quinta-feira, janeiro 18, 2007

404.ª etapa


ÀS EQUIPAS: VOCÊS TAMBÉM
TÊM QUE FAZER ALGUM ESFORÇO

Já dobrámos a primeira metade, do primeiro mês da nova época.
Tanto quanto tive conhecimento (*), a DUJA-Tavira já se concentrou, primeiro em Espanha, depois no Algarve; a Liberty Seguros também já esteve no Bombarral para o primeiro estágio da temporada e a Paredes-Rota dos Móveis começou a trabalhar em ambiente… militar (**).
Alguém se deu ao trabalho de contabilizar o espaço que cada uma delas teve nos jornais?

É que aqui nem vale a pena falar da televisão…

Entretanto, no início desta semana, aconteceu a primeira concentração do novo Benfica.

Eu sei… Sei que todos sabem que o Benfica se concentrou, que está em Portimão, que é bom começar a trabalhar na estrada sob uma agradável temperatura de 18 graus…
Li isso tudo. Li e vi e ouvi na televisão.
Li e ouvi o Zé Azevedo, o Orlando…
Os jornais reservaram espaço nobre para noticiá-lo e até os telejornais descobriram três minutos livres no se alinhamento.

Já perceberam onde eu quero chegar?
Quem sustenta que as equipas de clubes de futebol – mormente dos três grandes – não significarão muito para o Ciclismo português já mudou de ideias?
Já se tinham esquecido do que aconteceu em 1999 e 2000…

Mas escreveu-se muito e até se mostraram imagens mas só do Benfica?
Errado. Escreveu-se e deram-se imagens do Ciclismo português. Entendam-no assim, agarrem-se e este exemplo e usem-no como argumento quando precisarem de convencer um patrocinador. Mas…
Pois é, há sempre um mas.

Com a excepção da Liberty Seguros que, como vem a fazer desde há dois anos, informou a CS de que iria reunir a equipa em estágio (o Benfica também o fez) a grande maioria nem disso se terá lembrado, daí aquele (*) logo no início. É que se já houve mais alguma equipa a ter concentrado o seu grupo de trabalho, eu não sei. E não sei porque não li e acredito que não li porque nos jornais também não souberam.

E a Paredes-Rota dos Móveis levou um (**) que, neste caso é ainda mais negativo do que apenas uma estrelinha. É que já vi fotos do estágio na Escola de Tropas Pára-quedistas, em Tancos e digam-me lá… não acham que os jornais – e mesmo a TV – se interessariam por iniciativa tão original? Pronto, esqueceram-se ou não anteviram que isso poderia ter algum impacto. E porque não fazem (agora sim, porque não?) um press-release a contar como foi, aproveitam para comunicar a constituição da equipa e lhes juntam umas fotos daquelas?

Tarda o Ciclismo a aprender a vender-se. E este caso é típico.
Querem ou não que a CS se interesse pela equipa e pelo Ciclismo em geral?

Sem comentários: