[Acordo Ortográfico] # SOU FRONTALMENTE CONTRA! (como dizia uma das mais emblemáticas actrizes portuguesas, já com 73 anos, "quem não sabe escrever Português... aprenda!») PORTUGUÊS DE PORTUGAL! NÃO ESCREVEREI, NUNCA, NUNCA, DE OUTRA FORMA!
quarta-feira, janeiro 17, 2007
402.ª etapa
ALVES BARBOSA
Esta minha ausência forçada impediu-me de, atempadamente, aqui falar de Alves Barbosa. Foi condecorado pelo governo francês, através do embaixador daquele país em Lisboa. Um bonito gesto de reconhecimento em relação a um homem a quem o ciclismo português muito deve, logo, ne sua pessoa, uma homenagem também ao ciclismo luso.
Consequência desta iniciativa dos franceses: a Imprensa portuguesa (pelo menos a desportiva - pelo manos parte dela) redescobriu-o, oferecendo aos mais jovens bonitos "retratos" do grande ciclista que foi. Para que eles ambém aprendam a admirá-lo.
Fiz-lhe, já lá vão uns bons 15 anos (pelo menos) uma longa entrevista, ainda nas exíguas instalações da FPC, na Rua Barros Queirós. A sua invulgar capacidade de comunicação, a simplicidade que incute no seu discurso - e que toda a gente percebe - o ser, como a Ana Paula Marques (Record) vinca hoje, na sua pequena crónica, "terrivelmente" directo e incisivo, não usando meias palavras para dizer o que pensa, tudo isso cativou-me desde logo.
Houve duas coisas que - recordo, a entrevista será de 1991, ou 1992 - nunca mais esqueci.
«Sou o único profissional do Ciclismo Português» - uma amostra da frontalidade que sempre põe no que diz - e «O futuro do ciclismo está no BTT». Uma variante da modalidade que dava, então, as primeiras pedaladas.
Depois disso já conversámos muitas vezes, e de cada vez que o oiço aprendo mais qualquer coisa.
É, de facto, uma das maiores figuras de sempre do Ciclismo Português, e só podemos ficar felizes por ainda podermos contar com ele, com as suas histórias e as suas estórias.
Aliás, foi reconhecendo que Alves Barbosa é mesmo uma das grandes figuras da história do nosso ciclismo que, há algum tempo atrás, sugeri que o novo complexo a construir na Anadia e que incluirá o primeiro velódromo a sério, no nosso país, pudesse vir a levar o seu nome...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário