sexta-feira, junho 27, 2008

II - Etapa 113

PASSO (TÃO TRÔPEGO) À FRENTE!...

Ora, finalmente, e sem ter sentido a necessidade de se esconder atrás dessa estranha figura que é a Comissão de Estrada, quem tem, de facto, poderes para fazer sair comunicados – a Direcção da Federação Portuguesa de Ciclismo – fê-lo esta tarde.

Mas todo este processo – e falo, é evidente, do “caso” LA-MSS – está ferido de, não, não era ilegalidade o que eu ia a escrever (embora já o demonstre que, de facto o está), mas de evidente falta de honestidade no seu procedimento.

Sim!, falta de honestidade.

Porque os fins não justificam, nunca os meios, ainda mais se estes forem cirurgicamente manipulados. E não me interpretem mal.
O cirúrgico é uma figura de estilo, normal no exercício da escrita, e nada tem a ver com a figura do presidente da FPC.

Eu sei que me movo no fio da navalha.

Uma escorregadela e… é a morte do “artista”, mas não esperem que fique calado, a assistir do sofá a manigâncias que, de tão fáceis de desmontar, chegam a parecer brincadeiras de rapazes pequenos.

Por exemplo, ao princípio eu desconfiava de uma ou duas pessoas que poderiam configurar a figura do delator.
Tudo isto começou com uma denúncia, estão lembrados?

Agora já não tenho dúvidas sobre quem accionou a intervenção da Polícia Judiciária.
Tinha de ser – e vamos sabendo coisas pelo “caminho” – alguém com, de facto, uma influência tal que escapa aos tais… meus suspeitos de primeira hora.

Enganei-me. Mas, pelo menos, o ter-me enganado deixa a descoberto que me interessei pela coisa. Limitado, como estou, em termos de fontes de informação, apostei errado.
Mas como escrevi aqui há umas linhas atrás, já não tenho dúvidas.

Não tenho dúvidas quanto a quem espoletou todo este processo mas, entretanto, outras dúvidas se me levantam.

Por exemplo: no Capítulo XII do Regulamento Anti-dopagem, ponto 292, diz-se que, e passo a citar: «As pessoas que exercem funções no Controlo de Dopagem devem respeitar a confidencialidade das informações sobre casos individuais cuja divulgação NÂO É EXIGIDA nos termos do presente Regulamento Antidopagem.»

Contudo, o comunicado da FPC, divulgado pelo seu presidente, aponta, nome a nome, nove nomes. De nove pessoas que, tanto quanto me é dado perceber, estão apenas a ser alvo de, volto a citar: “… um inquérito” por parte do Conselho Disciplinar da FPC".

O que, liquidamente significa que, para já, não há nada de concreto contra esses nomes. Logo, a sua publicação não é mais do que um abuso de poderes por parte de quem, evidentemente, os não tem.

Mas há mais.

Tanto quanto julgo saber, os presumíveis implicados nesta trama, souberam-no através da Comunicação Social.

Sei, inclusivé de um caso de um dos… “acusados”, casado, chefe de família, pai de filhos, com residência fixa há cerca de seis anos… recebeu esta tarde um telefonema de casa dos pais – onde não mora desde que se casou – a avisá-lo que… 2.ª feira vai ser avisado de que está suspenso ao abrigo de um processo disciplinar.

E depois admiram-se de não encontrar os Corredores quando vão fazer controlos fora de competição.

Eu sei, mas sei mesmo, que este corredor de que falo, há seis anos que comprou uma casa onde mora com a mulher e os filhos e que me garante – e eu não o duvido – que desde há seis anos, nos boletins que obrigatoriamente tem de enviar de três em três meses para o CNAD, há seis anos que indica a sua morada real.

Pois bem, hoje, sexta-feira, 27 de Julho, ligaram-lhe os pais a dizer que tinham recebido um telefonema para que ele esteja disponível na próxima 2.ª feira.

Guardem esta informação.

Porque muitos dos controlos inopinados que não acontecem, não acontecem porque a FPC não mantém actualizada a morada dos corredores.
Estes, como manda a Lei, comunicam onde moram, mas esses papéis juntam-se no mesmo monte que muitos outros.
E a base de dados da FPC está desactualizada…

Por favor, amigos, companheiros que escrevem sobre Ciclismo, investiguem isto.

Porque, afinal de contas, disto depende a carreira de um atleta que não tem culpa que, nos registos da FPC ainda conste a morada da casa dos pais porque na altura em que introduziram os dados ele tinha… 16 ou 17 anos.

E isto é uma coisa que jamais veremos escrito na Imprensa nacional.

Não me vou alongar mais, embora haja matéria para que eu ficasse aqui a escrever durante mais cinco ou seis horas…

Tenho lido os comentários de outros camaradas jornalistas sobre este assunto.

Porque é que nenhum ainda não se questionou em relação ao facto de esta operação ter estado prevista para Julho, de forma a obstar que a equipa da Póvoa pudesse correr a Volta?

Porque é que a FPC atropela os regulamentos, fazendo publicar os nomes de presumíveis implicados quando os regulamentos da UCI a defendem disso mesmo?

Porque é que se está a esconder que um corredor, de uma outra equipa, deu positivo há alguns meses atrás e ninguém fala disso? E sabendo eu quem sabe disso, considero impossível que a Federação Portuguesa de Ciclismo o não saiba. Talvez o CNAD o não saiba, mas na Rua de Campolide sabem o nome do Corredor e da equipa. Porque é que estão a abafar o caso?

E quem, de fora daquele círculo também o sabe, porque é que o esconde?

A derradeira questão que aqui deixo é esta:
Que ciclismo é que, de facto queremos?
Totalmente limpo, ou… optando pela política de eliminar uns, deixemos o caminho aberto a terceiros?
Mas quem é que ganharia com isso?

São essas dúvidas que me perseguem, qual fantasmas…

10 comentários:

aamorim disse...

Um inquérito que poderá durar semanas ou meses... e o mesmo tempo da suspensão preventiva!!! E se afinal continuam enganados? E quais as substâncias? Na posse de quem? Qual dos atletas acusou positivo em controles anti-doping? Suspenderem preventivamente atletas, médico e director desportivo, custa e engolir perante tão escalabroso processo. Mas... o presidente??? Tantos anos de dedicação e apoio ao ciclismo, para agora ver o seu nome enxovalhado. Só lhe encontro duas culpas - Não ter acabado com a equipa, como era desejado; e ter trocado a equipa que apoiava, se o não tivesse feito não estaria agora a ser "castigado". Um massagista??? (talvez por excesso de velocidade com o autocarro, só pode!!!). Meus senhores, se esta nova estratégia não resultar, poderemos sempre conseguir a "PRISÃO PREVENTIVA daqueles criminosos". Os "crimes alegadamente cometidos" já o justificam. Assim, pelo menos não treinavam, não havia o perigo de voltarem em força. A FPC continua a atropelar as normas e as leis, quer nacionais, quer internacionais. Deve ser muito o desespero para apresentar serviço. E mais uma vez, no timing certo, tenta-se manter a equipa parada. O tempo e o desgaste hão-de conseguir levar a água ao moinho, a brasa á sardinha certa.

aamorim disse...

Tive curiosidade em ver o comunicado oficial "do presidente da UVP/FPC" no respectivo site, que transcrevo.

Comunicado do Presidente da UVP/FPC

UVP-FPC

Comunicado
N/ Ref.ª : 92_08/HA
Data: 27.06.08

Vimos comunicar que o Conselho Disciplinar da UVP/FPC abriu um processo de inquérito contra os seguintes elementos da Equipa Continental LA-MSS:

- Manuel Ramos Zeferino (Director Desportivo - licença nº 81500)
- Tiago Manuel Pereira Silva (licença nº 20949)
- Rogério Fernando Silva Baptista (licença nº 17754)
- Afonso Duarte da Costa Azevedo (licença nº 21047)
- Cláudio Miguel Gonçalves Estêvão Faria (licença nº 6803)
- Pedro António Alves Cardoso (licença nº 6809)
- Paulo Jorge de Oliveira Silva (Massagista - licença nº 82164)
- Marcos Mariño Maynar (Médico – licença RFEC)
- Luis Fernando Alves d’ Almeida (Presidente do Póvoa Cycling Club – licença nº 82280)


Mais se informa que foi aplicada a suspensão preventiva dos inquiridos até à conclusão do inquérito.

O Presidente da UVP/FPC


Artur Lopes

Mas foi aberto um processo de inquérito "PORQUÊ"??? Alguém descortina a razão? Será que o Ex.mo Sr. Presidente da FPC também saberá de alguma razão? Se o sabe, porque não o publicam? Haverá algum interesse em manter tão obscuro este processo? Calma, já só faltam 6 semanas e em tão pouco tempo ninguém conseguirá concluir um processo de inquérito. A estratégia começou mal, atabalhoada, mas finalmente começa a obter resultados. E entretanto as pessoas fartam-se e acabam com, como disse o Joquim Gomes, talvez a melhor equipa nacional.

aamorim disse...

Copiei de um blog de um amigo.

" Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas..."

Guerra Junqueiro
escrito em 1886

Trocando "povo" por "adepto", "atleta" ou "dirigente de ciclismo", continua verdadeiro, actual e válido!
Bem hajam os "Madeiras" que ainda se atrevem a por em causa o "estado das coisas". Um abraço e toda a disponibilidade possível para "ajudar" nessa sua causa da defesa do ciclismo nacional.

Anónimo disse...

Isto foi mais uma falta “cirúrgica” (desculpe estar a usar um termo frequentemente utilizado no futebol) de um adversário (não identificado) que pretende a todo o custo que a LA MSS não volte à estrada.

Continuo a partilhar da sua opinião, se tivesse alguma dúvida, os timmings impressionantes como as “entradas” vão sendo feitas, vão evidenciando cada vez melhor o caminho para onde, quem realizou este “Filme”, quer levar a equipa da Póvoa.

Tardavam a aparecer novos elementos relativamente à investigação e subitamente, provavelmente convinha a alguém esse atraso e, numa semana, em que os corredores poderiam participar numa prova em que o organizador não podia seguir a imposição do CS e quando outra organização acabava de “roer a corda” e voltava a endereçar o convite à equipa, não deixa de ser estranho, o súbito aparecimento de um dossier que (Pode ter tudo, como pode não ter nada, afinal nada do conteúdo foi revelado*) e um comunicado onde se suspende preventivamente uma série de elementos da equipa.

* De referir que certamente nos próximos dias muito se vai voltar a especular sobre o conteúdo do dossier que levou à suspensão preventiva de 9 elementos da equipa.

Para quando o esclarecimento definitivo de toda esta situação?

Manifesto aqui todo o meu apoio à LA MSS, e espero que voltem depressa à entrada!

aamorim disse...

Caro João Dias, o seu comentário só falha num ponto. Para os mais entendidos e acompanhantes habituais da modalidade, não restarão dúvidas, os "adversários" estarão perfeitamente identificados. Ou julgará que as denúncias e todas as "movimentações" deste processo partiram de alguma "alma caridosa", deveras preocupado com saúde pública?

Anónimo disse...

Caro António,

Quando mencionei adversário não identificado, não foi por não fazer ideia de saber quem foi o referido adversário, mas si porque o Arbitro (FPC) continua a sancionar quem sofre as faltas deixando o adverário impune.

Em todo o caso do mesmo modo que dou e continuarei a acreditar na inocencia da LA MSS neste processo, até ver com os meus proprios olhos provas em contrario, não acusarei ninguem sem provas, apesar de ser "mais do que evidente" quem beneficia com este espectáculo todo.

Só lamento que as entidades máximas do Ciclismo em Portugal não pensem assim...

pz disse...

Eu gostava que voce tivesse um pingo de respeito pela memoria de Bruno Neves, e que dai conseguisse retirar as ilacoes devidas que lhe permitissem rever a sua patologica e insustentavel visao sobre o doping no ciclismo. Ainda nao percebeu? Ainda nao viu o que aconteceu? Acorde.

mzmadeira disse...

Como não é suficientemente Homem para se identificar, não acredito que tenha os ditos cujos para se explicar... mas fico à espera.

cristina neves disse...

ao sr.PZ, o que quer dizer com "respeito pelo Bruno Neves" e "não viu o que aconteceu", sabe alguma coisa de concreto que ~´os familia ainda não sabemos? e o Sr Madeira que eu saiba nunca faltou ao respeito ao meu irmão...sinceramente Sr.PZ com toda a franqueza não percebi o seu comentário!!!!!!!!

aamorim disse...

Ao PZ - Apenas os cobardes escondem-se atrás do anonimato. Não passas de um cobarde miserável, de vistas muito curtas. Sê homem (ou mulher) e dá a cara pelos teus comentários. Andas a soldo de quem?