sábado, abril 08, 2006

62.ª etapa



CLUBES NO CICLISMO...

Depois de Vale e Azevedo, que chegou a levar as suas promessas à constituição de uma equipa de ciclismo - que depois abandonou à sua sorte - também Luís Filipe Vieira usou o ciclismo como "bandeira" da sua candidatura... e quantos votos não terá ganho com isso?

Agora é Abrantes Mendes, candidato à liderança do Sporting, quem faz o mesmo.

Não são honestos... mas também não são parvos.

E não concordo com a opinião do Diogo Miguel quando diz que "ao contrário de uma empresa, um clube não ganha dinheiro através do ciclismo"... a não ser que seja outra qualquer entidade quem está a contabilizar os lucros das vendas dos equipamentos do Benfica que, passados 6 anos,ainda vejo por aí à venda?...

E volto a não concordar com a outra afirmação do Diogo: "Não é por gastar 1 milhão numa equipa para ganhar a Volta que se leva(m) mais 10 mil pessoas ao estádio.

Visão puramente futebolística. Pode haver benfiquistas (no caso) que nem gostam de futebol... porque haviam de ir ao estádio? E voltamos à velha e eterna questão... Hoje já não se gastam mais de 4 horas de Braçança a Lisboa... mas falamos obrigatoriamente de um extracto social que tem uma profissão que lhe permite sair às 4 da tarde para às 8.30 estar em Lisboa (Luz ou Alvalade)... e os que trabalham de sol a sol, que ainda os há? Os que não têm carro, ou, pelo menos, um empregador tão liberal? O futebol vê-o na TV mas... e as camisolas ao vivo? Não num pavilhão, num jogo de basquete, de futsal, de hóquei ou de andebol, não num pavilhão que levará mil a 3 mil (com muito boa vontade da minha parte) pessoas.

Benfica, Sporting e FC Porto, porque são os clubes do povo (nobres e barões à parte) não podem deixar de ser ecléticos... e não iamos inventar nadinha! Foi assim que tudo começou. São 6 milhões os benfiquistas? Não? são 4? 2,5? Que interessa? Quantos NUNCA vieram a Lisboa. Ou se vieram nem sabem onde é a Luz (ou Alvalade)... Imaginem a alegria dessa gente toda ao ver passar na estrada as camisolas e o emblema da sua paixão...

E já o escrevi uma vez, e não era piada... quantos "kits" não se venderiam numa Volta a Portugal? E quem será capaz de negar que a (por muitos julgada estapafúrdia) ideia dos "kits"... não ia vestir outras cores? Sim... o verde e branco e o azul e branco.

Os três grandes fazem (mesmo) falta para que o ciclismo português saia desta letargia em que caiu. Quem se lembra de 1999 e 2000? Das camisolas vermelhas e das bandeiras à beira da estrada?

Se as pessoas preferem comer queijo a chouriços... qual o empresário que não optava por fabricar queijos?

Se as pessoas querem é saber dos "seus" Benfica, Sporting ou FC Porto... porque é que o ciclismo não os tem?

Sem comentários: