sexta-feira, março 02, 2007

437.ª etapa


PARTIU MAIS UM AMIGO...

A notícia chegou, crua e dolorosa, como sempre acontece, mas mais dura ainda porque inesperada. Morreu esta manhã um dos melhores amigos que tinha no pelotão de jornalistas. Um dos últimos da velha guarda. O meu querido Boaventura Bonzinho.

Conhecemo-nos há 16 ou 17 anos. Na altura, ele e o Guita Júnior faziam equipa ao serviço do Correio da Manhã. Eram duas figuras, no bom sentido da palavra. Mais tarde, já reformado, o amor que tinha pelo ciclismo levou-o a reaparecer nas corridas e sempre foi recebido de braços abertos.

Cultivámos uma amizade sincera, de mútuo respeito, sendo que quem mais proveitos tirou dessa amizade fui eu, que sempre fui aprendendo com ele.

A última vez que estivemos juntos foi há seis meses - seis meses já!... - quando da chegada da 2.ª etapa da Volta, a Lisboa. Almoçámos juntos. Depois até nos fotografaram, junto do Joaquim Gomes. Nessa altura estava eu ainda numa fase crítica, no que respeita aos meus problemas de saúde e brinquei, dizendo que eu parecia mais velho do que ele. No seu jeito simples mas sincero, desejou-me rápidas melhoras. Disse que eu fazia falta ali, na estrada, a trabalhar. Anotei essa demonstração de carinho, da sua parte e contava revê-lo um dia destes para, como sempre, trocarmos um sincero abraço.

Há pouco, num telefonema do Guita, amigo comum, fui posto a par da triste notícia.

Neste momento de profunda tristeza, presto-lhe a minha homenagem e estreito num abraço o meu querido João, o filho, companheiro de trabalho n'A BOLA, meu chefe-de-redacção. Meu amigo.

Ao "velho" Bonzinho... que descanse em paz até que um dia a morte nos volte a colocar frente a frente. Que eu quero revê-lo. Há ainda tantas histórias do ciclismo que ele não teve tempo de me contar...

Sem comentários: