sexta-feira, março 09, 2007

440.ª etapa


POR CÁ PASSOU DESPERCEBIDO...

Mas, tal como os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, eram, afinal, quatro, deixo mais uma crónicazinha.
Na recente Volta à Comunidade Valenciana surpreendeu-me que, logo na primeira etapa um tal Vicente Reynes (Caisse d’Épargne) tenha sido 3.º numa chegada ao sprint, perdendo apenas para um surpreendente Daniele Bennati (Lampre) e para o enorme Alessandro Petacchi (Milram). Na segunda etapa Reynes foi segundo, à frente de Bennati e atrás de Petacchi e, se na 3.ª tirada não apareceu na frente, e na 4.ª, que terminou em alto, muito menos, na derradeira, disputada outra vez ao sprint, foi 5.º, à frente do benfiquista Javier Benitez.
A página 13, a Meta2Mil gasta-a numa entrevista ao corredor maillorquino que diz: “Algun dia quiero formar parte de un equipo entregado a las classicas”.
Lê-se, nesta declaração, que confia nas suas capacidades de corredor com fôlego para passar as várias dificuldades de corridas longas e aparecer em condições de, pelo menos, lutar pelos primeiros lugares. Dar nas vistas.
Porque é que trago aqui o Vicente Reynes? Porque se estreou como profissional numa equipa portuguesa onde logo foi reduzido a mero gregário. Está bem que em Portugal, infelizmente, ninguém – a começar pelas equipas – se mostra muito interessado em corridas de um dia, longas, pois concerteza, que deveriam sempre rondar os 200 quilómetros de forma a proporcionarem espaço para fugas e o consequente trabalho do pelotão, na rectaguarda.

É que corridas de um dia, com 200 quilómetros é algo diametralmente oposto a etapas de 200 quilómetros numa prova por etapas. Nas primeiras vale a pena o esforço porque pode ser compensado com um triunfo final.

Mas as finanças das equipas, por cá, ainda se regem mais pelo mínimo que se pode gastar numa pernoita da equipa do que pela possibilidade de ganharem uma corrida.

É um tema que deixo à discussão dos meus fiéis leitores. Deviamos ou não ter uma Taça Nacional de Clássicas?

E havia tão boas hipóteses de traçarmos uma dezena delas que garantiriam um extraordinário espectáculo de ciclismo.

Sem comentários: