terça-feira, abril 04, 2006

59.ª etapa



VOLTA A PORTUGAL.3

Com o seu habitual bom-humor (ou não fosse alentejano), brinca o António Costa com o facto de ainda não se conhecer, oficialmente, o traçado da próxima Volta a Portugal que estará na estrada daqui a, precisamente, 4 meses e um dia.

Ele não chega a tanto, mas podia recordar que, por exemplo, a Vuelta, que só se corre em Setembro, fez a sua apresentação em Dezembro último, mas não podemos pedir, pedir, pedir... quando em troca se dá tão pouco.

Há no ciclismo português problemas estruturais, identificados, que são bem mais graves do que o atraso da apresentação oficial da Volta. Já há-de estar traçada, acredito, mas assumem-se, por vezes, compromissos que nós, os que estamos de fora, parece que não queremos perceber.

Só espero que a JLSpots/PAD olhe bem para o calendário e não vá agendar a apresentação da Volta para o dia... da final da Liga dos Campeões, por exemplo, ou de qualquer outro evento importante. Não esqueçam de prever a agenda dos jornais de forma a poderem ter a certeza de que o evento terá cobertura consentânea com a sua dimensão.

As equipas que correm as Três Grandes, e ainda estão envolvidas (as do Protour, obrigadas a estar) em várias outras corridas. Os seus responsáveis têm plantéis de 27 a 33 corredores para gerir e, esses sim, precisam saber com muita antecedência as características daquelas corridas de forma a escolherem e proporcionar aos corredores escolhidos, planos de preparação consentâneo.

Em Portugal há (mais do que uma) equipas que nem sequer têm ainda os nove corredores para a Volta e mesmo os que têm os 9 ou dez sem problemas físicos, só os vão escolher um mês antes, porque até lá - longe vá o agouro - nenhum tem a certeza de com quem pode contar.

Então, quer-se uma apresentação da Volta em Janeiro/Fevereiro... para quê?

Sou irredutível defensor do "cada macaco em seu galho" e esta organização já deu provas de que está oleada e a trabalhar dentro do mínimo que se lhe poderia exigir. Creio, francamente, que a Volta já está delineada, parto, portanto, do princípio que ainda não foi tornado público o seu traçado por estratégia que só os seus responsáveis saberão qual é. E terão as suas razões.

Mas ainda bem que o adepto do ciclismo é exigente, ou parte representativa dessa mesma massa de adeptos é exigente. Assim fossem coerentes e aceitassem as outras regras do jogo...

Sem comentários: