e ajudo-os em TUDO o que puder.

Conto-te uma história que bem pode ficar entre nós. Enquanto estive n'A CAPITAL, ao serviço da qual fiz 9 Voltas, só eu tratava do ciclismo. Em 2000 aceitei o desafio d'A BOLA e A CAPITAL mandou um rapazito que não distinguia o Quintino Rdrigues, com o sei metro e 80 do arlos Pinho nos seus 1,60 metros... mesmo sendo de quipas diferentes. Um dia, já estávamos a jantar, em Bragança, por acaso, quando o meu ex-chefe lhe ligou fulo porque ele se tinha... esquecido das "breves". Sabes o que aconteceu? Eu pedi-lhe o telemóvel, falei eu com o meu ex-chefe e ditei-lhe eu as três notícias curtas que faltavam para encher a página. Claro que o fiz mais à vontade poque o rapaz trabalhara comigo e o chef era o que tinha sido meu chefe até à nove meses atrás... mas faria isso por qualquer outro colega enrascado.

Prosseguindo: peço-te outra vez sigilo e confio em ti. Claro que o Márcio Santos é um dos NOSSOS e seu assunto está resolvido, e vai apresentar-se devidamente munido do tal cartãozinho do qual tantos parecem ter medo. E há mais... de 4, em dois meses passámos a ser 12... e ainda vamos conseguir, o Emílio e eu, desenrascar mais alguns, servindo o nosso testemunho como membros efectivos há mais de uma década da AIJC como "prova" de que são pessoas do ciclismo.

Ao contrário do que alguns dizem e mitos pensam mas não têm a coragem de o dizer... o meu objectivo não é o de destruir o ciclismo em Portugal. Quero dar-lhe dignidade.

mzmadeira disse...

Quanto à "dor de cotovelo"..., esquece isso... são expressões que usamos no dia-a-dia e eu percebi que não era ofensivo. Como tu dizes, apesar de não partilharmos das mesmas opiniões em tudo (e ainda bem) sempre houve uma relação cordial e de mútuo respeito. (E eu ainda te estou a dever um jantar, ão me esqueci...)

Em relação aos relatórios... há duas espécies de jornalistas: os que ficam sentados na secretária à espera que lhe cheguem os press-releases ou comunicados ou classificações; e os que - os anos "no terreno" contam muito - constroem a sua própria rede de "fontes" as quais nos vão dando informações e que nos permitem dar notícias que outros não sabem. Mal de mim se, ao fim de 16 anos não tivesse um largo número de amigos, nas mais diversas instituições, me dão informações.
São as "fontes", sobre as quais mantenho, como é óbvio sigilo absoluto, ou perco-as.
E como sabes, salvo em caso de a notícia ser considerada dolo grave, que ponha, por exemplo, em causa a segurança do país - o que em desporto não acontece, nem um juíz, em tribunal, me pode obrigar a revelar as minhas fontes.
No caso do Carlos Carneiro, a minha "fonte" contou-me a história asim, e como confio nela...
Um grande abraço e boa Páscoa para ti e para todos os que te são mais queridos...
Infelizmente, acho que ainda vai demorar algum tempo até me reencontrares em serviço. Pode ser que numa corrida mais próximo de casa eu volte a aparecer... como mero espectador, por muito que me custe estar afastado. Mas as asneiras que fazemos quando temos 20 e 30 anos... começam a pagar-se aos 40... 45...

mzmadeira disse...

Paulo,
vamos lá ser crescidinhos...
em que parte é que o que eu escrevi está errada?
Ao Carlos foi-lhe dito que estava livre para procurar outra equipa; não dise que não (reconheço que não sei se procurou ou não, mas não disse que não, não senhor, estou aqui e quero cumprir o contrato)... e aparece em finais do ano a fazer valer o contrato.
Se não aceitasse o "convite" para sair dizia-o logo, não?
Não era a primeira vez que uma "fonte", nã é enganar-me... ´e ais correcto dizer: não estava de, facto, na posse de todas as informações.
Mas eu dise-te, e repito, nós, os Jornalistas que queremos dar notícias, temos que confiar nessas "fontes". E a verdade é qe, sem seres tu, até hoje mais ninguém contradisse a notícia.
Por isso, em nome da nossa amizade, mesmo omitindo as tuas "fontes" que eu, mais dio que ninguém, compreenderei... diz-me lá qual é entã a história verdadeira.
Porque se tu tiveres razão, eu estou dever desculpas a alguém... e do Carlos fui sempre amigo. Não me arrangem mais inimigos porque já tenho que cheguem.

Nunca traí, não traio nem nunca trairei uma pessoa que me dá uma informação. Se estás em condições de desfazer um mal entendido, seja ele qual for... não me obrigues a passar por injusto mais tempo ainda, Paulo.

Estou um bocado desanimado com a minha saúde... para te ser franco, não sei se duro mais um ano, se mais um mês, se mais dez anos... Não posso saber se tenho o tempo suficiente para poder pedir desculpa a quem possa ter ofendido. Ajuda-me portanto. Só te eço isso...